quinta-feira, 13 de outubro de 2022

6 954 - Comandante do BCAV. 8423 no Destacamento da Fazenda Luísa Maria !

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS do BCAV. 8423 na Fazenda Luisa
 Maria. Atrás, 1º. cabo Hipólito e furriel Viegas. À frente, Caixarias, 1º. cabo Silvestre e Marcos
 

Um grupo de Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, todos
1º.s cabos e na baixa de Luanda, em 1974: os operadores-cripto
 João Estrela e António Carlos Medeiros (falecido a 10/04/2003, de
doença e no Porto) e os escriturários Miguel Teixeira, Damião
 Viana (f. a 21/02/2022, de doença e em VN de Gaia) e Vasco
Vieira, o Vasquinho, que hoje faz 70 anos em Matosinhos


Há 48 anos, no Dia de Fátima de 13 de Outubro de 1974, o comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se ao Destacamento da Fazenda Luísa Maria - a uns 40/50 quilómetros do Quitexe e onde estava aquartelado um Grupo de Combate dos Cavaleiros do Norte, provavelmente o do alferes miliciano Jorge Capela, da 2ª. CCAV. 8423.
A visita era de carácter oficial, enquadrava-se no plano de «contactos operacionais» e o tenente-coronel de Cavalaria e comandante dos Cavaleiros do Norte do BCV. 8423, fez-se acompanhar de vários oficiais da CCS.
A escolta desse domingo de há 48 anos foi do PELREC, o pelotão operacional da Companhia de Comando e Serviços da Unidade e lá fomos, galgando a estrada/picada que dava para Camabatela e, logo adiante do cemitério do Quitexe, cortando à direita e por lá indo fora e a «engolir» o pó vermelho do chão uíjano - de olhos bem abertos, armas aperradas e dilagrama pronto a disparar, se fosse o caso. 
Não foi! 
Mas mais valia prevenir!
A fazenda era do empresário José  Patrocínio e gerida por Eduardo Bento da Silva, que faleceu a 11 de Setembro de 2011, com quase 81 anos (que faria a 10 de Outubro seguinte), em Condeixa-a-Nova. Colaborador da gerência, era José Dias Craveiro, de Maçãs de D. Maria, em Alvaiázere. Tudo gente do alto!
Almoçámos por lá, fizemos horas e voltámos ao Quitexe, ansiosos e pelas 5 e tal da tarde, hora do correio e das notícias que chegavam ao Quitexe.

Vasco Vieira
em 2021

Vasco Vieira, 1º.
cabo, em 1974/75

Vasco, 1º. cabo da CCS,
70 anos em Matosinhos!

O 1º. cabo Vasco Araújo Soares Vieira, escriturário da CCS do BCAV. 8423, comemora 70 anos a 13 de Outubro de 2022.
O Vasquinho, como era popularmente conhecido na guarnição quitexana dos Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, é natural da cidade do Porto (da Rua Soares de Passos, em Massarelos) e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua jornada militar por terras do Uíge angolano. E, depois do Quitexe, também  tendo passado por Carmona. Fixado no Porto, lá viveu e lá trabalhou (na área comercial), também passando pela Rua do Lidador. 
Agora já aposentado, reside na Travessa do Areal, em Lavra, freguesia de  Matosinhos. É para lá e para ele que vai o nosso forte  abraço de parabéns pelos 69 anos que vai festejar! 
José A. da Liça


José da Liça de Zalala, 70
anos em Viana do Castelo!

O soldado atirador José Afonso da Liça jornadeou pela Fazenda Maria João, a de Zalala, e depois pela vila do Quitexe e cidade de Carmona.
Festeja 70 anos a 13 de Outubro de 2022. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, também passou por Vista Alegre/Destacamento de Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona. Terá regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, mas o seu nome não consta da lista de embarque desta subunidade do BCAV. 8423. 
Sabemos, porém, que mora em Viana do Castelo, onde (ainda) trabalhará na área retalhista de congelados, como empresário e com estabelecimento no nº. 19 da Rua do Mercado, como há dois anos confirmámos. 
Para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala:
Moura, Silva (Montalagre e/ou Mamarracho) e Pereira.
 À frente, 1º. cabo Dorindo e furriel M. Dias


Silva, o Montalegre, e/ou o 
Mamarracho, faleceu há 27 anos!


O soldado condutor-auto Fernando Alves da Silva, da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Maria João, na mítica Zalala, faria hoje 70 anos. Hoje, dia 13 de Outubro de 2022. 

Infelizmente, faleceu há 26 anos, a 27 de Julho de 1995, de doença - julgamos saber.
Natural de Vilar de Perdizes, do concelho de Montalegre e por este nome conhecido (e também por Mamarracho) duranta a sua (e nossa) jornada africana do norte de Angola, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra daquele município transmontano. 

Nada mais sabemos dele, a não ser, por informação do furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), também de Zalala, que já faleceu, naquela data. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário