O furriel miliciano Freitas Ferreira num momento de viola, em Aldeia Viçosa, no ano de 1974. Há 50 anos! |
Os dias 1 a 6 de Julho na
memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!
DIA 1 DE JULHO,
O acidente da 2ª. CCAV. 8423, com o furriel Freitas Ferreira gravemente ferido!
Samuel Oliveira condutor da 2ª. CCAV. 8423 |
O capitão Jos Manuel Cruz e o furriel Freitas Ferreira no encontro de 2024 |
«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor», recordou-nos o José Maria Freitas Ferreira, referindo que «o Samuel não conseguiu engrenar a velocidade para reduzir a velocidade da viatura» e que esta «seguiu em frente, embatendo no morro em terra».
Ambos ficaram feridos e o furriel com mais gravidade, com uma perna e uma clavícula partidas) de tal forma que viria a ser considerado inapto como atirador de Cavalaria (a sua especialidade militar) e reclassificado como amanuense, sendo transferido para Luanda.
«Fui contra a minha vontade, pois gostava mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, recordando esse dia de há 50 anos.
O José Freitas Ferreira vive em Costa (freguesia de Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade. O Samuel Oliveira, em Vermoim, na Maia, e ambos são convivas habituais dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa. Não faltam a um!
Alferes João Leite, comandante do Pelotão de Morteiros 4281 |
Alferes João Leite faz
anos nos Estados Unidos!
O alferes miliciano JoãoManuel Pacheco Leite foi comandante do Pelotão de Morteiros 4281 e festeja 72 anos a 1 de Julho de 2024, nos Estados Unidos.
Natural dos Açores, reside nos Estados Unidos, em S. Francisco da Califórnia, onde é proprietário de uma rede de distribuição de informação na costa oeste dos EUA - a ABC Direct, Inc.
O Pelotão de Morteiros 4281 chegou ao Quitexe no dia 17 de Abril de 1974 (a CCS, a 6 de Junho seguinte) e, depois de Carmona passou rapidamente por Luanda e regressou a Portugal no dia 17 de Julho de 1975.
Daqui para a Califórnia, vai a nossa saudação amiga e afectuosa, pelos 72 anos do alferes miliciano João Leite. Parabéns!
José Freire, 1º. cabo clarim de A. Viçosa |
Viçosa, festeja 72 anos em
Beire de Paredes !
O 1º. cabo clarim José Joaquim Pereira Freire, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 2 de Julho de 2024.
Cavaleiro do Norte da uíjana vila de Aldeia Viçosa, residia no lugar de Venda Nova, freguesia de Loredo, no concelho de Paredes, e lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - concluída a sua comissão de serviço por terras do norte de Angola. Que também o «levou» para a cidade de Carmona - avtal U+ige.
José Aires, em 1974/75 |
O Raposo (de Zalala), o furriel Letras, Costa, o Mouraria (de A. Viçosa) e o o Aires, de Zalala, em 2018 |
festeja 72 anos na Baixa da
Banheira!
O soldado José Pereira da Costa Aires, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 72 anos a 2 de Julho de 2024, na Baixa da Banheira.
Operador de transmissões de especialidade militar, integrou o 2º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano João Carlos Sampaio.
Há 6 anos, chegou-nos, via furriel Carlos Letras, uma imagem de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. e da 2ª. CCAV. 8423 - o Rogério Raposo, o Letras, o Carlos Costa (o Mouraria, que andava «desaparecido» desde 1975) e o Aires - esse mesmo, o que hoje faz 72 anos. Todos de transmissões, menos o Letras, o Ranger de Aldeia Viçosa.
O Aires residia na Baixa da Banheira, município da Moita, ainda lá mora e para lá vão as nossas felicitações.
Jorge Custódio Grácio, o Spínola |
há 49 anos!
A morte de Grácio,
o Spínola de Santa Isabel!
O soldado Jorge Custódio Grácio, o Spínola, faleceu a 2 de Julho de 1975, há 49 anos e vítima de um acidente de viação.
Atirador de Cavalaria, ia de boleia numa Renault 4 do empreiteiro Sidónio, na Estrada do Café, quando, após a Fazenda Pumbaloge, a viatura embateu de frente com uma ambulância que circulava contra a mão. Era uma Land Rover que, segundo a versão de Alfredo Coelho (Buraquinho), tinha sido roubada na Delegacia do Quitexe e era conduzida por um guerrriheiro da FNLA.
O Buraquinho seguia numa outra 4L, ultrapassada pela do Sidónio e conduzida por um empregado da Shop-Shop, de Carmona. Ele e outro Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, cujo nome se escapa da memória.
O Buraquinho diz que ainda viu o corpo do Spínola «ir pelo ar e cair no chão».
«Corri para lá e agarrei-me à mão dele. Chamei-o: “Spínola!”. Mas ele apertou o meu dedo polegar da mão direita e só disse: “Hei!!!...”, acrescentou Alfredo Buraquinho. - Ver AQUI
A. Barros |
As mortes do 1º. cabo
Manuel Gonçalves e d0
cozinheiro Barros de Zalala !
O dia 2 de Julho está igualmente ligado à morte de mais dois Cavaleiros do Norte, ambos da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: o 1º. cabo Gonçalves e o soldado cozinheiro Barros.
Ambos já na sua vida civil e em anos diferentes.
Manuel da Costa Gonçalves foi atirador de Cavalaria e morava no Laranjeiro, em Almada. Não conhecemos as razões da sua morte, que ocorreu em 2013 e aos 61 anos. Nascera a 28 de Maio de 1952 e, ao tempo da sua (e nossa) jornada angolana, morava na Brandoa, freguesia da Amadora, então do concelho de Oeiras.
Adérito dos Santos Reis Barros foi cozinheiro e era natural do lugar da Sobreira, da freguesia de Canidelo, do concelho de Murça, em Trás-os-Montes. Lá regressou a 9 de Setembro de 1975 e sabemos que faleceu a 2 de Julho de 2012, aos quase 60 anos. Tinha nascido a 8 de Outubro de 1952.
Ambos recordamos com saudade. RIP!!!
A Fazenda Santa Isabel |
O soldado condutor Victor Manuel Gouveia Jacinto foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, jornadeou pela mítica Fazenda Santa Isabel, pela vila do Quitexe e pela Carmona.
Festeja 71 anos a 2 de Julho de 2024.
Cavaleiro do Norte natural de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim, lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do nortenho Uíge angolano. Ainda lá mora, na Rua João de Deus, e dele nada mais sabemos. Para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
O comandante Carlos Almeida e Brito esteve, a 3 de Julho de 1974, em visita de trabalho à 2ª. Companhia da Polícia de Segurança Pública de Angola / Guarda Rural (PSPA/GR) do Quitexe, no âmbito do plano de «estabelecimento de contactos operacionais».
Não tenho grande memória da PIM, a não ser, e sem grande pormenor, da participação dos Flechas (seu braço armado) numa operação conjunta - a Castiço DIH - logo nos nossos primeiros tempos de Angola.
o Cigano/Bigodes, festeja(rá)
72 anos em Évora !
O condutor-auto João Inácio Rodrigues Gonçalves foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja(rá) 72 anos a 5 de Junho de 2024.
Soldado de patente miitar e popularmente conhecido por Bigodes (basta olhar para a foto aqui ao lado) e/ou Cigano, morava, ao tempo, no Carvalhido, freguesia da Moita do Ribatejo, no concelho da Moita, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a sua (e nossa) comissão militar em Angola.
Pouco mais se sabe dele. Apenas que, eventualmente, residirá em Évora. Onde quer que esteja, para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Alcino Pereira faria 72
anos! Faleceu há 40!
O 1º. cabo Alcino Fernandes Pereira foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e faria 72 anos a 5 de Julho de 2024. Hoje.
Cozinheiro de especialidade militar, prestou serviço no refeitório geral dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, depois em Carmona e no BC12, e era natural da Benfeita, freguesia de Cortegaça, do município de Mortágua. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, cumprida a sua (e nossa) jornada africana de Angola, mas a vida profissional levou-o até à Grande Lisboa.
Trabalhou e viveu em Idanha, concelho de Sintra, e lá faleceu há 40 anos, por motivo que desconhecemos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!
O alferes miliciano Carlos de Almeida Silva foi oficial da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 6 de Julho de 2024, em Ferreira do Zêzere.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, foi combatente dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passando pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, a cidade capital do Uíge e com este nome desde a independência.
Regressou a Portugal e a Outeiro do Marco, freguesia do Beco, em Ferreira do Zêzere, a 11 de Setembro de 1975, mas rapidamente «voou» para Angola, enamorado e para, a 14 de Outubro de 1975, se casar com Belmira, conterrânea de Tomar e ao tempo a viver em Luanda, ambos semeados d´amores, tão fortes que perduram até aos dias de hoje.
Aposentado bancário, vive os prazeres da reforma na sua aldeia natal, envolvido em actividades associativas locais ligadas à cultura, ao folclore e ao prazer da fotografia. Parabéns!
- «Combates entre angolanos e amores de toda uma vida» - Ver AQUI
Furriel miliciano Francisco José Brogueira Dias (1974) |
da CCS, festeja 72 anos em
Rio Tinto !
O furriel miliciano Dias foi vagomestre da CCS do BCAV. 8423 e está em festa dos 72 anos - a 6 de Julho de 2024.
Francisco José Brogueira Dias, é este o seu nome completo, jornadeou pelo Quitexe e por Carmona e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - à cidade do Porto e à Rua Costa Cabral, onde residia.
Sem comentários:
Enviar um comentário