sábado, 26 de junho de 2021

5 474 - Comandantes da ZMN e do CSU de visita aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, todos à civil e em
passeio. O terceiro, da esquerda para a direita, é Aniano Mesquita Tomás,
que era soldado condutor e mora em Ventosa do Bairro, na Mealhada.
Festeja 69 anos a 28 de Junho de 2021! E quem são os outros?

Altino Magalhães, comandante
da Zona Militar Norte

Bastos Carreiras
comandante do
Sector do Uíge

Os comandantes da Zona Militar Norte (ZMN) e do Comando do Sector do Uíge (CSU), respectivamente o brigadeiro Altino de Magalhães e o coronel tirocinado Bastos Carreiras, visitaram o BCAV. 8423 a 26 de Junho de 1974. Há 47 anos!
Foram recebidos pelo comandante Almeida e Brito deslocaram-se à 2ª. CCAV. 8423 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, em Aldeia Viçosa), a 3ª. CCAV. 8423 (do capitão miliciano José Paulo Fernandes, em Santa Isabel) e a CCAÇ. 4145 (em Vista Alegre e do capitão miliciano Raúl Corte-Real).
O objectivo era «procurar o estreitamento de relações entre as autoridades militares e administrativas» da Zona de Acção dos Cavaleiros do Norte, razão porque, segundo o Livro da Unidade, se fizeram acompanhar «em todas as reuniões de mentalização realizadas no mês, pelo administrador do Concelho do Dange». Isto até porque o brigadeiro Altino de Magalhães se deslocou «também na qualidade de Governador do Distrito do Uíge».
O administrador do Dange (no Quitexe), era Octávio Pimentel Teixeira, filho do farmacêutico Pimentel Teixeira, provavelmente na altura - e nalguns casos - já substituído (não estamos certos) pelo administrador Galina (interino).
A mesma razão, mas já a 30 de Junho desse ano de 1974, os levou à Fazenda de Luísa Maria, onde ao tempo estava aquartelado o pelotão do alferes miliciano João Machado - da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.

Aniano Tomás e
a esposa Fernanda

Aniano de Aldeia Viçosa,
69 anos na Mealhada !

O soldado Aniano Mesquita Tomás, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos a 28 de Junho de 2021.
Cavaleiro do Norte condutor auto-rodas de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, a Ventosa do Bairro, no município da Mealhada, de onde é natural e onde ainda reside.
Profissionalmente, trabalhou na área da serralharia mecânica e, agora já aposentado, pela Bairrada continua a viver, agora as delícias da aposentação e sempre atento ao que, aqui pelo blogue, vamos contando da história dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e da sua 2ª. CCAV. 8423.
Parabéns e muitos e bons aniversários no futuro!
Lídia Fernandes
em 1974/75
Lidia Fernandes em 2018


 Lídia do Uíge angolano
em festa de 64 anos |!

Uma das beldades quitexanas do tempo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 era Lídia Fernandes, ao tempo e no dia 26 de Junho de 1974, a festejar viçosos 17 anos.
Estudante na Escola Industrial e Comercial Tomaz Berberan, em Carmona - a capital uíjana -, era filha do sr. Nelson Fernandes, que no Quitexe trabalhou no café de D. Maria e também foi empregado do comerciante José Morais - já falecido e pai das irmãs Morais. Era sobrinha do mecânico Guedes e prima de Gena, por esta via de sangue familiar.
Vive actualmente (foto à esquerda) em Crans Montana, zona de Valais, na europeia Suíça, onde trabalha e para onde vai o nosso abraço de felicitações. Não é todos os dias que todas as beldades festejam tão juvenis 64 anos! Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário