sexta-feira, 9 de setembro de 2022

6 920: Encontro dos Cavaleiros do Norte da CCS em Águeda, em 2009, com palmas para os seus mortos!

O grupo de antigos militares da CCS do BCAV 8423 que reuniu a 12 de Setembro
de 2009, na Estalagem da Pateira, em Águeda. Clicar na foto, para a ampliar

O capitão Acácio Luz e esposa, D. Violntina, no
corte do bolo do encontro de 2009, em Águeda



A CCS do BCAV. 842 reúne-se amanhã em Braga, já por aqui várias vezes anunciámos. Há 13 anos, em Águeda, os rapazes da CCS do BCAV. 8423 juntaram-se, no encontro da Pateira de Fermentelos, em Águeda.  
Retomando, de vez, os encontros de 1995 e 1996.
Reportámos, na altura, que «alguns «galoparam» quilómetros que não lembraria ao diabo, para comer a sopa». 
E continuámos: «O (alferes) Almeida fez mais de 2000, desde Marraquexe, em Marrocos, e parando em Albufeira - aonde voltou. O (furriel) Morais «picou as esporas» desde Elvas. 
O furriel Viegas, em 2009, retomou os
 encontros da CCS. Até hoje. Aqui, a
imagem do power-point então exibido
«Saí às 6 e pouco da manhã...», contou ele, feliz e de boca rasgada em sorriso. 
O Mosteias pôs toda a cavalagem do seu Audi a «voar» desde Sines. O mesmo fez o Zambujo. O Pires «montou-se» na sela do seu Vectra desde Bragança. Eu, que sou daqui a dez quilómetros, não fui o primeiro a chegar. Quase me senti envergonhado. Mas foi tudo uma festa, a que não faltou sequer o toque de clarim, para o rancho. Viremos com alguns história deste encontro nos próximos dias».
O blogue, no dia seguinte, continuou a reportar o encontro, da forma que aqui hoje recordamos:
«O encontro dos Cavaleiros do Norte, os do Quitexe, ontem em Águeda, foi um mar cheio de saudades que se mataram e de lágrimas vivas de emoção e alegria. Foi bonito!!! Foi bonita a festa, pá!
Os aperitivos na piscina, já depois dos muitos abraços e reencontros da entrada da estalagem, foram tempo para consolar os olhos e os corações dos muitos que «cavalgaram» estradas de Portugal, de norte a sul - à procura dos amigos que a missão juntou em 1974 e 1975, que por Angola se multiplicaram de amizades, solidariedades e afectos mas que se tinham deixado de ver, de contactar, dalguns nem se sabendo se existiam.
O Almeida veio de Albufeira, no Algarve. O Pires, chegou de Bragança, no outro extremo de Portugal. Vejam lá como é este milagre de «cavalgar» amizades, as destes cavaleiros e amazonas que se enfeitiçaram pelo Quitexe e por Angola!!!...
O furriel Machado e esposa em 2009. É
o organizador do encontro de amanhã

Palmas para os
nossos mortos!

Momento emotivo foi o da leitura do email de um cidadão angolano que, sem saber do nosso encontro, veio agradecer ao BCAV. 8423 a ajuda que salvou milhares de vidas, nos dramáticos momentos de Junho de 1975 - na cidade de Carmona (Uíge).
Outro momento de emoção - e forte!!, muito forte!!!... - foi quando foram recordados os nomes dos «cavaleiros» que morte já levou.
 «Aqueles amigos com quem partilhámos alegrias e tristezas, momentos de glória ou de tragédia, de coragem e de bravura, ou até de alguns medos que nos deixaram mais inseguros...», disse o (ex-furriel) Viegas, citando «os alguns dos nossos melhores, que já não estão connosco».
Não se pediu um minuto de silêncio. Pediram-se palmas! Muitas palmas!!! Os Cavaleiros do Quitexe ovacionaram e emocionaram-se, de pé e em saudades regadas de lágrimas e nós de garganta, em homenagem aos amigos que partiram!
O comandante Almeida e Brito, de quem aprendemos a disciplina e o respeito; o capitão Oliveira e o tenente Mora, alguns sargentos!! O Garcia, o nosso querido Garcia, o garboso e bravo homem de todas as coragens e afectos, que a morte nos roubou ao serviço do país! Os nossos companheiros do PELREC - o Almeida, o Vicente, o Leal... Também o Medeiros, o Louro Farinhas, todos quantos a morte já levou!
E houve discursos, discursos emocionados, orações empolgadas e sentidas!! Aqui viremos falar deles, nos próximos dias. Por hoje, recordamos a «continência» ao tenente (agora capitão) Luz, pedindo-lhe que acompanhasse a senhora sua esposa para que, «como nossa primeira dama...», fatiasse o bolo da festa! Palmas, muitas palmas...
O power-point preparado para a festa, foi passando imagens do Quitexe de 1974 e 1975, com os nossos rostos juvenis que por lá cumpriram a sua campanha militar, assumindo a missão que o país lhes pediu e a que não fugiram. E imagens do Quitexe de hoje!
Foi bonita a festa, pá...».
Amanhã, a diferença estará nas nossas idades: estamos 13 anos mais velhos e alguns de nós já partiram a para viagem sem volta. Até que nos reencontremos.
Victor Antunes

Antunes da 2ª. CCAV.
em festa dos 70 anos!

O soldado 
 Victor Martins Antunes, da 2ª. CCAV. 8423, estará em festa no dia 11 de Setembro de 2022: comemora 70 anos de vida! 
Há 47 e na véspera, foi o da partida de Luanda para Lisboa, depois de concluir a sua jornada africana por terras do norte de Angola. Literalmente, foi a «voar» que então entrou no seu viçoso 23º. ano de vida, 
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou por Aldeia Viçosa e cidade de Carmona, capital do Uíge, entre Junho de 1974 e Setembro de 1975. Desembarcado na capital portuguesa, seguiu para a sua terra natal, o Casal de Santo Amaro, em Cernache de Bonjardim, concelho da na Sertã. 
A vida profissional e familiar levou-o para outros caminhos e outras terras, morando agora (e desde há muitos anos) na Quinta da Bicuda, à Torre, em Cascais.
Grande abraço e parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário