domingo, 11 de agosto de 2024

Os dias 11 a 17 de Agosto na história e memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!



Os dias 11 a 17 de Agosto na
história e memória dos Cavaleiros 
do Norte do BCAV. 8423!

Furriel Joaquim Farinhas,
sapador da CCS

Dia 11


Furriel Joaquim 
Farinhas, sapador da
CCS do BCAV. 8423, 
faria 72 anos !

O furriel miliciano Joaquim Augusto Lois Farinhas faria hoje 72 anos. Dia 11 de Agosto de 2024. Infelizmente, faleceu a 14 de Julho de 2005, vítima de doença e em Amarante.
Sapador de especialidade militar e combatente da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, deixou o BCAV. 8423 em Março de 1975, por razões de natureza disciplinar.
Regressou a Portugal em data desconhecida e esteve emigrado nos Estados Unidos. Já de novo em Portugal, trabalhou como guarda florestal na sua área natal. É o que dele sabemos, por ele mesmo narrado em 1995, quando o contactámos para o encontro desse ano. Nada queria recordar da tropa.
Foi um bom companheiro da nossa jornada africana do Uíge angolano e hoje, quando faria 72 anos, o recordamos com saudade! RIP!!!
Furriel João Aldeagas

Furriel Aldeagas, de
Zalalam festeja 72 anos
em Estremoz !


O furriel miliciano João Matias Mota Aldeagas foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e festeja 72 anos a 11 de Agosto de 2023. 
Hoje mesmo e em Estremoz.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, formou-se na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e, por terras do norte de Angola, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange e pelas cidades do Songo e de Carmona. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao Monte da Raspadinha, na freguesia de Santa Vitória do Ameixial, concelho de Estremoz.
Alentejano dos bons, de bons chãos e sempre companheiro de «sinal mais», fez vida profissional pelas suas bandas e é um bem sucedido empresário agrícola, também um participante habitual dos encontros anuais dos «zalalas».
Mora na Estrada do Giz, em Estremoz, e para lá, e para ele, vai o nosso forte abraço de parabéns.

Ângelo Teixeira, TRMS
da 3ª. CCAV. 8423

Teixeira, TRMS de Zalala, 
festeja 72 anos em Vila 
Franca de Xira !


O soldado Ângelo Simões Teixeira foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e está hoje em festa: comemora 72 anos!
Especialista de transmissões, também se aquartelou na vila do Quitexe e na cidade de Carmona - sempre acompanhando a sua subunidade, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
Natural de Amoreira Cimeira, na freguesia de Portela do Fogo, no concelho de Pampilhosa da Serra, lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Fixou-se, entretanto, em Vila Franca de Xira, onde é empresário comercial do sector do calçado. 
Infelizmente, enviuvou a 3 de Julho deste ano, por morte da esposa, Eugénia Rosa Farinha Teixeira, por doença.
Para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns pelos seus 72 anos que hoje comemora!

A Irmã Maria Augusta Capela com
Ricardo, o filho do alferes Cruz

Irmã Maria Augusta
faria 91 anos! Faleceu
em Junho de 2006

A Irmã Maria Augusta Martins Capela faria hoje 91 anos, dia 11 de Agosto de 2024. Faleceu a 21 de Junho de 2006, há 18 anos e de doença e em Lisboa.
Pertencia à Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António e missionou no Quitexe, no tempo dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, e com seu irmão (de sangue), o padre António Albino Capela - da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e falecido a 27 de Abril de 2023, em Barcelos.
A Irmã Maria Augsta continuou em Angola depois da independência e até pouco tempo antes da sua morte. Quando, então já muito doente, foi evacuada para Lisboa. RIP!!!
Cavaleiros do Norte, 3 furriéis milicianos:
P. Queirós, José Lino e JA Nascimento

DIA 12

FNLA fora da capital
e calma na cidade de 
Luanda!

A 12 de Agosto de 1975, uma terça-feira de há 49 anos e sobre a situação militar em Angola, relatava a imprensa portuguesa que «reina a calma na cidade de Luanda, onde os últimos efectivos da FNLA que se encontravam acoitados em S. Pedro da Barra, foram já retirados» e o MPLA «mantém firmemente as suas posições na capital angolana».
O Gabinete do Alto Comissário divulgou um comunicado, dando conta que as Forças Armadas Portuguesas, a pedido da FNLA, tinham evacuado o pessoal do ELNA que estava na cidade: 450 de S. Pedro da Barra (que logo foi ocupado pelas forças portuguesas) e 500 do Bairro do Saneamento (que, no dia 9 de Agosto, saíram por via marítima). Para 12 de Setembro, ficou marcada a saída dos ELNA´s que estavam no Grafanil e integravam as Forças Militares Mistas.
Alferes Domingos
Carvalho de Sousa

Alferes Carvalho, da 2ª. 
CCAV. 8423, festeja 72
anos em Marrazes de 
Leiria!

O alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa está em festa, neste dia 12 de Agosto de 2024: comemora 72 anos.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandou o primeiro grupo de combate que «trabalhou» na cidade de Carmona. Regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975. Ao lugar de Marinheiros, freguesia de Marrazes, em Leiria, de onde é natural e onde residia. Ainda hoje lá vive - agora na Travessa do Outeiro do Pomar -, já reformado e depois de uma vida de trabalho técnico e, finalmente, na área das vendas, como técnico comercial durante 20 anos.
Grande e forte abraço para ele, neste dia 12 de Agosto de 2024, em que passa mais um belo dia sua grande sénior da vida. Parabéns!
Os condutores José Gomes, Alípio
Canhoto (em cima), Delfim Serra,
António Picote e António Gonçalves




Picote, condutor-auto
da CCS, faleceu de doença
e há 6 anos !


O soldado António Rosário Picote foi condutor auto-rodas da CCS do BCAV. 8423 e faleceu há 6 anos, em Á-dos-Negros, concelho de Óbidos. A 12 de Agosto de 2018.
Nasceu a 10 de Novembro de 1952 e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e, solteiro, teve as setas do amor a assaltar-lhe o coração em 2014, então casando com Celeste Utom, guineense e mãe de dois filhos e de quem, de resto, até adoptou o apelido. A família próxima é que esteve em desacordo com o casamento, mas ele «juntou os trapos» e fez uma grande festa. Tinha 62 anos!
«Os seus últimos tempos, excetuando as complicações de saúde, do foro hepático, foram de enorme felicidade», contou-nos António Capinha, autarca local e que, assim nos disse, «sempre fui um grande amigo do António, uma vez que o meu pai é da idade dele e cresceram juntos».
«Tiveram muitas brincadeiras, aventuras e noitadas juntos e sempre privaram bastante, tendo o meu pai acompanhado o António nos seus últimos dias», precisou António Capinha.
A saúde é que o foi fragilizando, decorrente de imensas complicações hepáticas. «A bebida sempre foi a sua «perdição»..., mas via-se que estava muito feliz. Por se ter reformado, mas acima de tudo por ter, em termos pessoais, concretizado algo que quase ninguém imaginava ainda possível», disse-nos Paulo Capinha.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Furriéis Fernandes, Guedes (falecido),
Ângelo Rabiço, Querido e Belo
DIA 13

Rabiço, furriel enfermeiro
de Santa  Isabel, faz 74 anos 
em  Guimarães !

O furriel miliciano Ângelo Tuna Rabiço foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 74 anos a 13 de Agosto de 2024.
Professor do ensino primário de profissão, era enfermeiro de formação militar e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge - que também passou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Aposentado, reside na cidade de Guimarães, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns pela bonita e excelente idade que comemora. Parabéns!

Cmdt. Almeida e Brito

DIA 14

Não bater as áreas 
dos «quartéis» IN e
apertar a malha dos 
patrulhamentos...

O comandante Almeida e Brito esteve no Comando do Sector do Uíge (CSU) a 14 de Agosto de 1974, há 50 anos, para «contactos operacionais», a que não eram alheias as alterações introduzidas no que respeita, por exemplo, a «acções ofensivas».
As ordens, no geral, eram «não bater as áreas dos «quartéis» IN e passar a apertar a malha dos patrulhamentos ao longo de toda a ZA». Por outro lado, realizando «inúmeras visitas de apoio a povos e fazendas».
A esse 14 de Agosto de há 49 anos, e em função da diminuição da actividade operacional propriamente dita, e até ao dia 16, «fizeram-se remodelações temporárias do dispositivo militar, com vista a garantir a eficiência das actuais missões prioritárias das NT». Ou seja, segundo o livro «História da Unidade», «a segurança dos centros urbanos e a liberdade dos itinerários».
O Campo Militar Grafanil

Grandes incertezas em 
Luanda devido à escassez 
de alimentos!

Um ano depois, em Agosto de 1975 e com os Cavaleiros do Norte no Campo Militar do Grafanil, reportava o «Diário de Lisboa» que «apesar da calma que continua a pairar sobre Luanda, reinam grandes incertezas na capital devido à escassez de alimentos».
O que, naturalmente, provocava «intermináveis bichas às portas dos restaurantes».
Os quadros do BCAV. 8423 bem sentiram isso, pois tinham de se alimentar fora do quartel e nem sempre havia onde. Também havia falta de gasolina e a UNITA apenas tinha um homem em Luanda. Dois, a FNLA: Samuel Abrigada e Graça Tavares.
Albino Capela e esposa

A ordenação do Padre
Albino Capela foi há 
58 anos !

A ordenação sacerdotal do padre António Albino Vieira Martins Capela foi a 14 de Agosto de 1966, há 58 anos. Contemporâneo dos Cavaleiros do Norte no Quitexe, é natural de Carvalheira, em Terras de Bouro, e, aos 10 anos foi para o Seminário dos Padres Capuchinhos, em Vila Nova de Poiares, onde fez os estudos preparatórios até ao antigo 5º. ano.
Ingressou no Noviciado, em Barcelos, e com 17 anos, foi cursar Filosofia para Salamanca. Em 3 anos, completou o curso e foi para França, onde frequentou Teologia no Instituto Católico de Toulouse.
Terminou Teologia no Porto e ali foi ordenado sacerdote a 14 de Agosto de 1966. Leccionou dois anos no Seminário dos Padres Capuchinhos, em Barcelos, e partiu para Angola no navio «Uíge», lá chegando a 28 de Setembro de 1968. Leccionou Religião e Moral no Liceu Nacional Salvador Correia e foi para Carmona em 1969, ficando com a área missionária do Quitexe, Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Cambamba.
Regressado a Portugal, Albino Capela abandonou a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos «com muita pena», como nos disse, e frequentou o Curso de Humanidades da Universidade Católica, o correspondente ao antigo Clássicas (Português, Latim e Grego) da Universidade Católica e não esquece Angola. Professorou, constituiu família, é pai e avô babado, já aposentado, vive em Barcelos e é companheiro habitual dos encontros da CCS - infelizmente interrompidos pela pandemia COVID 19.
Alferes F. Ramos


Alferes Ramos, 74
anos em Vila Nova de
Foz Coa !


O alferes miliciano Fernando António Morgado Ramos, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 74 anos da 14 de Agosto de 2024.
Oficial miliciano de infantaria, apenas em Maio de 1975 se juntou aos Cavaleiros do Norte, já em Carmona, onde fez o espólio da guarnição. E por lá pouco tempo esteve. Ido de férias para Luanda, por lá ficou e integrou as Forças Militares Mistas. Regressou a Portugal no dia 22 de Outubro e concluiu a sua vida militar como oficial de justiça em Sete Rios (Lisboa) - função que, de resto, também já tinha assumido em Angola.
Concluiu depois a licenciatura em Direito, depois da sua formação académica inicial em seminário, e, profissionalmente, exerce a advogacia em Vila Nova de Foz Coa, de onde é natural, de Horta do Douro, onde reside e é cidadão ligado ao movimento associativo, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários. Parabéns!
Furriel Manuel Pinto


DIA 15

Os 72 anos do furriel
Manuel Moreira Pinto,
«Ranger» de Zalala!


O furriel miiciano Manuel Moreira Pinto foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e especialista de Operações Especiais, os Rangers.
Especializou-se no mesmo curso do CIOE, em Lamego, de outros Cavaleiros do Norte, todos milicianos: os alferes António Garcia (da CCS, já falecido), Mário Sousa (da 1ª. CCAV., também já falecido), João Machado (da 2ª. CCAV.) e Augusto Rodrigues (da 3ª. CCAV.). E dos furriéis milicianos  Monteiro, Viegas e Neto (da CCS) e Carlos Letras (2ª. CCAV.).
O furriel Pinto integrou o Grupo de Combate comandado pelo alferes Pedro Rosa, com os furriéis João Aldeagas e Victor Velez, e também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - sempre no norte de Angola.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Penafiel, de onde é natural e onde residia. É, desde há muitos anos, residente e empresário do ramo automóvel, na cidade de Paredes.
Parabéns!

Os furriéis Mota Viana, Eusébio
Martins (falecido) e Plácido Queirós

Os (não) 72 anos do
furriel Eusébio Martins.
Faleceu em Abril de 2014!

O furriel miliciano Eusébio Manuel Martins foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e especializado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
Na jornada africanana do norte de Angola, integrou o Grupo de Combate do alferes João Carlos Sampaio e com os furriéis Mota Viana (depois substituído por João Rito) e Plácido Queirós - todos milicianos. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro, à sua natal terra de Caria, freguesia do concelho de Belmonte. 
Profissionalmente, faz carreira como funcionário público e, já aposentado, foi vítima de grave doença, que começou por o  obrigar a amputar uma perna e que se desenvolveu até que faleceu a 16 de Abril de 2014. 
Há 10 anos! Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
João Pinto


Os 72 anos do 1º. cabo
João Pinto, do PELREC 
e da 1ª. CCAV. 8423!

O 1º. cabo João Augusto Rei Pinto foi atirador de Cavalaria do PELREC da CCS do BCAV. 8423, comandado pelo alferes miliciano António Garcia, no Quitexe. 
Hoje, festeja 72 anos!
O Pinto foi, por terras do Uíge e em Setembro de 1974, por motivos disciplinares, despromovido a soldado e transferido para a 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. Passou depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na Amora, concelho do Seixal.
Mora agora no Alto do Moinho, em Corroios. Parabéns!!!
Adelino Couto em 2018


Os 72 anos do Couto,
apontador de morteiros
da 2ª. CCAV. 8423!

O soldado Adelino Augusto Ferreira do Couto foi apontador de morteiros médios da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Regressou a Portugal, no final da sua comissão militar em Angola (que também passou pela cidade de Carmona), no dia 10 de Setembro de 1975 e à sua residência de Lousada, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão. 
Ainda lá mora, agora no Alto dos Seixos.
Parabéns!!!

O furriel Viegas e o condutor Nogueira, do
Liberato, em Luanda, Outubro de 2019

Nogueira da Costa, condutor do Liberato,
faz 72 anos em Almada!



O soldado José Luís Nogueira da Costa foi soldado condutor da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato - adida ao BCAV. 8423.
Natural de Tomar, foi ainda da criança para Angola, onde já estava seu pai, e residia no Lobito aquando do seu serviço militar, mobilizado pelo Regimento de Infantaria 21, de Nova Lisboa (actual cidade do Huambo), e que cumpriu no Uíge, naquela subunidade do BCAV. 8423.
Regressou a Portugal, já civil e por altura da descolonização, fazendo vida profissional como condutor da Carris. Já aposentado, divide-se entre Tomar e a zona da Almada. Foi nosso companheiro na viagem de saudade a Angola, em Setembro de Outubro de 2019.
Parabéns para todos!!!
Notícia do Diário de Lisboa de 16 de Agosto
de 1975, sobre a situação militar em Angola
e em particular do Uíge

O capitão Afonso Oliveira no BC12

O capitão Afonso Duarte
Oliveira faleceu há 44 anos!  

O capitão Afonso Duarte Oliveira foi o oficial responsável pela Secção de Pessoal e Mobilização do Batalhão de Caçadores nº. 12 (o BC 12), em Carmona e no tempo de por lá jornadearem os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. Faleceu a 15 de Agosto de 1980, há 44 anos!
Natural do lugar de Sobreiro, freguesia de Valongo do Vouga, em Águeda e a 31 de Janeiro de 1920. Há 104 anos!
A carreira militar foi iniciada como furriel miliciano e, sucessivamente, fez comissões em Macau, Índia, Moçambique e Angola, neste caso em 1970/72, integrando a BART. 2900, em Nabuambongo e Ambrizete. Do final de 1972 até Setembro de 1975, esteve em Carmona, no BC12. Continuou a carreira militar em Portugal e, já aposentado, faleceu a 15 de Agosto de 1980, vítima de enfarte e no Hospital de Aveiro. 
Está sepultado em Alquerubim (freguesia de Albergaria-a-Velha), a terra de sua esposa (também já falecida e que o acimpanhou na jornada uíjana do norte de Angola).
Hoje o(s) recordamos com saudade. RIP!!!


Dia 16

Cavaleiros no Grafanil
e receios de ataque aéreo
da FNLA a Luanda!


A 16 de Agosto de 1975, já lá vão 49 anos, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam aquartelados no Campo Militar do Grafanil, fazendo vésperas para o regresso a Portugal.
Ao tempo, suspeitava-se em Luanda que a base aérea do Negage, muito perto de Carmona, estaria a ser usada para escala de aeronaves estrangeiras, lá aprovisionando material para um eventual ataque aéreo da FNLA a Luanda.
«Segundo consta, entre os aviões que escalam o Negage encontrar-se-ão alguns «Skymaster», que estarão a proceder ao transporte de material de guerra para a FNLA», admitia o Diário de Lisboa desse dia de há 49 anos, dando ainda como certa «a presença de caça-bombardeiros «Mirage» naquela base do Uíge», que fica(va) muito perto de Carmona e deixada pelos portugueses a 4 de Agosto - menos de duas semanas antes.
Tais suspeições deixavam intuir o iminente ataque aéreo da FNLA a Luanda. Ou pelo menos, adiantava o «Diário de Lisboa», «o apoio aéreo a uma possível tentativa para fazer avançar sobre Luanda, a partir do Caxito, as forças da FNLA», que ali estavam ia para um mês, numa «situação de impasse».
Os Cavaleiros do Norte continuavam em situação de «unidade reserva da RMA» e chamados para incidentes pontuais - como foram, durante vários dias, os combates do Bairro do Saneamento. E continuavam a aquartelados nas instalações do já extiá extinto Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Grafanil. A aguardar o ansiado regresso a Portugal!

O 1º. cabo F. Martins Simões


DIA 17


O suicídio do 1º. cabo
Fernando Simões, da
3ª. CCAV. 8423 !

O 1º. cabo Fernando Martins Simões, da 3ª. CCAV. 8423, faleceu há 26 anos! Suicidou-se, por enforcamento, a 17 de Agosto de 1998. 
Tinha (quase) 46 anos, que faria a 2 de Setembro seguinte!!
Apontador de metralhadoras de espacialidade militar, o Simões fez a sua jornada de África pela mítica fazenda de Santa Isabel e, depois, com toda a 3ª. CCAV. 8423, aquartelou com a CCS, no Quitexe e mais tarde em Carmona.
Regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975, ao Lourinhal, em Penacova. Fez vida profissional como motorista e casou com Maria Esmeralda Gomes Cruz. Zaida da Cruz Martins, sua única filha, foi quem, há 10 anos, nos deu notícia da trágica morte do nosso companheiro da jornada africana do Uíge angolano.
É para ela e a senhora sua mãe que vai o nosso abraço solidário, em memória deste nosso inesquecível bom companheiro da campanha militar em Angola! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário