segunda-feira, 14 de novembro de 2022

6 986 - Novos Cavaleiros do Norte no Uíge! A Revolta do Leste, de Daniel Chipenda!

 

Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, todos milicianos. Atrás, os furriéis milicianos José Melo, Mário
Matos e Mário Soares, alferes Carvalho de Sousa e... ???. Quem é? Em baixo, furriéis milicianos Abel
Mourato (que faleceu a 2 de Junho de 2020, vítima de doença e em Vila Viçosa) e Rafael
 Ramalho e alferes João Machado. Mais à direita e cortado, o furriel António Rebelo 

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, todos identificados.
Em baixo e à direita, o furriel miliciano Freitas Ferreira

O furriel miliciano Mário Soares, atirador de Cavalaria de especialidade militar, chegou a Aldeia Viçosa e à 2º. CCAV 8423 pelo mês de Novembro de 1974 fora.
Mário Soares, aparentemente, substituiu o também furriel miliciano José Maria Freitas Ferreira, atirador de Cavalaria daquela sub-unidade dos Cavaleiros do Norte e que, vítima de um acidente em serviço, no decorrer de um patrulhamento, acabou por ser transferido para Luanda e reclassificado como amanuense. 
O acidente tinha ocorrido a 1 de Julho desse ano (1974), quando fazia um patrulhamento e o Unimog se despistou numa curva do Quibaxe.
Foi também o de final de comissão do capitão miliciano médico Manuel Soares Cipriano Leal - que faleceu a 10 de Abril de 2020, aos 91 anos, s.
na Póvoa do Varzim.
Desmobilizado por esse tempo e por razão de doença, foi Antero Lourenço Baião, soldado cozinheiro da CCS - que voltou à sua terra de Mira. Foi substituído por Carlos J. F. Gomes, de quem não temos memória.


Cavaleiros do Norte do PELREC: Marcos, furriel
Monteiro, alferes Garcia, 1º. cabo Almeida (atrás),
Aurélio (Barbeiro) e Dionísio Baptista, que
hoje festeja 68 anos na Amora
Revolta do Leste, a
Facção Chipenda!

Angola, a esse tempo de há 48 anos, enfrenta dissidências no MPLA. O que nos chegava de Luanda?
Lúcio Lara, do MLA, apontava o dedo a Daniel Chipenda, líder da facção «Revolta do Leste», também conhecida pelo seu apelido - Facção Chipenda -, de «ser responsável pelas perturbações na região de Salazar-Malange», um pouco lá para os nossos uíjanos lados.
Era por lá, dizia Lúcio Lara, que «homens com braçadeiras do MPLA tem vindo a criar complicações à ordem pública, apesar do cessar-fogo assinado por Agostinho Neto»
Eram, não eram do MPLA, não sabemos..., mas Lúcio Lara dizia que «Chipenda deve ser considerado responsável pelo caminho que escolheu».
O condutor Nogueira, do Liberato e o
atirador Dionísio, do PELREC, que
hoje faz 70 anos na Amora


Dionísio do PELREC,
70 anos na Amora !

O soldado Dionísio Cândido Marques Baptista, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 14 de Novembro de 2020. Hoje mesmo!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e Cavaleiro do Norte do Quitexe, passou também por Carmona (pelo BC12) e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na Amora, município do Seixal. 
Sabemos que trabalhou muitos anos na Suíça, onde esteve emigrado, e agora já aposentado, mora na mesma Amora de além-Tejo, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário