segunda-feira, 11 de julho de 2022

5 860 - Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 com 3 «reforços» e rotação de Destacamentos!

Os furriéis milicianos Viegas e Cândido Pires, que amanhã festeja 70 anos. Aqui, com
 moradores da Aldeia do Talambanza, à saída do Quitexe, na Estrada do Café e
na rota para Carmona (agora cidade do Uíge)


Os alferes milicianos Jaime Ribeiro, Augusto e José
Alberto Almeida - que há 48 anos chegou ao Quitexe

A meados de Julho de 1974, há precisamente 48 anos, os Cavaleiros do Norte receberam três reforços: o alferes miliciano José Alberto Almeida, o 1º. cabo Rodrigo Manteigas e o soldado atirador Manuel Júnior. Cada qual para o seu destino: oficial de reabastecimentos, Almeida para o Comando do Batalhão; clarim, Manteigas para Zalala (1ª. Companhia); atirador e dos grupos de mesclagem, oriundo do RI 20, Júnior para Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV. 8423).
O alferes Almeida foi preencher um lugar vago desde o nosso embarque para Angola, ainda dos tempos do IAO de Santa Margarida, no RC4. Outro alferes miliciano, de nome Gaspar José F. Carmo Reis, era quem estava mobilizado, mas foi dado com «incapaz para o serviço militar». Não tenho a menor memória dele mas, sorte de uns, destino de outros: lá foi ter ao Quitexe o companheiro Almeida. Um bom e grande companheiro, até aos dias de hoje.
Rodrigo Manteigas,
1º. cabo de Zalala

Rotação de Destacamentos
na ZA do BCAV. 8423 !

O 1º. cabo Manteigas apresentou-se na mítica Fazenda Maria João, a de Zalala - onde foi clarim de muitos toques.
Natural de Salvaterra do Estremo, e, Idanha-a-Nova, lá voltou a 9 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua comissão militar angolana, que também o levou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. 
Ao tempo desse distante Julho de 1974 - e como depressa passaram 48 anos!!!!..., foi um instantinho!!! -, com mês e meio de comissão, os Cavaleiros do Norte já faziam «rotações dos Destacamentos», o que, segundo leio no livro «História da Unidade», «permitiu obter o maior número de disponibilidade de forças para a realização da actividade operacional».
Estávamos uns «maçaricos» muito activos, na nossa ZA!

Furriel Cândido
Pires em 1974/75
Furriel Pires, sapador,
faz 70 anos em Niza!


O furriel miliciano Cândido Pires, da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 12 de Julho de 2022. Dia que é já amanhã.
Cândido Eduardo Lopes Pires, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte com a especialidade de sapador, era, ao tempo de 1974/75, morador na Rua de Cabo Verde, no Montijo, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975 - no final da comissão em Angola, pelas uíjanas terras do Quitexe e de Carmona.
O Montijo foi o seu chão por muitos anos, por lá trabalhou e constituiu família, até que a vida o «levou» para a alentejana cidade de Niza, onde foi funcionário camarário - função de que agora já aposentado
Por este dia natal de cândido Pires, o dia 12 de Julho, todos os anos nos falamos e é certo que amanhã não falharemos. Para já e antes disso, para Niza e para ele, nesta sua feliz data de aniversário, vai o nosso forte abraço de abraço de parabéns! Não é todos os dias que se festejam 70 anos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário