sábado, 16 de dezembro de 2023

7 297 - Acordo da UNITA de Savimbi com o MPLA de Neto... Rejeição do Governo de Transição!


A parada do BCAV. 8423 na vila do Quitexe em 1974 e na saída para a avenida da vila 

Furriéis Cruz e Viegas, na avenida do Quitexe
e em 1974. Atrás, o telheiro das aulas 
regimentais e o bar dos praças

A 16 de Dezembro de 1974, há 49 anos..., reuniu a Comissão do MFA do Batalhão de Cavalaria 8423, com os eleitos das outras unidades da ZA e no Batalhão de Cavalaria 8324 - não confundir com o 8423. 
O 8324, mobilizado em Estremoz, pelo Regimento de Cavalaria 3, fazia comissão por Sanza Pombo e passou, pelo menos, por Quimiriamba e Massau, depois pro Carmona, em datas que não sei precisar.
A eleição, no Quitexe, ocorreu nos primeiros dias de Dezembro de 1974 e a primeira reunião fora do BCAV. 8423 foi a 7 de Dezembro, no Comando do Sector do Uíge. Eleito, foi o (furriel) Cruz - o mais velho de todos nós (nascido a 18 de Agosto de 1951) e eu, sem dar por ela, o segundo mais votado e dele suplente, por isso mesmo.
O «Diário de Lisboa» de
16 de Dezembro de 1974

A UNITA rejeitou
Governo de Transição!

Jonas Savimbi, presidente da UNITA, chegou ao Luso a 16 de Dezembro de 1974 e anunciou um acordo com Agostinho Neto, do MPLA. Acordo, disse ele, a anunciar no «comunicado conjunto, dentro de 4 dias»
O líder do «Galo Negro» chegava ao Luso, depois de várias reuniões em várias capitais, com líderes africanos e com Agostinho Neto (MPLA) e Holden Roberto (FNLA), e, em Lusaka, com o tenente-coronel Passos Ramos, do MFA. 
Desmentiu que a cimeira inter-movimentos fosse a 18 de Dezembro e nos Açores, admitindo, porém, que fosse «depois do Natal e em local a indicar».
Revelou também, na cidade do Luso, que o Governo de Transição anunciado por Almeida Santos (ministro português da Coordenação Inter-Territorial), apresentado na ONU, era liminarmente recusado por UNITA, MPLA e FNLA.
«Só aceitamos participar num Governo em que sejamos responsáveis», disse Jonas Savimbi - que no aeroporto do Luso, foi «ovacionado por milhares de pessoas»- Eleições do MFA, ver AQUI
Manuel J. Mendes


Mendes, de Aldeia 
Viçosa, faz 71 anos
em Monfortinho!


O soldado Manuel de Jesus Mendes, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa, está em festa de anos: comemora 71, precisamente a 17 de Dezembro de 2023. Amanhã!

Cavaleiro do Norte, também da cidade de Carmona e natural das Termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua  (e nossa) comissão de serviço militar por terras do norte uíjano de Angola. Foi louvado «pelas qualidade militares demonstradas em todos os momentos da sua vida militar, sendo de destacar a serenidade mostrada em todas as acções em que esteve empenhado».
O louvor foi publicado na OS nº. 170 e sublinha que era «disciplinado, camarada, pondo em todos os serviços a maior dedicação», pelo que «tornou-se digno da estima de todos que com ele provavam». Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que amanhã comemorará!

Sem comentários:

Enviar um comentário