sábado, 10 de setembro de 2022

6 921 - A CCS, 3 anos depois, reunida em Braga! A emotiva mensagem do capitão Acácio Luz!

Cavaleiros do Norte no Sameiro, em Braga, na retoma, a 10 de Setembro de 2022,
dos encontros da CCS, após o intervalo COVID (desde 2019)

A caricatura com a legenda
O anfitrião Machado (furriel)
e o alferes Cruz, que leu a
mensagem do capitão Luz


Os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 encontraram-se hoje em Braga, depois do intervalo que COVID 19 provocou e nos deixou engravidar saudades desde a festa de memórias de Rans, em Penafiel.
Que foi já a 1 de Junho de 2019.
Hoje, por por diferentes e suas razões, não puderam, participar habituais convivas, mas, como disse o anfitrião Manuel Machado, que por Angola foi furriel miliciano mecânico de armamento, «estamos com todos e com os que não estão e os que, já no além da nossa saudade, partiram fisicamente mas estão no nosso coração»:
O encontro foi marcada pela emotiva mensagem do capitão Acácio Luz que, aos 93 anos e da Marinha Grande, saudou os
Cavaleiros do Norte em Braga 2022
companheiros da jornada africana do norte uíjano de Angola.
Esta e emotivamente lida pelo alferes António Albano Cruz, depois fartamente aplaudida pelos participantes:

Caríssimos camaradas de armas e
amigos Cavaleiros do Norte:
 
É com grande mágoa que vos comunico que, mais uma vez, não vos poderei abraçar no convívio da CCS, no dia 10, em Braga. 
O meu estado de saúde que tem vindo a agravar-se, de forma galopante, quis esmagar esta oportunidade, talvez a última (Deus sabe)!...
A Esperança é uma virtude que sempre me acompanhou, mas há realidades da vida que estão acima da nossa vontade e das nossas opções. Quanto a mim, não restará muito mais que enfrentar com serenidade os dias que me estão reservados.
Quero reiterar os meus agradecimentos pela oferta que vocês me fizeram no convívio de Rãs - Penafiel, em 2019, que traduz bem a nossa amizade, sedimentada ao longo de quase meio século. 
BEM HAJAM.
Afirmo o respeito, a consideração e a amizade que ostento por vocês e creiam que estarei convosco, em espírito, no convívio do próximo dia 10, que desejo seja o melhor possível, assim como desejo a melhor saúde e felicidades para todos, para suas esposas, vossos filhos e netos. 
Um grande abraço.
Afim de ser lida no convívio, vou enviar esta mensagem para o nosso querido amigo Viegas que, com a perseverança que lhe é própria, continua a ser o elo de ligação entre os elementos do BCAV 8423. 
Obrigado, caro Viegas.
Em 7 de Setembro de 2022.
ACÁCIO LUZ
A caricatura mostrada no encontro de
Rans, em Penafiel, a 01/06/2019

Uma legenda para
memória futura !

O quadro-caricatura foi mais tarde entregue ao capitão Luz, na sua casa da Marinha Grande, onde se deslocaram os ex-furriéis milicianos Neto e Viegas - fidalgamente por ele recebidos com sua esposa, D.  Violtina.
Acrescentou-lhe, em rodapé, a seguinte legenda, para memória de futuro da sua gente de família de sangue:
«CAVALEIROS DO NORTE é a designação dada ao grupo de militares que constituíram o Batalhão de Cavalaria nº. 8423, que desempenhou a missão militar para que foi nomeado em terras de Quitexe e Carmona (actualmente cidade do Uíge), em Angola, nos anos de 1974/1975. Eu, Acácio Carreira da Luz, tenho a honra de ter integrado este Batalhão, com as funções de Chefe de Secretaria e Oficial de Justiça.
Os Cavaleiros do Norte ficaram a constituir um grupo de amigos que, desde 1995, se reúne anualmente, em convívio, em diferentes localidades do País.
Em 1 de Junho de 2019, reuniu-se a CCS do Batalhão em Rans, concelho de Penafiel, onde, por razões de saúde, não pude comparecer.
Ali me foi oferecida, nessa ocasião, a presente caricatura, que muito estimo, assinada no verso por todos os presentes nesse convívio, meus amigos, a quem agradeço do coração.
Afim de perpetuar os nomes dos amigos Cavaleiros do Norte, que me ofereceram e assinaram no verso desta caricatura, aqui ficam mencionados os seus nomes:
- Celestino Viegas, Francisco Neto, Manuel Machado, José Pires, Nelson Rocha, Humberto Zambujo, Alfredo Coelho, Porfírio Malheiro, Delfim Serra, António Silva, Domingos Teixeira, José Gomes, Luís Oliveira, Afonso Henriques, Francisco Carlos, Albertino Neves, António Calçada, Francisco Madaleno, Raúl Caixarias, António Amaral, Vasco Vieira, Henrique Esgueira, Aurélio Júnior, José António Gomes, Norberto Morais, António Gonçalves, Manel Eira, Joaquim Celestino Silva, Joaquim Moreira, Rodolfo Tomas, Miguel Teixeira, Albino Dias, Abílio Duarte, José António e José Monteiro.
(continua amanhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário