CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Os dias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!


Os dias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!

A administração civil do Dange/Quitexe no dia 24
de Setembro de 2019, quando por lá passou o
furriel miliciano Viegas, da CCS do BCAV. 8423

Dia 17


Contra-subversão e 
acção psicológica pelas
bandas do Quitexe !

O dia 17 de Junho de há 50 anos, no distante 1974 de revolução de Abril e com os Cavaleiros do Norte ainda «maçaricos» pelo Uíge angolano, o comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, tenente coronel Almeida e Brito, reuniu com a comunidade civil do Quitexe, no Clube da vila  e «com vista a preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».
Por comunidade civil, entenda-se e citamos o livro «História da Unidade», «os comerciantes e autoridades tradicionais».
O que «sobrava» do edifício do Comando e parada 
do BCAV. 8423, a 24/09/2019. Ao fundo e esquerda,
a Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe
Ao tempo, de resto, fez «variadíssimas reuniões de trabalho» para esse mesmo efeito. E compreendiam-se: havia muitas dúvidas sobre o programa do MFA e muitas mais quanto ao futuro dos residentes, naturais ou principalmente dos cidadãos metropolitanos - os chamados colonos.
O tempo foi também para  «melhorar os itinerários do Sub-Sector», por isso mesmo e de novo citando o «HdU», «entraram em curso a reparação dos itinerários Vista Alegre-Ponte do Dange (na Estrada do Café) e a picada para a Fazenda Santa Isabel».
A Comissão Local de Contra-Subversão reunia normalmente e nesse dia 17 de Junho de 1974 «esteve», com espírito diferente.
Até aí, agia directamente junto das populações, através de acção psicológica e visando influenciar o seu comportamento, no sentido de «promover uma maior fixação no território e de negar o apoio a elementos infiltrados do exterior» - o clássico inimigo, o IN. Era uma espécie de braço civil não armado (com militares) de apoio às Forças Armadas. 

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. De pé, os 1ºs. cabos e
   Almeida, furriel Monteiro e 1º. cabo Hipólito. Em baixo, Aurélio
(Barbeiro), furriel Neto, soldado Manuel Leal da Silva e alferes
António Garcia. Vicente, Almeida,
Leal e Garcia já faleceram. RIP!

DIA 18!

A morte do atirador
Manuel Leal do PELREC!


O soldado Manuel Leal da Silva, Cavaleiro do Norte da CCS,  faleceu, de doença súbita, a 18 de Junho de 2007. 
Atirador de Cavalaria, era um dos poucos militares já casado da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423 e pai, pai pela segunda vez já no decorrer da jornada africana do Uíge angolano. Foi militar sem medos, disciplinado, bom companheiro e sempre colaborante.
A 18 de Junho de 2007 e na sua casa, sentiu-se mal, avisou a mulher que se ia deitar, descansou e levantou-se pouco depois, por se sentir melhor, aproximou-se da mulher e logo caiu, fulminantemente, já morto. Morava em Caxarias, no concelho de Pombal.
Hoje o recordamos com imensa saudade. RIP!!!

Orlando Oliveira


Oliveira, o condutor 
Almeida de zalala, 
faleceu em 2023!


 O soldado Orlando Marques de Oliveira foi condutor-auto da 1ª. CCAV. 8433, a de Zalala, e faleceu a 18 de Junho de 2022.
Há 2 anos!
Natural da vila de Almeida (e por Almeida por Angola conhecido e popularizado), lá nasceu a 20 de Janeiro de 1952 e também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 - no final da comissão de serviço no norte de Angola. 
Fez carreira profissional na Polícia de Segurança Pública (PSP) e, depois de aposentado, fixou residência na terra da sua naturalidade. Onde acabou por falecer.

DIA 19

Camilo de Santa Isabel,

faz 72 anos em Sesimbra !


O soldado Júlio Camilo Ferreira foi  atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 19 de Junho de 2020, em Sesimbra.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passou pelo Quitexe e por Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabanas de Palmela, em Alcácer do Sal.
Actualmente e por informação do furriel miliciao João Dias, sabemos que vive em Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

O comandante Almeida e Brito e os alferes milicianos
 João Machado e Jorge Capela no jantar de Natal de
Aldeia Viçosa (1974) - a 2ª. CCAV. 8423

DIA 20 

A morte do comandante

Carlos Almeida e Brito!


O então tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, faleceu há 21 anos! A 20 de Junho de 2003, de morte súbita.
Aos 76 anos e no decorrer de um passeio turístico a Espanha!
Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito nasceu a 25 de Novembro de 1927 e, na sua carreira militar, atingiu a patente de general. Depois da jornada de Angola, foi, entre outros cargos, comandante da Polícia Militar (a PM, em Lisboa), 2º. comandante da Região Militar Centro (em Coimbra), 2º. comandante geral da GNR e comandante da Região Militar Sul. RIP!!!
- 1974: Início da Operação Castiço DH, na qual participaram todas as subunidades do BCAV. 8423. Foi o dia do primeiro contacto dos Cavaleiros do Norte com a mata do Uíge angolano.
O 1º cabo F. Pires, o «Fecho-eclair» da CCS

Dia 21


Os 72 anos do Pires, o
1º. cabo «Fecho-eclair»

O 1º. cabo Fernando Manuel Martinho Pires, escriturário da CCS do BCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte, festeja 72 anos no dia 21 de Junho de 2024.
O 1º. cabo Pires tornou-se popular com a alcunha de «Fecho-eclair», vá lá saber-se porquê..., e morava em Odivelas, onde regressou a 8 de Setembro de 1975. Residirá na Rua Afonso de Albuquerque. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!
A Irmã Maria Augusta, com o Ricardo ao colo -
filho do alferes Cruz e dra. Margarida. Ao
fundo, vê-se a Capela do Quitexe

Irmã Maria Augusta
morreu há 18 anos!


A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Missão do Quitexe, faleceu a 21 de Junho de 2006, há 18 anos e vítima de doença cancerosa.
Missionária da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte, no Quitexe e continuou em Angola depois da independência.
Veio diversas vezes a Portugal e na última sentiu-se mal. Foi hospitalizada em Lisboa e faleceu algumas semanas, depois, de cancro. RIP!!!
O 1º. sargento A. Fialho Panasco e esposa, no
encontro do BCAV. 8423, a 09/09/1995, em
 Águeda, 20 anos depois do regresso de Angola


DIA 22
Comandante Almeida e Brito com autoridades tradicionais!

O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV 8423, reuniu a 22 de Junho de 1974. há 50 anos, com as autoridades tradicionais do Quitexe.
O objectivo era «preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».

1º. sargento Panasco
morreu há 19 anos !


O 1º. sargento Alexandre Joaquim Fialho Panasco, responsável da secretaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 19 anos, a 22 de Junho de 2005, vítima de doença
 doença cancerosa e aos 70 anos, em Carnaxide. 
«Foi um bom marido e um excelente pai», disse-nos a viúva, há algum tempo.


DIA 23
Nelson Rocha e esposa, Rosa
Lu
ciana no encontro da CCS,
 no 
RC4, a 03/06/2017

Furriel Nelson Rocha 
festeja 72 anos em 
Valadares de Gaia!


O furriel miliciano Nelson dos Remédios da Silva Rocha festeja 72 anos a 23 de Junho de 2024.
Hoje mesmo! 
Especialista de Transmissões, foi Cavaleiro do Norte da CCS eo BCAV. 8423 e jornadeou pela vila do Quitexe (onde festejou 22)  e pela cidade de Carmona - nos chãos do Uíge do norte de Angola.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Santa Marinha, no município de Vila Nova de Gaia.  Profissionalmente, foi técnico comercial e reside em Valadares, também em VN de Gaia.


Hipólito, 1º. cabo do 
PELREC, 72 anos em 
terras de França !

O 1º. cabo Augusto Hipólito, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 71 anos a 23 de Junho de 2023.
Augusto de Sousa Hipólito, de seu nome completo e atirador de Cavalaria de especialidade militar, é natural de Vinhais, em Trás-os-Montes, e morador, ao tempo da missão angolana, na Azinhaga da Flamenga, em Marvila, na cidade de Lisboa, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. 
Há muitos anos emigrado em França e agora já aposentado, reside em Reims, onde trabalhou na área da construção civil. Parabéns para ele! E um grande abraço!  


DIA 24

Furriel João Cardoso
Cardoso, furriel TRMS
de Santa Isabel, festeja
72 anos em Coimbra !

O furriel miliciano João Augusto Martins Cardoso, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 24 de Junho de 2024.
Especialista de transmissões, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, mas também pelo Quitexe e  cidade de Carmona, actual Uíge.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, fixando-se na sua natal vila de Argani. 
Profissionalmente, foi funcionário público e acabou por se radicar na cidade de Coimbra - onde ainda mora, já aposentado e dali se «dividindo» pelas praias da Figueira da Foz, onde tem casa de veraneio e lazer. Ou por visitas às famílias das suas duas filhas
Parabéns, onde quer que esteja nestes dias de festa dos 72 anos!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Alferes José Alberto Almeida festeja 77 anos em Albufeira!


Alferes José Alberto Almeida



Alferes José Alberto 
Almeida festeja 77 anos
em Albufeira!


O alferes miliciano Almeida festeja 77 anos a 14 de Junho de 2024, no Lageado, em Albufeira.

José Alberto Alegria Martins de Almeida chegou ao Quitexe em Julho de 1974 e foi o oficial de reabastecimentos e de Justiça do BCAV. 8423. Natural de Oliveira de Azeméis, já ao tempo vivia em Albufeira e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, terminada a (nossa) jornada africana do norte de Angola. E lá vive, aposentado e gestor de empresas de construção e de turismo.
Parabéns!
- 1974: O Batalhão de Cavalaria 8423, sob comando do tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, «assumiu a responsabilidade operacional da Zona de Acção» a 14 de Junho de 1974, há 50 anos, e ficaram a saber-se que os nomes de código das subunidades estavam todos consignados à letra C.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

A morte do soldado condutor António dos Santos Gonçalves!

Condutores da CCS: José Gomes e Alípio
Canhoto (atrás), Delfim Serra, Manuel
Gonçalves e António S. Gonçalves

O condutor António S.
Gonçalves e o alferes
António Cruz em 2018, 
em Custóias




O soldado condutor António dos Santos Gonçalves, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, faleceu a 24 de Fevereiro de 2024, na sua casa de Quintais de Baixo, em Lamego.
Natural daquela povoação da freguesia de Penude, partiu para Angola a 29 de Maio de 1974 e de lá regressou a 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana pelos chãos do Uíge angolano.
Foi Cavaleiro do Norte do Parque-Auto da CCS, comandado pelo alferes miliciano António Albanio Cruz, jornadeando pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Profissionalmente, trabalhou muitos anos como motorista da Tecnovia e, ao longo da vida, foi sujeito a várias intervenções cirúrgicas à coluna (em 1998 e 2008) e ao estômago e resistiu a um enfarte de miocárdio (em 2021).
Uma semana antes do seu falecimento, foi operado à próstata.
Casado com Laurentina Gonçalves, o casal teve uma filha (que reside no Porto) e duas netas.
O funeral realizou-se no dia 25 de Fevereiro, da casa mortuária para o cemitério de Penude.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A placa comemorativa e as boas razões do encontro da CCS em Tomar!


O 1º. cabo Rodolfo Tomaz, os furriéis milicianos Manuel Machado e Francisco Dias
e o soldado Henrique Esgueira, o organizador do encontro de Tomar 

A placa dos 50 anos da
partida CCS para Angola
                                                                                                                                                                                                                                           Os 50 anos da partida da CCS do BCAV. 8423 para Angola foram assinalados com uma placa especial de especial significado. Entregue a cada um dos 35 militares que participaram.
Aconteceu em Tomar, no último sábado - dia 8 de Junho de 2024 - e evocando a partida de Lisboa para o aeroporto internacional de Luanda, na noite de 29 para 30 de Maio de 1974.
Foi uma excelente dia, caro Henrique Esgueira!
Parabéns!
O Esgueira foi condutor-auto dos Cavaleiros do Norte do Quitexe e sempre foi companheiro dos encontros que, desde 1995 e «inaugurando-se» em Águeda, tem sido organizados, ano após ano, - jornadeando por localidades tão diferentes como Pombal, Penafiel (3 vezes), Águeda (mais 2 vezes), Ferreira do Zêzere, Custóias, Paredes, Santa Margarida (no RC4), Santo Tirso, Gondomar, Mortágua, Braga, Covilhã e Tomar.
Esquecemos alguma?
Desculpem, é da (nossa) idade.
Os 1ºs. cabos Agostinho Teixeira e Porfírio
Malheiro, furriel Viegas e 1. cabo Buraquinho
Justo elogio feito à organização do Henrique Esgueira, destaquemos alguns pontos do encontro de Tomar:
1 - A participação do 1º. cabo Rodolfo Tomaz, que, viajando de Lousada com a família, não se quis esconder das suas fragilidades físicas e viveu um dia feliz e intenso, cheio de abraços sentidos e solidariedade viva dos tantos amigos que gerou por terras dos chãos uíjanos do norte de Angola.
2 - O aparecimento do 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira, pintor do parque-auto. Que está de saúde farta e não víamos desde 1975.
3 - A participação da viúva (Maria Alice), da filha (Vânia Sofia e do neto (GustavoMiguel) do 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, falecido a 21 de Janeiro de 1997, de doença. Quiseram conhecer os companheiros do marido, pai e avô na sua (e nossa) jornada africana.
O neto Guilherme, a viúva  Maria Alice e a
filha Vânia Sofia, familiares de Jorge Vicente
4 - A forma fraterna e emotiva, sempre muito  sensibilizante, como foram vividos e sentidos todos estes momentos deste dia tão especial e que comemorou o meio século da partida dos Cavaleiros do Norte da CCS para 
para Angola.
5 - A intervenção do alferes miliciano António Albano Cruz - o «mais velho» dos participantes do encontro... , sensibilizando os participantes para os valores da solidariedade, da memória, do companheirismo e da paz. E para a emoção do momento que todos partilharam, nas cerimónias da Igreja de Santa Maria do Olival e no convívio da Quinta do Café.
6 - As mensagens do capitão Acácio Carreira Luz e do sargento Alcides Eira, que não puderam estar mas se associaram a este histórico encontro de Tomar. Foram lidas pelo furriel miliciano José Augusto Monteiro. E fartamente aplaudidas.
7 - A oferta do furriel miliciano Francisco José Brogueira Dias, vagomestre de especialidade, aos participantes do encontro: uma moeda de 2 euros comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Não é todos os dias que se fazem histórias de 50 anos!!! 

Os dias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 de 10 a 16 de Junho!

 


Os dias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423 da semana de 10 
a 16 de Junho:

Capitão José M Cruz e comandante A. Brito


- DIA 10
DE JUNHO!

- 1974,
há 50 anos! 
Chegada da 2ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, a Aldeia Viçosa - vila onde se aquartelou, com destacamento na Fazenda Luisa Maria. 
Rodava do Campo Militar do Grafanil onde, voando de Lisboa, tinha chegado no dia 4 de Junho antrior. No mesmo dia, lá esteve o comandante Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel e em visita de natureza operacional.
A 2ª. CCAV. 8423 viria a deixar Aldeia Viçosa e rodar para a cidade de Carmona no dia 26 de Abril de 1975, 10 meses depois e quando se aquartelou no BC12.
 
Agostinho M.
Moreira


Moreira da Zalala,
o bruxo de Rio Moinhos
faria 72 anos !

O soldado Agostinho Mendes Moreira, dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala, faria 72 anos a 10 de Junho de 2024. Faleceu, infelizmente assassinado, a 22 de Outubro de 2009, aparecendo morto, barbaramente espancado, aos 57 anos e no decorrer de um assalto à sua residência, com roubo de avultada quantia em dinheiro. Casa onde morava com um irmão, ambos solteiros e este também fortemente agredido.
Era nacionalmente conhecido como o Bruxo de Rio Moínhos e os assassinos foram duramente condenados a penas de prisão pelos Tribunal de Penafiel, em 2011: um a 20 e dois a 19 anos.  Outros três acusados, foram condenados a penas de oito, sete e seis anos.
RIP!!!

José G. Nunes
(Valetas)

Nunes, o Valetas
Zalala, faria 
72 anos !
Faleceu em 2028!

O soldado José Gonçalves Nunes, da 1ª. CCAV. 8423, faria hoje 72 anos, dia 10 de Junho de 2024, mas faleceu a 23 de Maio de 2018.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e por Zalala popularizado como Valetas, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal a 9 de Setembro de 1975, a Castelo Branco. Por lá fez parte da sua profissional e familiar - casado e com dois filhos (um casal). Faleceu de doença cancerosa. RIP!!!

Capitão José P. Fernandes



- DIA 11
DE JUNHO!

- 1974: A 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo de Oliveira Fernandes, rodou do Campo Militar do Grafanil para a Fazenda Santa Isabel, no Uíge angolano, a 11 de Junho de 1974. 
Há precisamente 50 anos!
De lá saiu a 10 de Dezembro de 1974, meio ano depois - quando rodou para a vila do Quitexe. Depois, a 6 de Junho de 1975, rodou para a cidade de Carmona e instalou-se no Comando do Sector do Uíge (CSU).
- O comandante Almeida e Brito visitou a BCAÇ. 4145, aquartelada em Vista Alegre, e a CCAÇ. 209, na Fazenda do Liberato - ambas adidas ao BCAV. 8423.
Cap. Castro Dias



- DIA 12
DE JUNHO!

- 1974: O comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria, deslocou-se a Carmona, ao Comando do Sector do Uíge (CSU), para «estabelecer contactos operacionais».
- 1975: A 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias, concluiu a sua rotação para a cidade de Carmona no dia a 12 de Junho de 1975. Começara no dia 6 e rodada do Songo - depois de também ter estado em Vista Alegre/Ponte do Dange e Fazenda de Zalala.


Alfredo Coelho (Buraquinho) e
Joaquim Moreira (1974/75)
- DIA 13
DE JUNHO!

Moreira, o maqueiro, faz
72 anos em Penafiel!

O soldado Joaquim Ribeiro Moreira, da CCS do BCAV. 8423, a da vila do Quitexe, festeja 72 anos a 13 de Junho de 2024.
Cavaleiro do Norte com a especialidade militar de maqueiro, também passou pela cidade de Carmona (e pelo BC12) e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à Rua da Ponte Nova, do lugar de Outeiro, na penafidelense freguesia de Duas Igrejas.
Empresário do sector dos transportes pesados, organizou o encontro da CCS de 2019, em Rans (Penafiel).

Alferes JA Almeida
- DIA 14
DE JUNHO!
Alferes Almeida, 77
anos em Albufeira!

O alferes miliciano Almeida festeja 77 anos a 14 de Junho de 2024, no Lageado, em Albufeira.

José Alberto Alegria Martins de Almeida chegou ao Quitexe em Julho de 1974 e foi o oficial de reabastecimentos e de Justiça do BCAV. 8423. Natural de Oliveira de Azeméis, já ao tempo vivia em Albufeira e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, terminada a (nossa) jornada africana do norte de Angola. E lá vive, aposentado e gestor de empresas de construção e turismo.
- 1974: O Batalhão de Cavalaria 8423, sob comando do tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, «assumiu a responsabilidade operacional da Zona de Acção» a 14 de Junho de 1974, há 50 anos, e ficaram a saber-se que os nomes de código das subunidades estavam todos consignados à letra C.

Baptista de Zalala, 72
anos em Ponte de Lima!

O 1º. cabo Joaquim Fernandes Baptista, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja 72 anos a 14 de Junho de 2024.
Atirador de Cavalaria, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua residência do lugar de Vinha Nova, freguesia de Beiral, em Ponte de Lima. Pouco mais dele sabemos, a não ser que, e segundo informação do furriel miliciano João Dias, que lá continuará a viver. Para ele, vai o nosso abraço de parabéns!  
João Oliveira
em 2017

Oliveira de Aldeia 
Viçosa faz 72 anos na 
Póvoa do Varzim !

O soldado João da Silva Oliveira foi condutor auto-rodas da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 14 de Junho de 2021.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, também passou pela cidade de Carmona e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua casa do lugar de Penela, freguesia de Beiriz, no concelho da Póvoa de Varzim. Por lá fe(a)z a vida pessoal e profissional e para lá vai o nosso abraço de felicitações! 
Parabéns!
Cap. Raúl Corte-Real
Cap. Victor Almeida


- DIA 15
DE JUNHO!

O comandante Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria, convocou, a 15 de Junho de 1974, um sábado de há precisamente 50 anos, «a primeira reunião de Comandos». e
A reunião envolveu os comandantes de todas as seis companhias dos Cavaleiros do Norte  - as quatro de Cavalaria, as do BCAV. 8423 (a do Quitexe, a de Zalala, a de Aldeia Viçosa e da Fazenda Santa Isabel), e, ambas adidas, as duas de infantaria - a CCAÇ. 209/RI 21, da Fazenda do Liberato e do capitão miliciano Victor Corrêa de Almeida, e a CCAÇ. 4145, a de Vista Alegre, do capitão miliciano Raúl Corte-Real.
.
Gabriel Morais
Gabriel de Santa Isabel,
72 anos em Sacavém !

O soldado Gabriel José de Figueiredo Morais foi condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 15 de Junho de 2024.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, também jornadeou pelo Quitexe e por Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro, à sua casa do Casal da Vinha, no Catujal, do município de Loures.
Profissionalmente, trabalhou como mecânico na Companhia Portuguesa de Trefilaria e até voltou a Angola, em trabalho, em 2014.
M
- DIA 16
DE JUNHO!
 
- 1975: Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 encararam com grande expectativa a Cimeira de Nairobi, entre o MPLA, a FNLA e a UNITA e que começou a 16 de Junho de 1975. Há 49 anos! 

domingo, 9 de junho de 2024

As memórias dos Cavaleiros do Norte da CCS que já partiram...

 

As Amazonas do Norte da CCS no encontro de 8 de Junho de 2024

A evocação dos mortos da CCC foi
lida pelo (ex-furriel José Monteiro


A evocação dos mortos foi um emotivo momento da celebração dos 50 anos da partida da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 para Angola.
O momento ocorreu durante a missa celebrada pelo padre Leopoldo de Sousa Soares, na Igreja de Santa Maria dos Olivais e a leitura foi feita pelo (ex-furriel) José Augsto Monteiro.
Ontem, na Igreja de Santa Maria dos Olivais, em Tomar.
A lista é a seguinte, admitindo-se que, muito provavelmente, esteja incompleta.

CLASSE DE
OFICIAIS


- Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito. Tenente-coronel e comandante do Batalhão. Faleceu a 20 de Junho de 2003. Era general e tinha 76 anos.
- José Luís Jordão Ornelas Monteiro. Era 2º. comandante, mas não seguiu para Angola. Morreu a 16 de Julho de 2011, em Lisboa, aos 80 anos. Era coronel.
- António Martins de Oliveira. Capitão e comandante da CCS. Data e razão desconhecida.
- José Paulo Montenegro Mendonça Falcão. Capitão e oficial de operações. A 9 de Dezembro de 2019, aos 77 anos e em Coimbra, de doença. Era tenente-coronel aposentado.
Henrique Nunes  Esgueira, à
esquerda e com o estandarte, 
foi o organizador do encontro
- Manuel Soares Cipriano Leal. Capitão miliciano médico. A 10 de Abril de 2020, aos 92 anos, de doença e na Póvoa do Varzim.

- Eloy Borges da Cunha Mora. Tenente e Adjunto do Comandante da CCS. Faleceu a 21/4/1993, com 67 anos, em Lisboa. Era do Pombal.
- António Manuel Garcia. Alferes miliciano de Operações Especiais. Faleceu de acidente, a 2 de Novembro de 1979, aos 27 anos. Era de Carrazeda de Ansiães e agente da PJ. Morava em Vila Nova de Gaia.
- José Leonel Pinto de Aragão Hermida. Alferes miliciano de Transmissões. A 16 de Janeiro de 2023, aos 76 anos, de doença e na Figueira da Foz.
- José Ferreira de Almeida. Alferes miliciano capelão. A 2 de Março de 1995, os 51 anos e de doença, em Viseu. Era professor, depois de abandonar o sacerdócio.


CLASSE DE 
SARGENTOS

- Luís Ferreira Leite Machado. Sargento Ajudante. Faleceu a 12 de Julho de 2000, em Évora. Tinha 80 anos.
- José Claudino Fernandes Luzia. 1º. Sargento, a 2 de Abril de 2017 aos 84 anos, de doença e na Amadora. Era sargento-mor.
- Joaquim Augusto Loio Farinhas, de Amarante. Furriel miliciano sapador. Faleceu a 14 de Julho de 2005, de doença, em Amarante e aos 53 anos.
- Luís João Ramalho Mosteias. Furriel miliciano sapador. A 5 de Fevereiro de 2013, aos 61 anos, de doença. Vivia em Vila Nova de Santo André.

O neto, a viúva e a filha do 1º. cabo
Jorge Vicente, ontem e em Tomar

CLASSE DE
PRAÇAS

- Joaquim Figueiredo de Almeida. 1º. cabo atirador de Cavalaria. Faleceu a 28 de Fevereiro de 2009, aos 59 anos, de doença. Era de Pedrogão de S. Pedro, em Penamacor.
- António Carlos Fernandes de Medeiros. 1º. cabo operador cripto. Faleceu a 10 de Abril de 2003, de doença. No Porto, aos 51 anos.
- Jorge Luís Domingos Vicente. 1º. cabo atirador de Cavalaria. Faleceu a 25 de Janeiro de 1997, por doença, aos 45 anos. Em Vila Moreira (Alcanena).
A viúva, a filha Vânia e o neto Guilherme estiveram no enconro de ontem, em Tomar - ver a foto.
- Carlos Alberto de Jesus Mendes, 1º. cabo mecânico electricista. Faleceu a 21 de Abril de 2010, aos 58 anos. Morava em Lisboa, nos Prazeres.

- Jorge Manuel de Sousa Pinho. 1º. cabo escriturário. Faleceu de doença, a 19 de Abril de 2003, no Porto. Aos 51 anos e de doença.
- José Adriano Nunes Louro, 1º. cabo sapador. Faleceu a 23/7/2008, aos 56 anos. Era de Tomar.
- Manuel Augusto da Silva Marques, 1º. cabo carpinteiro. De Esmoriz (Ovar). A 1 de Novembro de 2012, morte súbita, aos 60 anos.
- Damião Augusto das Neves Viana, 1º. cabo escriturário. A 21 de Fevereiro de 2021, de doença e em Vila Nova de Gaia.
- Fernando Manuel Soares, 1º. cabo atirador, do PELREC. Em Abril de 2018, de doença e no Laranjeiro (Almada).
- José Gomes Coelho, soldado sapador. Faleceu a 13 de Maio de 2007, com 55 anos, de doença. Morava em Oldrões da Calçada, em Penafiel.
- Armindo Domingos Gomes, soldado atirador de Cavalaria. A 3 de Setembro de 1989, aos 47 anos, em Á-dos-Cunhados (Torres Vedras).
- António do Rosário Picote, soldado condutor, do Parque-Auto. A 12 de Agosto de 2018, aos 66 anos, de doença e em Óbidos.
- Manuel Leal da Silva, soldado atirador de Cavalaria, do PELREC. Faleceu a 18 de Junho de 2007. De doença súbita, em Pombal, aos 54 anos.
- Carlos Alberto Morais da Silva, soldado cortador (da cozinha). Faleceu a 12 de Janeiro de 1990, com 48 anos, em Chaves.
- Alcino Fernandes Pereira, soldado cozinheiro. Morreu a 25 de Junho de 1994, aos 52 anos, em Idanha (Sintra). Era de Mortágua.
- Manuel Augusto Nunes, o Amarante, soldado sapador. Morreu a 24 de Maio de 2000, de doença, em Telões, Amarante. Tinha 53 anos
- João Manuel Pires Messejana, soldado atirador. Faleceu a 27 de Novembro de 2009, em Lisboa, de doença, aos 57 anos.
- Graciano do Purificação Queijo, soldado clarim e ajudante e cozinha. Era de Vinhais e, sem família, morava num lar em Samora Correia. Faleceu a 30 de Outubro de 2013. Aos 61 anos.
- Albino dos Anjos Ferreira, 1º. cabo atirador de Cavalaria do PELREC. Era de Ferreira do Zêzere e faleceu a 23 de Janeiro de 2017, aos 64 anos, em Almargem do Bispo, na Amadora.
- António Clara Pereira, soldado mecânico. Faleceu a 21/02/2018, de doença, aos 67 anos e em Mação.
- Manuel da Costa Vieira, 1º. cabo clarim. De morte súbita e a 6 de Dezembro de 2023. Aos 71 anos. Era de Penafiel.
- António dos Santos Gonçalves, soldado condutor-auto. De doença e em Lamego.

CIVIS


- António Albino Vieira Martins Capela. Padre do Quitexe. A 27 de Abril de 2023, de doença e em Barcelos. Era professor, deixara o sacerdócio e tinha 81 anos.
- Irmã Maria Augusta, Maria Augusta Vieira Martins, irmã de sangue do padre Albino Capela, de doença e em Lisboa. Tinha ficado em Carmona, quando o irmão veio embora. Faleceu a 21 de Junho de 2006, aos 73 anos.