sábado, 31 de março de 2018

4 081 - Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 nos patrulhamentos mistos a Úcua

Grupo de Cavaleiros do Norte do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV.  8423,
momentos antes da saída, do Quitexe, para mais uma missão operacional
Ruínas da Fazenda Maria Emília (abandonada), na estrada
 do café e à saída de Úcua. Foto do 1º. cabo Carlos Alberto
 Ferreira, de Zalala, a 15 de Dezembro de 2012



Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, participaram nos patrulhamentos mistos a Úcua que se realizaram a 3 de Março de 1975.
Ao tempo, e por todo este mês de há 43 anos, «os contactos com os movimen-
tos eram feitos diariamente e concretiza-
Úcua, entrada da vila, na Estrada da Café
dos em reuniões de Estado Maior (EM) em conjunto e às quartas-feiras» e o livro «História da Unidade» refere que «tem-se verificado uma boa aceitação das medidas militares tomadas», o que «tem sido a origem do clima de paz que se vive no distrito».
A equipa de trabalho, de resto, e ainda segundo o HdU, «constituiu-se em exemplo para terceiros, pelo que  a mesma tem até sido itinerante». Foi dentro desse contexto que «houve contactos, a vários níveis, com os Movimentos das áreas de Salazar Quibaxe e Úcua». Este último, relata o «HdU», foi «caracterizado por um patrulhamento conjunto, com forças do Esquadrão de Cavalaria 401 e da 2ª. CCAV. 8423, que se realizou a 31 de Março».
«A tensão desce em Luanda»,
noticiava o Diário de Lisboa
 de 31 de Março de 1975

Violações ao cessar-fogo
e tiroteio em Luanda

O dia 31 de Março, uma segunda-feira e pelas bandas de Luanda, registou «um tiroteio na avenida do Brasil, onde se situa a sede da FNLA». E, nas últimas 48 horas, tinham-se registado violações do cessar fogo assinado dias antes. 
Estas violações, todavia, e segundo relato de José António Salvador, o enviado especial do Diário de Lisboa, «não prejudicam o regresso à normalidade, ou à quase normalidade, embora se pressinta uma estado latente de tensão».
O recolher obrigatório fora levantado no sábado anterior (da 29) e no domingo as estações de rádio puderam retomar a sua programação normal. «Só a Emis-
sora Oficial ficou excluída deste regime, pelo que apenas poderá difundir as notícias constantes dos comunicados oficiais», relata o enviado especial do DL.
Jerónimo O.
de Sousa (?)

Jerónimo, sapador, 66
anos em Cinfães!

O soldado sapador Jerónimo, da CCS dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, festeja 66 anos a 1 de Abril de 2018.
Natural do lugar de Chousa, da freguesia de Souselo, concelho de Cinfães, Jerónimo de Oliveira Sousa lá voltou a 8 de Setembro de 1975 e por lá vive, trabalhando na área da construção civil. Para lá e para ele, vão as nossas felicitações, com o desejo de que possa festejar muitos mais e felizes anos. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário