Grupo de Cavaleiros do Norte do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV. 8423, momentos antes da saída, do Quitexe, para mais uma missão operacional |
Ruínas da Fazenda Maria Emília (abandonada), na estrada do café e à saída de Úcua. Foto do 1º. cabo Carlos Alberto Ferreira, de Zalala, a 15 de Dezembro de 2012 |
Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, participaram nos patrulhamentos mistos a Úcua que se realizaram a 3 de Março de 1975.
Ao tempo, e por todo este mês de há 43 anos, «os contactos com os movimen-
tos eram feitos diariamente e concretiza-
Úcua, entrada da vila, na Estrada da Café |
A equipa de trabalho, de resto, e ainda segundo o HdU, «constituiu-se em exemplo para terceiros, pelo que a mesma tem até sido itinerante». Foi dentro desse contexto que «houve contactos, a vários níveis, com os Movimentos das áreas de Salazar Quibaxe e Úcua». Este último, relata o «HdU», foi «caracterizado por um patrulhamento conjunto, com forças do Esquadrão de Cavalaria 401 e da 2ª. CCAV. 8423, que se realizou a 31 de Março».
«A tensão desce em Luanda», noticiava o Diário de Lisboa de 31 de Março de 1975 |
Violações ao cessar-fogo
e tiroteio em Luanda
O dia 31 de Março, uma segunda-feira e pelas bandas de Luanda, registou «um tiroteio na avenida do Brasil, onde se situa a sede da FNLA». E, nas últimas 48 horas, tinham-se registado violações do cessar fogo assinado dias antes.
Estas violações, todavia, e segundo relato de José António Salvador, o enviado especial do Diário de Lisboa, «não prejudicam o regresso à normalidade, ou à quase normalidade, embora se pressinta uma estado latente de tensão».
O recolher obrigatório fora levantado no sábado anterior (da 29) e no domingo as estações de rádio puderam retomar a sua programação normal. «Só a Emis-
sora Oficial ficou excluída deste regime, pelo que apenas poderá difundir as notícias constantes dos comunicados oficiais», relata o enviado especial do DL.
Jerónimo O. de Sousa (?) |
Jerónimo, sapador, 66
anos em Cinfães!
O soldado sapador Jerónimo, da CCS dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, festeja 66 anos a 1 de Abril de 2018.
Natural do lugar de Chousa, da freguesia de Souselo, concelho de Cinfães, Jerónimo de Oliveira Sousa lá voltou a 8 de Setembro de 1975 e por lá vive, trabalhando na área da construção civil. Para lá e para ele, vão as nossas felicitações, com o desejo de que possa festejar muitos mais e felizes anos. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário