sexta-feira, 6 de outubro de 2023

7 317 - A reação e as forças democráticas portuguesas! O «segredo» de um cessar-fogo angolano!

O hospital do Quitexe, em imagem de 24 de Setembro de
 2019, quando por lá passou o furriel Viegas da CCS


O dia 6 de Outubro de 1974, há precisamente 49 anos, foi tempo de chegar ao Quitexe e ao Uíge nortenho de Angola, a notícia, originária de Lisboa, da «grande jornada de trabalho, como manifestação de alegria pela vitória das forças democráticas sobre a reação, no dia 28 de Setembro».
Grande jornada, bem entendido e segundo o jornal «Diário de Lisboa» desse dia, reportada a 5 de Outubro, o dia de véspera.
O apelo fora do então 1º. Ministro, o general Vasco Gonçalves e, nesse 6 de Outubro, «o país inteiro levantou-se à hora normal de trabalho e dirigiu-se firme e consciente do alcance da sua atitude, para os seus locais de trabalho», como releio agora, no «Diário de Lisboa», o vespertino da capital portuguesa desse dia.
A guarnição quitexana pouco, ou mesmo nada, ligou a tão momentoso assunto, mais preocupada estava com o que por Angola se passava e, mais em pormenor, pelo «nosso» Uíge - onde desde Junho desse ano se jornadeava em favor da independência de um novo país de expressão oficial portuguesa.
Em segredo, ia-se falando do cessar-fogo e, como já foi dito por estas páginas, as NT limitavam-se aos serviços de rotina e aos sempre preocupantes patrulhamentos nos itinerários principais, para garantir a segurança do tráfego.

Ornelas Monteiro
Coronel Ornelas Monteiro
faleceu aos 89 anos !

O coronel Ornelas Monteiro faria 92 anos a 7 de Outubro de 2023. Amanhã. Faleceu a 16 de Julho a 2011, há um pouco de mais de 12 anos.
José Luís Jordão Ornelas Monteiro era major de Cavalaria de patente militar quando foi mobilizado como 2º. comandante do BCAV. 8423 e, em Santa Margarida e no RC4, acompanhou toda a formação do Batalhão comandado pelo tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito.
Todavia, poucos dias antes do embarque para Angola, foi «desviado» para o Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné - a então futura República da Guiné-Bissau e à ordem do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Hoje, quando faria 92 anos de idade, o recordamos com saudade, dele fazendo memória! As nossas continências! RIP!!!
Évora Soares


Furriel Évora Soares
chegou a Zalala!


A data não é precisa, mas foi por estes dias de Outubro de 1974, há 49 anos,  que, à mítica Fazenda Zalala e à 1ª. CCAV. 8423, chegou o furriel Évora Soares, atirador de Cavalaria de especialidade militar.
José Carlos Évora Soares chegou para substituir o também furriel miliciano Fernando Manuel Mota Viana, que razões disciplinares «mandaram» para Sanza Pombo. Chegado a Zalala, integrou-se no 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Mário Jorge de Sousa (falecido a 26 de Janeiro de 2021, de doença e no Porto) e que incluía os furriéis Victor Moreira Gomes da Costa e José Manuel Belém Baldy Pereira (que faleceu a 26 de Novembro de 2016, apenas 5 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro).
O Évora Soares faleceu a 21 de Agosto de 2008, há 15 anos e em Loures, nos arredores de Lisboa, não sabendo nós quais as razões do seu passamento.
Hoje recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário