terça-feira, 13 de setembro de 2022

6 924 - CCS do BCAV. 8423 em Braga - 4: Muito feliz por reencontrar todos estes amigos d´Angola!

 

Gabriel Mendes botou palavra e disse, de estandarte na mão: «Vamos fazer o melhor
 de nós na Covilhã»
. Ele e o Madaleno, em 2023. Na imagem estão a esposa, o furriel
Machado e o alferes António Albano Cruz

Outra vista geral do encontro dos CCS´s


O encontro de Braga teve «um maçarico»: o 1º. cabo Gabriel Alves Mendes, que foi sapador de infantaria do pelotão do alferes Jaime Ribeiro.
«Estou emocionado, há tantos anos que esperava este dia!!!...», exclamou ele, embraçado pelo calor emocional dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, nesta «operação» de Braga - que
 foi o seu primeiro reencontro com os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, 47 anos depois da sua (e nossa) comissão por terras nortenha de Angola.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e a vida «atirou-o» para França, onde trabalhou uma vida inteira, viu crescer a família e atingiu a reforma, então 
O Aurélio (barbeiro) de costas
e o casal Vicente Alves e esposa
regressando à sua Covilhã natal. 

Muito feliz por reencontrar 
todos estes amigos d´Angola!

O cordão umbilical com os companheiros da jornada angolana do Quitexe e de Carmona ficou nas mãos do Francisco Madaleno (que não pôde estar em Braga, ele que nunca faltou a um encontro...) e ambos, já previamente combinados, assumiram a realização do convívio de 2023.
«Estou muito feliz por reencontrar todos estes amigos, olhem não sei dizer mais nada, a não ser que estou muito contente... Obrigado..., vamos fazer o nosso melhor de nós para o encontro do ano que vem...», disse Gabriel Mendes, que, pela Angola da nossa missão de soberania, foi também homem do bar/cantina dos praças. Um segundo «ofício» que exerceu com proficiência e prazer!
O Calçado, Buraquinho e Moreira
O cantineiro!, assim se dizia, por aqueles distantes e saudosos tempos da jornada africana do Uíge do norte de Angola.
Tempos que nunca sairão das nossas vidas, até onde elas cheguem.
«Lembro-me das caras da malta toda, das cucas, da nocais, das ekas... do balcão, foi um tempo formidável das nossas vidas», disse Gabriel, depois de receber o estandarte da CCS, das mãos do furriel miliciano Manuel Machado, sob o olhar atento da sua embebecida esposa, que o acompanhou, desde a covilhanense terra de Cortes do Meio, até esta «operação» bracarense.
Aqui lhe recordamos, para o caso de lhe terem passado da ideia, um bom marufo, as aguardentes brancas, os bagaços de lá, ou os brandys e/ou mais raramente uns bons whiskys, um luxo... raro, que por la tanto se beberam e tantas mágoas «afogaram» nos 15 meses d´Angola! - Continua

José M. Costa

Costa, furriel da 2ª. CCAV.,
70 anos em Matosinhos !

O furriel miliciano José Manuel Cerqueira da Costa, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 13 de Setembro de 2022.
Atirador de Cavalaria e Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, há 47 anos, e fixou-se na vila de Custóias, sua terra natal do município de Matosinhos. 
Fez carreira profissional como técnico comercial da área dos adubos e fertilizantes e, agora já aposentado, mora em Santa Cruz do Bispo, no mesmo município do distrito do Porto. 
Parabéns!
J. Messejana

Messejana, do PELREC
da CCS faria 70 anos !

O soldado João Manuel Pires Messejana, atirador de Cavalaria da CCS, faria 70 anos a 13 de Setembro de 2022. Faleceu a 27 de Novembro de 2009!
Cavaleiro do Norte do PELREC do BCAV. 8423, foi combatente discreto e sempre cumpridor, regressando a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixando-se na Rua Augusto Machado, em Lisboa. Por lá viveu, julgamos que exerceu actividade profissional como agente policial (que terá abandonado) e faleceu de doença há quase 12 anos.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Armando Santos

Santos, condutor da CCS,
70 anos na Guarda !

O soldado Armando Monteiro dos Santos, da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 13 de Setembro de 2022.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de condutor-auto, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Guilhafonso, povoação da freguesia de Pêra do Moço, no concelho da Guarda. 
O pouco que sabemos dele tem a ver com a sua actual (possível) residência, no Bairro do Chalé, à Quinta dos Bentos, na mesma Guarda.
Para lá e para ele, onde quer que esteja, vai o nosso abraço de parabéns!

Entrada do quartel de Aldeia
Viçosa - o da 2ª. CCAV. 8423 

Botelho de A. Viçosa,
70 anos em Lisboa !


O soldado Belarmino da Conceição da Silva Botelho, cozinheiro da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, faz 70 anos a 13 de Setembro de 2022.
Natural do lugar de Mós, da freguesia de Ferreirim, em Lamego, lá regressou a 10 de Setembro de 1975. Foi louvado por proposta do comandante José Manuel Cruz, sublinhando-lhe «a maneira dedicada e eficiente como desempenhou os serviços da sua especialidade».
«Torneando todas as dificuldades encontradas e superando com o seu muito interesses os escassos meios de que dispunha, conseguiu ver o seu trabalho ser apreciado, com o que muito contribuiu para a manutenção da melhoria do bem-estar dos seus camaradas», conclui o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 169 do BCAV. 8423.
Sabemos que mora(rá) na Rua Brunilde Júdice, em Lisboa, e para lá vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário