quarta-feira, 23 de março de 2022

5 750 - Cavaleiros de Aldeia Viçosa vão reunir em Julho! Dois acidentes na CCS do Quitexe !

 

Amazonas dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, no encontro de Guimarães,
a 24 de Setembro de 2016 e na cidade de  Guimarães


João Jerónimo Rito

O casa Anjos e João Rito


Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, projectam para 9 de Julho de 2022, a reedição do seu encontro anual. Assim a COVID 19 permita, depois de 2 anos de interrupção.
«Estamos todos com saudades uns dos outros. Será em Castelo Branco, com a colaboração da viúva do nosso amigo João Jerónimo Rito», disse-mos o 1º. cabo José Maria Beato, que com o furriel miliciano Rafael Ramalho, são os «motores» destas jornadas de confraternização e convívio.
A organização local vai ser de Maria dos Anjos Jerónimo, viúva de João Jerónimo Rito, que foi atirador de Cavalaria desta subunidade do BCAV. 8423 e que, infelizmente, faleceu a 1 de Março de 2016, vítima de doença e em Castelo Branco. Era habitual e ela continuou conviva destes encontros e nesse ano foi expressamente a Guimarães para agradecer «as manifestações de carinho e apoio» que disse ter recebido na altura do passamento de João Jerónimo Rito - num momento muito emotivo dessa jornada vimaranense de já 6 anos.
«Só não vai haver encontro se a situação sanitária se alterar, o que de todo não desejamos, depois deste 2 anos em que não nos pudemos abraçar e evocar os nossos tempos da Angola», disse José Maria Beato. 
Os interessados em participar deverão contactar o furriel miliciano Rafael Ramalho (pelos telefones 966095508 e 266707300) e o/ou o 1º. cabo José Maria Beato (963573376).
Os condutores António Picote, Manuel Alves
e Canhoto Pereira, da CCS do BCAV. 8423

Dois acidentes na
CCS do Quitexe  !

As mortes por acidente, pelos chãos da jornada angolana eram muito mais vulgares que o que se possa imaginar, normalmente resultantes de um menor conhecimento e adaptação aos pisos - por parte dos condutores.
A CCS dos Cavaleiros do Norte registou pelo menos dois nas primeiras semanas da jornada angolana do Uíge - um deles envolvendo o PELREC, pouco depois do cemitério do Quitexe, com capotagem de um UNIMOG conduzido pelo condutor auto-rodas António do Rosário Picote, felizmente sem consequências de maior.
Os furriéis Farinha (de braço engessado), 
Neto e Viegas com o engraxador Papélino
O Picote, infelizmente, já faleceu - na sua casa de Óbidos, a 12 de Agosto de 2018. Vítima de doença súbita.
Um dos outros feridos desse acidente, num braço que acabou por ter de ser engessado, foi o furriel miliciano Joaquim Farinhas - sapador de especialidade militar e também infelizmente já falecido, a 14 de Julho de 2005, na sua terra de Amarante, vítima de doença. 
Ambos recordamos com saudade. RIP!!! RIP!!!

Aulas Regimentais
no BCAV. 8423

A Ordem de Serviço nº. 71, do RC4 e de 26 de Março de 1974, deu conta da nomeação do (futuro) furriel miliciano José Avelino Grenha Lopes como monitor das Aulas Regimentais, a partir de 6 de Fevereiro.
O mesmo dia foi data para a indicação de militares do BCAV.
 8423 
Eusébio e o furriel José
Carvalho em 1975 (Quitexe)
que foram matriculados nas duas primeiras classes. A primeira tinha apenas um aluno: Raúl M. F. da Silva, que não consta da lista de embarque para Angola.
A 2ª. classe tinha os seguintes:
- António Manuel da Silva Matias, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Paradeiro desconhecido. Embarcou para Angola e esteve em Santa Isabel.
- Armindo Frazão da Silva, da 3ª. CCAV. 8423. Morava na Rua do Duque de Coimbra, em Rio Maior.
.- Bernardino Fernando Carlos Alcobia da 2ª. CCAV. e depois da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel. Da Quinta do Bacalhau, na freguesia de Santa Engrácia, Lisboa.
- João Inácio Rodrigues Gonçalves, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Natural da Moita do Ribatejo, concelho da Moita.
- João Pereira da Silva, da 1ª. CCAV. 8423, de Asssento, freguesia de Laje, concelho de Vila Verde.
- José Manuel Nunes Eusébio, da 3ª. CCAV.. Natural de Gradil, freguesia do Arneiro, em Mafra.
- Ramiro Ferreira Domingues, da 1ª. CCAV. 8423 e das Meirinhas de Baixo, freguesia das Meirinhas, Pombal.
- Raúl Rosa da Graça, da 2ª. CCAV. e depois 3ª. CCAV. 8423, da Rua Mouzinho de Albuquerque, no Barreiro.
Também estiveram matriculados, mas deles não temos rasto, Adriano Ferreira de Sousa (da 2ª. CCAV.) e Manuel G. Mateus (3ª. CCAV.).

Sem comentários:

Enviar um comentário