CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Os dias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!


Os dias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423, de 17 a 24 de Junho!

A administração civil do Dange/Quitexe no dia 24
de Setembro de 2019, quando por lá passou o
furriel miliciano Viegas, da CCS do BCAV. 8423

Dia 17


Contra-subversão e 
acção psicológica pelas
bandas do Quitexe !

O dia 17 de Junho de há 50 anos, no distante 1974 de revolução de Abril e com os Cavaleiros do Norte ainda «maçaricos» pelo Uíge angolano, o comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, tenente coronel Almeida e Brito, reuniu com a comunidade civil do Quitexe, no Clube da vila  e «com vista a preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».
Por comunidade civil, entenda-se e citamos o livro «História da Unidade», «os comerciantes e autoridades tradicionais».
O que «sobrava» do edifício do Comando e parada 
do BCAV. 8423, a 24/09/2019. Ao fundo e esquerda,
a Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe
Ao tempo, de resto, fez «variadíssimas reuniões de trabalho» para esse mesmo efeito. E compreendiam-se: havia muitas dúvidas sobre o programa do MFA e muitas mais quanto ao futuro dos residentes, naturais ou principalmente dos cidadãos metropolitanos - os chamados colonos.
O tempo foi também para  «melhorar os itinerários do Sub-Sector», por isso mesmo e de novo citando o «HdU», «entraram em curso a reparação dos itinerários Vista Alegre-Ponte do Dange (na Estrada do Café) e a picada para a Fazenda Santa Isabel».
A Comissão Local de Contra-Subversão reunia normalmente e nesse dia 17 de Junho de 1974 «esteve», com espírito diferente.
Até aí, agia directamente junto das populações, através de acção psicológica e visando influenciar o seu comportamento, no sentido de «promover uma maior fixação no território e de negar o apoio a elementos infiltrados do exterior» - o clássico inimigo, o IN. Era uma espécie de braço civil não armado (com militares) de apoio às Forças Armadas. 

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. De pé, os 1ºs. cabos e
   Almeida, furriel Monteiro e 1º. cabo Hipólito. Em baixo, Aurélio
(Barbeiro), furriel Neto, soldado Manuel Leal da Silva e alferes
António Garcia. Vicente, Almeida,
Leal e Garcia já faleceram. RIP!

DIA 18!

A morte do atirador
Manuel Leal do PELREC!


O soldado Manuel Leal da Silva, Cavaleiro do Norte da CCS,  faleceu, de doença súbita, a 18 de Junho de 2007. 
Atirador de Cavalaria, era um dos poucos militares já casado da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423 e pai, pai pela segunda vez já no decorrer da jornada africana do Uíge angolano. Foi militar sem medos, disciplinado, bom companheiro e sempre colaborante.
A 18 de Junho de 2007 e na sua casa, sentiu-se mal, avisou a mulher que se ia deitar, descansou e levantou-se pouco depois, por se sentir melhor, aproximou-se da mulher e logo caiu, fulminantemente, já morto. Morava em Caxarias, no concelho de Pombal.
Hoje o recordamos com imensa saudade. RIP!!!

Orlando Oliveira


Oliveira, o condutor 
Almeida de zalala, 
faleceu em 2023!


 O soldado Orlando Marques de Oliveira foi condutor-auto da 1ª. CCAV. 8433, a de Zalala, e faleceu a 18 de Junho de 2022.
Há 2 anos!
Natural da vila de Almeida (e por Almeida por Angola conhecido e popularizado), lá nasceu a 20 de Janeiro de 1952 e também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 - no final da comissão de serviço no norte de Angola. 
Fez carreira profissional na Polícia de Segurança Pública (PSP) e, depois de aposentado, fixou residência na terra da sua naturalidade. Onde acabou por falecer.

DIA 19

Camilo de Santa Isabel,

faz 72 anos em Sesimbra !


O soldado Júlio Camilo Ferreira foi  atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 19 de Junho de 2020, em Sesimbra.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passou pelo Quitexe e por Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabanas de Palmela, em Alcácer do Sal.
Actualmente e por informação do furriel miliciao João Dias, sabemos que vive em Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

O comandante Almeida e Brito e os alferes milicianos
 João Machado e Jorge Capela no jantar de Natal de
Aldeia Viçosa (1974) - a 2ª. CCAV. 8423

DIA 20 

A morte do comandante

Carlos Almeida e Brito!


O então tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, faleceu há 21 anos! A 20 de Junho de 2003, de morte súbita.
Aos 76 anos e no decorrer de um passeio turístico a Espanha!
Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito nasceu a 25 de Novembro de 1927 e, na sua carreira militar, atingiu a patente de general. Depois da jornada de Angola, foi, entre outros cargos, comandante da Polícia Militar (a PM, em Lisboa), 2º. comandante da Região Militar Centro (em Coimbra), 2º. comandante geral da GNR e comandante da Região Militar Sul. RIP!!!
- 1974: Início da Operação Castiço DH, na qual participaram todas as subunidades do BCAV. 8423. Foi o dia do primeiro contacto dos Cavaleiros do Norte com a mata do Uíge angolano.
O 1º cabo F. Pires, o «Fecho-eclair» da CCS

Dia 21


Os 72 anos do Pires, o
1º. cabo «Fecho-eclair»

O 1º. cabo Fernando Manuel Martinho Pires, escriturário da CCS do BCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte, festeja 72 anos no dia 21 de Junho de 2024.
O 1º. cabo Pires tornou-se popular com a alcunha de «Fecho-eclair», vá lá saber-se porquê..., e morava em Odivelas, onde regressou a 8 de Setembro de 1975. Residirá na Rua Afonso de Albuquerque. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!
A Irmã Maria Augusta, com o Ricardo ao colo -
filho do alferes Cruz e dra. Margarida. Ao
fundo, vê-se a Capela do Quitexe

Irmã Maria Augusta
morreu há 18 anos!


A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Missão do Quitexe, faleceu a 21 de Junho de 2006, há 18 anos e vítima de doença cancerosa.
Missionária da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte, no Quitexe e continuou em Angola depois da independência.
Veio diversas vezes a Portugal e na última sentiu-se mal. Foi hospitalizada em Lisboa e faleceu algumas semanas, depois, de cancro. RIP!!!
O 1º. sargento A. Fialho Panasco e esposa, no
encontro do BCAV. 8423, a 09/09/1995, em
 Águeda, 20 anos depois do regresso de Angola


DIA 22
Comandante Almeida e Brito com autoridades tradicionais!

O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV 8423, reuniu a 22 de Junho de 1974. há 50 anos, com as autoridades tradicionais do Quitexe.
O objectivo era «preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA».

1º. sargento Panasco
morreu há 19 anos !


O 1º. sargento Alexandre Joaquim Fialho Panasco, responsável da secretaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 19 anos, a 22 de Junho de 2005, vítima de doença
 doença cancerosa e aos 70 anos, em Carnaxide. 
«Foi um bom marido e um excelente pai», disse-nos a viúva, há algum tempo.


DIA 23
Nelson Rocha e esposa, Rosa
Lu
ciana no encontro da CCS,
 no 
RC4, a 03/06/2017

Furriel Nelson Rocha 
festeja 72 anos em 
Valadares de Gaia!


O furriel miliciano Nelson dos Remédios da Silva Rocha festeja 72 anos a 23 de Junho de 2024.
Hoje mesmo! 
Especialista de Transmissões, foi Cavaleiro do Norte da CCS eo BCAV. 8423 e jornadeou pela vila do Quitexe (onde festejou 22)  e pela cidade de Carmona - nos chãos do Uíge do norte de Angola.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Santa Marinha, no município de Vila Nova de Gaia.  Profissionalmente, foi técnico comercial e reside em Valadares, também em VN de Gaia.


Hipólito, 1º. cabo do 
PELREC, 72 anos em 
terras de França !

O 1º. cabo Augusto Hipólito, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 71 anos a 23 de Junho de 2023.
Augusto de Sousa Hipólito, de seu nome completo e atirador de Cavalaria de especialidade militar, é natural de Vinhais, em Trás-os-Montes, e morador, ao tempo da missão angolana, na Azinhaga da Flamenga, em Marvila, na cidade de Lisboa, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. 
Há muitos anos emigrado em França e agora já aposentado, reside em Reims, onde trabalhou na área da construção civil. Parabéns para ele! E um grande abraço!  


DIA 24

Furriel João Cardoso
Cardoso, furriel TRMS
de Santa Isabel, festeja
72 anos em Coimbra !

O furriel miliciano João Augusto Martins Cardoso, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 24 de Junho de 2024.
Especialista de transmissões, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, mas também pelo Quitexe e  cidade de Carmona, actual Uíge.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, fixando-se na sua natal vila de Argani. 
Profissionalmente, foi funcionário público e acabou por se radicar na cidade de Coimbra - onde ainda mora, já aposentado e dali se «dividindo» pelas praias da Figueira da Foz, onde tem casa de veraneio e lazer. Ou por visitas às famílias das suas duas filhas
Parabéns, onde quer que esteja nestes dias de festa dos 72 anos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário