segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

3 019 - Comício da FNLA em Aldeia Viçosa, incidentes com o MPLA

Comício a FNLA em Aldeia Viçosa (em cima). Pavilhão dos futuros furriéis 
milicianos do Batalhão de Cavalaria 8423, em Santa Margarida (em baixo)



A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) realizou um comício em Aldeia Viçosa, para mostrar as suas ideias políticas ao povos da zona. O movimento de Holden Roberto tinha aberto a delegação dias antes (a 26 de Janeiro), quando também quis fazer um comício com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), para o qual «não houve entendimento», obrigando à intervenção das Forças Armadas Portuguesas, «em situação apaziguadora, que se conseguiu» - como reporta o Livro da Unidade.
A imagem (do furriel António Carlos Letras, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) é desse dia 26 de Janeiro e, a 2 de Fevereiro de 1975 - hoje se fazem 40 anos  - no comício do movimento de Holdem Roberto registaram-se «incidentes entre MPLA e FNLA, rapidamente sanados pelas NT».  
Um ano antes, em Santa Margarida e no RC4, os futuros Cavaleiros do Norte faziam a sua preparação para a jornada africana de Angola - que decorria desde 7 de Janeiro, altura do «encontro da maioria do pessoal do futuro Batalhão», no Destacamento do RC4.
A apresentação «foi informal», tendo os contactos mais formais começado no dia seguinte, às 9 horas da manhã, numa «reunião de trabalho em que estiveram presentes os quadros do BCAV.». 
A palestra que a precedeu serviou para o comandante Almeida e Brito expressasr «os princípios e hábitos de vida que teriam nortear a vida do BAV, durante o tempo em que, como unidade constituída, vivesse no RC4 e na RMA».
Foi isto há um pouco mais de 41 anos!



Sem comentários:

Enviar um comentário