CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 5 de abril de 2025

Capelão José Sanches Pires faz 88 anos em Lisboa!

 la de «toda a orientação financeira do país, nomeadamente a actividade bancária».



O capelão José Sanches Pires, no Quitexe. À
direita, José Oliveira (César), do BCAV.1967

O padre José Sanches Pires foi capelão militar no Quitexe, com a patente de alferes miliciano, e festeja 88 anos a 5 de Abril de 2025.
Natural de Fóios, no Sabugal, lá nasceu a 5 de Abril de 1937, e integrava o BCAV. 1917, que pelo Uíge jornadeou entre 1967 e 1969.
Frequentou o Seminário Menor Redentorista de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, durante 6 anos, e, em 1955, partiu para a Espanha, onde fez o noviciado e concluiu o Seminário Maior. Foi ordenado sacerdote em Valladolid, no dia 9 de Setembro de 1962. Um ano depois, regressou a Portugal e integrou-se nas Comunidades Redentoristas de Guimarães e Porto. Fez a comissão de capelania militar em Angola e, depois, a sua vida sacerdotal foi dedicada (como Missionário Redentorista), à evangelização itinerante em diversas Dioceses de Portugal.
Residiu em Castelo Branco durante 51 anos e ali fundou, em 1979, o Centro Social dos Padres Redentoristas.
Retirado do magistério sacerdotal e da vida associativa, vive em Lisboa, em casa de um irmão. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!ns!

Azevedo de Zalala festeja 73 anos em Vila do Conde!


Justino Azevedo
O soldado Justino da Silva Azevedo foi  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 5 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Mecânico-auto de especialidade militar, integrouo grupo do furrielmiiciano Manuel Dinis Dias (já falecido) e passou a sua comissão militar angolana pela Fazenda de Zalala (o pouso inicial) e depois por Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua casa de Farilhe,  da freguesia de Canidelo, no município de Vila do Conde.
Ainda lá vive e lá que é proprietário e gerente de uma oficina de reparação de automóveis. É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Casal da Fonseca foi Caçador da 3879 e festeja 75 anos em Leiria !


Casal da Fonseca

O 1º. cabo rádio-telegrafista António Casal da Fonseca foi combatente da CCS do BCAÇ. 3879, um dos Batalhões que antecederam os Cavaleiros do Norte no Quitexe, e hoje festeja 75 anos.
O Casal, como pela jornada africana era conhecido, é tio do cantor David Fonseca e já tivera um irmão em armas pelo Uíge angolano - alferes miliciano que estivera aquartelado na Fazenda de Zalala. Depois do Quitexe, rodou para Ambrizete - onde concluiu a comissão que o levou a Angola e de onde regressou à sua Marrazes natal.
Profissionalmente, foi bancário e por várias vezes colaborou com este blogue. Ainda há bem pouco tempo, quando, lá por Leiria, «achou» o furriel miiciano José Fernando Melo - da 2ª. CCAV. 8423. 
Aposentado, esteve muitos anos ligado ao canto coral - tendo sido par do alferes Domingos Carvalho de Sousa, miliciano da 2ª. CCAV. 8423 e também de Marrazes.
Grande abraço de parabéns!
- «Os amigos para sempre que se fizeram no Quitexe» - crónica de Casal da Fonseca. Ver AQUI

António Lopes foi furriel da CCS e festeja 74 anos em Vendas Novas !

António M. Lopes,
furriel enfermeiro

 



O furriel miliciano António Maria Verdelho da Silva Lopes foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 74 anos a 5 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e na ilha da Madeira - onde regularmente passa temporadas de férias e acompanha os herdeiros, com um muito especial carinho pelos netos!
Enfermeiro de especialidade militar, foi um grande e bom companheiro da nossa jornada africana do nortenho Uíge de Angola, regressando a Portugal e a Vendas Novas, a sua terra natal, no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua e nossa comissão de serviço.
Aposentado da função pública, trabalhou na Autoridade Tributária e Aduaneira (concluiu a vida activa como tesoureiro de Finanças da sua cidade natal), lá continua a morar, dividindo-se com a Madeira (onde hoje está), e para lá vão os nossos parabéns!

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Graciano foi furriel de Santa Isabel e festeja 73 anos em Lamego!

  europeia.

Furriel Graciano
Correia da Silva

O furriel miliciano Graciano Correia da Silva foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 73 anos a 4 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e em Lamego!
Atirador de Cavalaria de especialidade miliar, tirada na Escola Prática de Santarém, também foi Cavaleiro do Norte na vila do Quitexe e na cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - à sua natal terra de Portela, da freguesia de Cambras, nos arredores de Lamego e com o rio Douro aos pés.
Trabalhou sempre na área do vinho do Porto (na área de produção e em quintas da região) e licenciou os seus dois filhos: o neurologista Nuno Mendonça (cientista internacional) e a advogada Helena Isabel Mendonça da Silva (na Póvoa do Varzim).
Mora em Lamego e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Cavaleiros do 1917 e do BCAV. 8423 e jornada de memórias por S. João de Loure!

 

O César, o Noel, o Viegas, o Branco e o Cunha, a 3 de Abril de 2025!
Quinteto que respirou e viveu saudades imensas do Quitexe!

O major Almeida e Brito, em 1968
e com o tenente-coronel António
Amaral, comandante
do BCAV. 1917

O dia 3 de Abril de 2025 foi (é) uma quinta-feira de matar saudades e evocar memórias do Quitexe: em S. João de Loure, ao lado do rio Vouga, entre Águeda e Aveiro, no município de Albergaria-a-Velha.
Por «mobilização» do César, que foi 1º. cabo telegrafista do BCAV. 1917 e «estacionou» pelo Quitexe por dois anos, entre Maio de 1967 e Maio de 1969. Regressou a Portugal no dia 6 de Junho de 1969. Com a CCS da sua unidade.
César era (e é) alcunha militar de José Oliveira, por ela imortalizado até aos dias de hoje. Mora em Matosinhos.
Manuel Branco é de S. João de Loure e pelos chão uíjanos do Quitexe foi 1º. cabo enfermeiro. Atraiu o grupo para o Restaurante Fortaleza, nesta localidade - onde hoje nos achámos. E já não é a primeira vez que o quarteto por lá se encontra.
Joaquim Cunha foi condutor de ambulância e mora no Porto, companheiro continuado das viagens de saudade de César.
Noel João é alentejano do Cercal e por este nome por lá «baptizado». Foi clarim no Quitexe, voltou a Angola depois da sua jornada militar e, como civil, trabalhou na área da veterinária - que continuou em Portugal, pela zona de Coimbra e actualmente, já aposentado, «aquartelado» em Canelas de Anadia.
Dá-se o caso de o Fortaleza ser restaurante a escassos 50 metros da casa (que foi) da família da Amazona Viegas e, daí... e como se imagina, a convocação do furriel Viegas - que foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, herdeiro, 5 anos depois, das virtudes militares do BCAV. 1917, comandado pelo tenente-coronel António Manuel Pinto de Amaral.
Curiosidade interessante: o comandante Almeida e Brito foi, enquanto major, oficial de operações do BCAV. 1917. Chegou ao Quitexe, em rendição individual, a 24 de Janeiro de 1968.
Estas memórias, e outras..., foram hoje lembradas, entre emoções, uma boa ementa gastronómica e cantares alentejanos de Noel João.
Foi um dia bonito, embrulhado de emoções e desfiar de enotivas saudade dos chãos uíjanos de Angola!
Grande abraço para todos!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2025

O 1º. sargento José Claudino Luzia, da CCS, faleceu há 8 anos!

O 1º. sargento José
Claudino F. Luzia

r


O 1º. sargento José Claudino Fernandes Luzia foi chefe da secretaria da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e faleceu há precisamente 8 anos, de doença e na cidade de Amadora.
Natural de Santa Vitória, freguesia da alentejana cidade e município de Beja, lá nasceu a 10 de Dezembro de 1933 e era militar de carreira profissional - que continuou depois do regresso da Angola, a 8 de Setembro de 1975, no final da sua e nossa jornada africana do norte uíjano de Angola.
O comandante do BCAV. 8423 louvou-o porque «sempre se manifestou excepcionalmente competente e trabalhador, nunca se poupando a esforços, trabalhando fora de horas, de forma a que todos os serviços a seu cargo se apresnetassem sempre em dia, certos e feitos com oportunidade», como se lê no livro «História da Unidade».
Atingiu a patente de sargento-mor e, já então aposentado, faleceu de doença, na cidade da Amadora, onde residia.
Hoje e aqui o recordamos, com saudade! RIP!!!

O soldado Costa de Zalala faria 73 anos. Faleceu 2009!

A Fazenda de Zalala
 

Hoje e aqui o recordamos, com saudade! RIP!!!

O soldado José Maria Soares da Costa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e faria 72 anos a 2 de Abril de 2025. 
Infelizmente, faleceu em 2009!
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange e cidaes do Songo e de Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Bondes, lugar da freguesia de Duas Igrejas, do município de Vila Verde. 
Profissionalmente, fez carreira na GNR e faleceu de doença, a 11 de Dezembro de 2009, aos 57 anos e quando prestava serviço no Posto de Freixo, em Ponte de Lima.
Hoje aqui o recordamos. 
RIP!!!

terça-feira, 1 de abril de 2025

José Oliveira foi furriel do Liberato e festeja 74 anos em Águeda !

 da.

José M. Oliveira, furriel
da CCAÇ. 209/RI21
O furriel miliciano Oliveira foi vagomestre da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato, e festeja 74 anos a 1 de Abril de 2025.
A sub-unidade do Liberato foi formada no Regimento de Infantaria nº. 21, em Nova Lisboa (actual Huambo) e era primcipalmente formada por militares da incorporação angolana, porém com alguns quadros europeus. Que normalmente iam em rendição individual. 
Foi o caso do furriel miliciano José Marques de Oliveira, que, mesmo assim, cumpriu 22 meses de comissão - nela tendo dois comandantes: os capitães António Manuel Palma Baracho (oficial do quadro, falecido a 17 de Agosto de 2006) e, depois, o miliciano Victor Correia, que foi de alferes a tenente e depois liderou a companhia do Liberato.
O furriel Oliveira regressou a Portugal e chegou à sua casa da vila do Caramulo, pelas 23 horas da noite de Natal de 1974! 
Ainda a tempo de consoada.
Profissionalmente, fez carreira como quadro da Caixa Geral de Depósitos, e, já aposentado, reside em Águeda. Foi nesta cidade que estudou (foi contemporâneo dos furriéis Neto e Viegas, da CCS), onde trabalhou e familiarmente se radicou, por lá fazendo longas e saudáveis caminhadas diárias, «divididas» com a sua horta caramulana.
Parabéns!

Jerónimo de Sousa foi sapador da CCS e festeja 73 anos em Cinfães !


Jerónimo de Sousa


O soldado Jerónimo de Oliveira Sousa foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 1 de Abril de 2025.
Hoje mesmo!
Sapador de especialidade militar, integrou o pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro e também futebolou durante a sua (e nossa) jornada africana do norte uíjano de Angola, que o (nos) levou ao Quitexe e a Carmona, actual cidade do Uíge, no BC12.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal terra de Chousas, localidade da freguesia de Souselo, do município de Cinfães.
Sabemos que trabalha(ou) na área da construção civil, agora já aposentado, e que por lá continua a viver. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!