sábado, 28 de janeiro de 2023

7 061 - Comandante do BCAV. 8423 em Carmona e Jonas Savimbi em Nova Lisboa!


Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, todos
milicianos: furriéis Victor Costa (que amanhã festeja 71
anos) e Queirós, alferes Lains dos Santos e furriel Louro
Comandante Carlos
Almeida e Brito


Aos 28 dias de Janeiro de 1975, há precisamente 48 anos, o tenente-coronel 
Almeida e Brito voltou ao Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona, por «necessidade de estabelecimento de contactos operacionais». 
O comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 já lá tinha estado nos dias 3 e 7, assim como no BC12, a nossa futura casa (a 23), na 1ª. CCAV. 8423, em Vista Alegre (a 5) e na 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa (a 23).
Os murmúrios quitexanos (e os destas duas subunidades) continuavam a apontar para «uma nova remodelação de dispositivo», com a indicação que os Cavaleiros do Norte iriam para Carmona, «dado que o BC12, que desde 1961 guarnecia a capital do distrito do Uíge, iria ser extinto». Tal movimento, refere o livro da «História da Unidade», «está esboçado, mas aguarda ainda a sanção superior, resultante de alterações que a cimeira do Algarve possa impor».
Neste mesmo dia 28 de Janeiro de há 48 anos, soube-se que, na véspera e em Luanda, tinha sido feita a libertação de António Cardoso, sub-chefe de redação da Emissora Oficial de Angola e que fora raptado pela FNLA, Entregue pela mesma FNLA no Comando da Região Militar de Angola.

Jonas Malheiro Savimbi, o presidente da UNITA, na
chegada 
a Nova Lisboa, em foto do jornal «A
Província de Angola», actual «Jornal de Angola»


Jonas Savimbi, presidente
da UNITA, em Nova Lisboa!



O jornal «A Província de Angola» - que se publicava em Luanda - dava conta, na sua primeira página da edição de 28 de Janeiro de 1975, que «o dr. Jonas Malheiro Savimbi «leader» da UNITA, chegou esta manhã à capital de Huambo» e adiantava ainda que «mais de meio milhão de pessoas, no maior espectáculo que jamais nos foi dado ver, acolheu o «muata» Savimbi».
«Recepção entusiástica e colorida, caridosa, extremamente significativa, não apenas pelo número de pessoas que envolveu, como até pelos cartazes e pelas frases escritas por toda a parte onde houvesse um centímetro de parede branca», relatava o «A Província de Angola» - o actual «Jornal de Angola»..

Os aniversários de 4
Cavaleiros do Norte !
Licínio Jordão

O mês de Janeiro de 1975 aproximava-se do fim e, no dia 29, quatro Cavaleiro do Norte festejaram anos: o furriel miliciano Victor Costa (de que já ontem aqui falámos), o 1º. cabo Jordão e os soldados Vieira (anteontem) e Soares.
Américo Rocha Soares foi soldado atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e voltou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Cabeça Santa, também em Penafiel - onde nasceu a 27 de Outubro de 1952.
Sabemos que, infelizmente, já faleceu - em data desconhecida de 2004. RIP!!!
Licínio da Silva Jordão foi 1º. cabo apontador de metralhadoras da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, foi voluntário (nasceu em 1953), e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, ao lugar de Cipreste, freguesia do Louriçal, concelho de Pombal.
Vive agora em Marinha das Ondas, freguesia da Figueira da Foz, para onde vai o nosso abraço de parabéns. Mais novo, festeja 70 anos. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário