domingo, 8 de julho de 2012

1 342 - Cavaleiros do Norte abandonam definitivamente o Quitexe

Capitão miliciano Fernandes (1º. plano) e 1º. sargento
 Marchã, 
chefe da secretaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel (1974/75)


A saída da 3ª. CCAV. 8423 do Quitexe concluiu-se a 8 de Julho de 1975, hoje se completam 37 anos. Ali tinha chegado a 10 de Dezembro de 1974, vindos da fazenda Santa Isabel - onde se tinha instalado a 11 de Junho do mesmo ano. Foram a última guarnição militar portuguesa nestes dois pontos do Uíge angolano.
A saída da CCS (a 2 de Março de 1975) coincidiu com graves problemas entre os elementos da FNLA e do MPLA, depois também da UNITA, e a guarnição comandada pelo capitão José Paulo Fernandes por lá passou momentos menos agradáveis, servindo de mediador entre os movimentos - que mais facilmente davam ao gatilho que à palavra. Mais rapidamente disparavam que discutiam ideias, disputando palmo a palmo a sua eventual superioridade militar.
A acção do capitão Fernandes viria a ser sublinhada no louvor final de campanha, publicado na Ordem de Serviço nº. 174, dando conta do período da «eclosão dos graves acontecimentos de confronto armado entre os movimentos de libertação, na área do Quitexe».
A esse tempo, «o desequilíbrio» de forças era notório, mas os bravos cavaleiros de Santa Isabel, sob comando do capitão miliciano José Paulo Fernandes, «garantiram o cabal cumprimento da missão» que lhe estava atribuída. Até 8 de Julho de 1975, quando disseram adeus definitivo ao Quitexe.

- «O Quitexe a ferro e fogo»,
ver AQUI e AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário