Estrela, Medeiros (já falecido), Miguel, Damião e
Vasco, 5 Cavaleiros do Norte há 38 anos, em Luanda!
Os mancebos eram todos 1º. cabos e de boas especialidades, das que não batiam com o cabedal no mato. Gente boa, como se veria por toda a comissão. Operadores criptos, eram o Estrela e o Medeiros - ali os dois do lado esquerdo. Escriturários, o Miguel, o Damião e o Vasco, us outros três.
O Miguel, registando o momento e em carta para a família, dá conta que os bem dispostos mancebos estão «num restaurante a comer búzios, arroz de marisco e camarão e a beber umas cervejas da ordem». Assim mesmo, sem tirar nem pôr. Acrescenta o Miguel que tal comezaina decorria «às 3 horas da manhã, no inverno e com um calor medonho». Inverno d´Angola, bem entendido!
A rapaziada tinha chegado a Luanda no dia 30 de Maio e «acampado« no Grafanil, onde fazíamos vésperas de partir para o desconhecido Quitexe, lá do norte de Angola. E, então, melhor vida não podia deixar de ser este forrobodó gastronómico, bem disposto, descontraído e até irreverente. Ou não fossem jovens de 21 para 22 anos, com a alegria e espontaneidade de quem tem toda a vida pela frente e a sonha venturosa.
- ESTRELA. João Francisco Lavadinho Estrela, 1º. cabo operador-cripto. Trabalha na Amadora, no ramo imobiliário.
- MEDEIROS. António Carlos Fernandes de Medeiros, 1º. cabo operador-cripto. Já falecido, a 10 de Abril de 2003, vítima de doença.
- MIGUEL. Miguel Soares Teixeira, 1º. cabo escriturário. Aposentado e residente na Senhora da Hora, trabalhou na Siderurgia e na Ambar.- DAMIÃO. Damião Augusto das Neves Viana, 1º. cabo escriturário. É de Gondomar.
- VASCO. Vasco de Araújo de Sousa Vieira, 1º. cabo escriturário. Comercial na área dos acessórios de automóvel, no Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário