segunda-feira, 24 de maio de 2021

5 441 - O BCAV. 8423 no Sector do Quitexe para dar consecução ao programa do MFA

O BC12 em momento de render da parada. O soldado clarim José Caetano é o segundo
 a contar da esquerda. Reconhecem-se, também, os furriéis António José Cruz (a seguir 
a Caetano) e João Peixoto (à direita), o alferes António Cruz,
à frente, e o 1º. sargento Luzia (atrás)

A porta d´armas e parada, oficinas e
casernas do BCAV. 8423 e no Quitexe

A sexta-feira de 24 de Maio de 1974, foi tempo e já la vão 46 anos..., de o comandante Almeida e Brito continuar, em Luanda, a reunir nos Quartéis Generais da Região Militar de Angola (RMA) e Comando-Chefe das Forças Armadas de Angola (CCFAA) para se inteirar da missão do BCAV. 8423, destinado à terra uíjana do Quitexe.
Quitexe seria, e foi, «onde o BCAV. 8423 iria estabelecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende(ia) obter».
O dia foi tempo de mais notícias de Angola, para onde a CCS iria partir a 27, a segunda-feira seguinte. Seria, afinal, no dia 29 desse mês de há 45 anos!
A imprensa noticiava a chegada a Lusaka de Mobutu Sese Seko, presidente do Zaire da Organização de Unidade Africana (OUA), onde no dia seguinte iria reunir com Julyis Nyerere, presidente da Tanzânia, e Holden Roberto, líder da FNLA, para analisar a situação política de Angola.
Almeida Santos

Grande multidão a
receber Almeida Santos 

A Luanda e no dia 23 de há 47 anos, tinha chegado António Almeida Santos, ministro português da Coordenação Inter-Territorial, que viajava da Beira (Moçambique) e foi «recebido por uma grande multidão, incluindo dirigentes militares, civis, políticos e homens de negócios, tanto brancos como negros».
«É preciso que todos nos ajudemos uns aos outros a construir os caminhos do futuro, que são necessariamente os caminhos da paz», disse Almeida Santos, nessa sua chegada a Luanda - e assunto que, por coincidência, tivemos oportunidade de conversar em 2006, no aeroporto de Hong Kong. Vejam lá com o o mundo é pequeno!
Era para essa Angola que os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 faziam vésperas de partida. H´4 47 anos! Como o tempo voou!
O soldado clarim José Caetano e o furriel
Viegas no estádio do Bessa e em Agosto
 de 2016, em dia de futebol


Caetano, clarim da CCS, 
69 anos em VN de Gaia !

O soldado clarim Caetano, da CCS, no Quitexe e em Carmona, comemora 69 anos a 25 de Maio de 2021. 
O curioso é que, nasceu a 10 de Abril de 1952, mas só foi oficialmente registado a 25 de Maio do mesmo ano. Coisas do tempo! E que o «levam» a festejar anos duas vezes por ano.
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, José António Cardoso Caetano é oriundo da cidade do Porto e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar em Angola, por terras do Uíge. Já aposentado e ferveroso adepto do Boavista, mora agora em Vila Nova de Gaia, na Rua das Oliveiras, para onde vai o nosso abraço de parabéns. A dobrar, no seu caso!
A Fazenda Santa Isabel

Ferrão, cozinheiro de Santa
Isabel, 69 anos em Seia !

O soldado Mário Jorge da Costa Ferrão, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 26 de Maio de 2021.
Cozinheiro de especialidade militar, este Cavaleiro do Norte da Companhia comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, a da Fazenda Santa Isabel, também jornadeou pelo Quitexe e Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar africana por terras do norte de Angola.
Actualmente morador na freguesia de Paranhos da Beira, no município serrano de Seia, para lá «cozinhamos» o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário