domingo, 25 de agosto de 2024

Os dias 25 a 31 de Agosto nas memórias e histórias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!





Os dias 25 a 31 de Agosto nas memórias
e histórias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423!

Couto Soares
DIA 25


Couto Soares, TRMS 
da CCS, festeja 72 anos na 
Póvoa do Lanhoso!

O soldado António do Couto Soares, da CCS do BCAV. 8423, festejou 72 anos a 24 de Agosto de 2019. Ontem.
Especialista de transmissões, do grupo do alferes miliciano José Leonel Hermida, este Cavaleiro do Norte do Quitexe e depois de Carmona (no BC12), regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na sua terra natal - o lugar e freguesia de Brunhais, no município de Póvoa do Lanhoso. 
Foi de lá que emigrou para a Suíça, onde durante muitos fez vida profissional. Agora já aposentado, divide o seu tempo entre os dois países.
Os nossos parabéns, para onde quer que hoje esteja!
A picada do Liberato e uma coluna
da CCAÇ. 209/RI 21

DIA 26

Comandante Almeida
e Brito no CSU e arranjo
da picada do Liberato

O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Carmona o dia 26 de Agosto de 1974, há 50 anos, onde uma vez mais participou na reunião do Comando do Sector do Uíge (CSU).
O objectivo do comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi «estabelecer contactos operacionais» com os comandantes das outras unidades que operavam na zona, como, de resto, já acontecera nos dias anteriores 12, 14, 20 e 24 de Junho e 14, 17 e 31 de Julho, também a 5 de Julho em Sanza Pombo - onde se aquartelava a CCS do BCAV. 8324. Não confundir com o BCAV. 8423.
O dia de há 50 anos foi também data do início do «arranjo da picada do Liberato», no âmbito do plano de requalificação dos vários itinerários da rede estradal da ZA do BCAV. 8423 e que eram executados pela Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA), com «protecção de escoltas militares», neste caso por Grupos de Combate dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A Fazenda do Liberato era onde se aquartelava a CCAÇ. 209/RI 21, do capitão miliciano Victor Correia e que de lá saiu, em final de comissão, a 8 de Novembro de 1974, rodando para a unidade mobilizadora, em Nova Lisboa (agora Huambo).
Quando por lá passámos, a 24 e 25 de Setembro de 2019, foi-nos dito, em Aldeia Viçosa, que a picada para a Fazenda do Liberato estava intrasitável. Que mais valia não arriscarmos fazer a viagem. E não fomos.
A 24, como se pode ler no livro «História da Unidade», tinham acabado os da picada para a Fazenda de Zalala e «continuavam em curso os da Estrada do Café, entre Vista Alegre e Ponte do Dange»
Notícia do «Diário de Lisboa»

DIA 27   

Cavaleiros expectantes 
no Grafanil e julgamento 
popular em Luanda!  


A quarta-feira de 27 de Agosto de 1975, há 49 anos e por terras de Angola, foi tempo de os Cavaleiros do Norte continuarem aquartelados no Campo Militar do Grafanil.
Foi tempo, também, de se saber que o MPLA, em tribunal popular, julgou e executou 6 elementos das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA´s).
As FAPLA´s eram o braço armado do movimento de Agostinho Neto e o julgamento decorreu no bairro popular do Sambizanga, suburbano de Luanda, sendo os 6 executados, e citamos o «Diário de Lisboa», «acusados de roubarem, violarem e assassinarem 11 pessoas».
«O tribunal popular pronunciou-se contra os réus, que foram fuzilados em público
», noticiava o jornal vespertino de Lisboa.
O Estado Maior das FAPLA´s, depois disso, emitiu um comunicado em que alertava os militantes do MPLA para «a necessidade de cumprirem, integral e conscientemente, as disposições contidas na lei disciplinar» do movimento, reafirmando «mais uma vez que toda a infracção a essa lei será punida com a justiça e a rigidez que ela permite e a gravidade que o caso impuser».
Assim iam os tempos da Angola de há 49 anos!
O furriel Manuel Machado
com o guião do BCAV. 8423

DIA 28

Machado, furriel da 
CCS, festeja 72 anos 
em Braga !

O furriel miliciano Manuel Afonso Machado foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 28 de Agosto de 2023.
Mecânico de armamento de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, ao Covelo do Gerez, freguesia do concelho de Montalegre, depois louvado pelo «zelo e aptidão» com que desempenhou as suas funções de especialidade, para além de ser «militar correcto, disciplinado e disciplinador, colaborando em todos os serviços que lhe foram pedidos e granjeando a estima dos seus superiores, camaradas e inferiores».
Quadro superior da EDP, já aposentado, é doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, desde Dezembro de 2014. Também tem o grau de mestre pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), do qual é docente convidado, e licenciado em Contabilidade, pós-graduado em Higiene e Segurança do Trabalho, especialista em Gestão de Empresas Profissionalmente, é também Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho, acreditado pela Autoridade das Condições de Trabalho (ACT).
Mora na cidade de Braga e lá organizou o encontro da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 de 2022. Parabéns!
O 1º. cabo Amaral

Amaral, sapador da
CCS, faz 72 anos em
Lordelo do Douro !

O soldado sapador António José da Silva Amaral foi da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 28 de Agosto de 2024.
Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte do pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro, aquartelou no Quitexe e no BC12, em Carmona, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na Rua do Agra, freguesia da Foz do Douto, no Porto. Fez vida profissional na área da construção civil e, já aposentado, mora agora no Bairro Nuno Pinheiro Torres, em Lordelo do Ouro, do mesmo município do Porto.
Habitual e activo participante dos encontros anuais da CCS, para ele vai o grande nosso abraço de parabéns!
Tarciso Rebelo

Tarciso Rebelo de Zalala 
faria 72 anos! Faleceu em
Novembro de 2021!


O soldado Tarciso Manuel da Costa Rebelo, combatente da 1ª. CCAV. 8423, faria hoje 72 anos, dia 28 de Agosto de 2024, mas faleceu a 26 de Novembro de 2021.
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala, apresentara-se no RC4 a 26 de Feverero de 1974, rodando do RI 18 (de Viseu) e foi condutor-auto de especialidade militar.
Era natural de Arcos de Valdevez. 
Por terras uíjanas do norte de Angola, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - antes do definitivo regresso a Portugal.
Fez a sua vida pessoal e profissional pelo Alto Minho e faleceu a 7 de Novembro de 2021, aos 69 anos, estando sepultado no Cemitério Municipal de S. Bento, em Arcos de Valdezes.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Manuel Vilaça


Dia 29

Vilaça de Zalala faz 
72  anos em Vila Nova
de Famalicão !

O soldado Manuel Joaquim Vilaça da Silva foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 72 anos a 29 de Agosto de 2024.
Apontador de morteiros de especialidade militar, integrou o Grupo de Combate comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa - que também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou residência na sua natal terra da Barroca, lugar de freguesia de Outriz, em Vila Nova de Famalicão.
Aposentado, lá continua a residir e é frequentador permanente e sempre animado dos encontros dos «zalalas».
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
ns
Carlos Costa, o Alfama

Costa, o Alfama de
Zalala, faria 72 anos.
Faleceu em 2015!


O soldado Carlos Alberto dos Santos Costa foi Cavaleiro do Norte da da 1ª. CAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e faria 72 anos a 29 de Agosto de 2023. Hoje mesmo.
Infelizmente, já faleceu: a 24 de Abril de 2015.
Especialista de transmissões, o Costa, por lá popularizado como Alfama, também fez parte do Grupo de Combate do alferes miliciano Pedro Rosa e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola. E à sua casa da Avenida 24 de Julho, da então freguesia de Santos, em Lisboa.
O pouco que sabemos dele é de informação do furriel miliciano João Dias, responsável pelas Transmissões da 1ª. CCAV. 8423. Vivia em Azeitão, onde faleceu há pouco mais de 9 anos.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!



Furriel Américo Rodrigues
DIA 30

A morte do furriel
Américo Rodrigues
da Zalala!

O furriel miliciano Américo Joaquim da Silva Rodrigues faleceu há 6 anos, no dia 30 de Agosto de 2018 e vítima de doença.
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e notabilizou-se na 1ª. CCAV. 8423 como gestor da vagomestria zalaliana, que assumiu de «maneira eficiente e dedicada», como se lê no louvor do comandante do BCAV. 8423, apesar de serem «funções que estavam fora da sua especialidade, mas para as quais houve que ser nomeado».
O louvor foi publicado na OS nº. 165 e precisa que «impôs-se à consideração da subunidade, o que leva a afirmar ter sido preciosa a sua colaboração, pelo muito que contribuiu para facilitar a acção do comando» - a do capitão miliciano Castro Dias.
«Apreciado pela colaboração prestada aos seus superiores, não é menos verdade que de igual modo viu os seus serviços serem sempre desejados e compreendidos pelos seus subordinados, razões estas que, na mais elementar justiça, conduzem a público apreço das suas actividades militares», conclui o louvor do comando do BCAV. 8423.
Companheiro maior da jornada africana do Uíge angolano e dinamizador per-
manente e activo encontros anuais da 1ª. CCAV. 8423, o Rodrigues foi vítima de doença e faleceu há precisamente 6 anos, no dia 30 de Agosto de 2018.
Hoje, aqui e sempre, o recordamos com saudade. RIP!!!

J. Silva no posto de rádio 
Silva, 1º. cabo TRMS de
Zalala, festeja 72 anos entre
o Cacém e Ericeira!

O 1º. cabo Jorge Manuel da Silva, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 72 anos a 30 de Agosto de 2024.
Rádio-telegrafista de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no lugar de Corvo, freguesia de Carquerê, no município de Resende, de onde é natural. 
A vida profissional e familiar levou-o, entretanto, para a cidade de Lisboa e por lá, e por mais de 30 anos, trabalhou como recepcionista-chefe da Messe de Sargentos, na Rua Luciano Cordeiro.
Agora já aposentado, divide o seu tempo entre o Cacém e a Ericeira, entregando-se aos prazeres do cuido dos seus dois netos. Parabéns!

Atirador Mendes de
Zalala, festeja 72 anos
em Oleiros !


O soldado Carlos Alberto Lopes Fernandes Mendes foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 72 anos a 30 de Agosto de 2024.
Atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão militar em Angola - também por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - fixando-se em Quartos, povoação da freguesia de Álvaro, no município de Oleiros - onde supomos que ainda viverá. Nada mais sabemos dele.
Onde quer que esteja, para ele aqui fica o nosso abraço de parabéns!

Rogério Silvestre Raposo,
TRMS da 1ª. CCAV. 8423

DIA 31

A evacuação do soldado
Rogério Raposo, das TRMS
de Zalala! 

O soldado Rogério Silvestre Raposo, especialista de transmissões, foi evacuado de Luanda para Lisboa a 31 de Agosto de 1975.
Há 49 anos!
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, jornadeou pela mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, seguindo-se Vista Alegre/Ponte do Dange e Songo, antes de Carmona e depois do Campo Militar do Grafanil. Tinha sido internado no Hospital Militar de Luanda «com problemas nas pernas».
Antecipou-se ao regresso dos Cavaleiros do Norte e pôde reencontrar a filha Ana, que deixara bebé. Morava nas bandas de Sintra e ainda teve um casal de gémeos (o Ludjero e a Marisa, que viria a ser tenente da Força Aérea), tendo voltado a Angola para trabalhar como carpinteiro numa firma angolana de empresários portugueses. Já voltou a Portugal e de vez!
A Fazenda Santa Isabel


Bacelar Brito, atirador
de Santa Isabel, festeja
72 anos em Lisboa!


O Brito de Santa Isabel, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, está hoje em festa, dia 31 de Agosto de 2024: comemora 72 anos.
António Joaquim Faria Bacelar de Brito tem história curiosa, enquanto Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel pois, e citando o livro «História da Unidade», «(...) passa(ou) à situação de desertor» a 8 de Março de 1974, porque, segundo a Ordem de Serviço nº. 60 do RC4 (da véspera) «se encontra(va) na situação de ausência ilegítima sem licença desde 28 de Fevereiro de 1974».
O que se passou, entretanto, não sabemos, mas o o certo é que embarcou para Angola a 5 de Junho desse ano e de lá regressou a 11 de Setembro de 1975 - ao Pátio da Torrinha, em Lisboa (Avenida 24 de Junho).
Tanto quanto julgamos saber, mora(rá) agora nas Mercês (na Cruz de Morais) e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário