O 1º. cabo Alfredo Coelho (Buraquinho) e o soldado maqueiro Joaquim Moreira (1974) |
O BCAV. 8423, no RC4, recebeu mais três novos militares a 7 de Março de 1975: dois para a CCS e um para a 2ª. CCAV. 8423.
O dia, uma 5ª.-feira, foi tempo de se saber, pela leitura do jornal «Diário de Lisboa», da morte de mais dois militares em Angola, para onde proxima-mente iriam partir os Cavaleiros do Norte: o furriel miliciano António dos Reis Morais, natural do Barco, na Covilhã (de aci-
dente de viação), e o 1º. cabo Samuel Silva de Faria Quinta, madeirense da Ribeira Brava. E um outro na Guiné: Bacar Demba, do recruta-
mento local, natural de Aldeia Formosa.
Os três novos Cavaleiros do Norte, apresen-
Notícia do Diário de Lisboa com a morte de 3 militares |
CCS, a Companhia do Quitexe
- Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo analista de águas, rodado do Regimento de Infantaria nº. 6 (RI6), do Porto. É o Buraquinho, natural e residente em Custóias, concelho de Matosinhos.
Mário Araújo, 1º. cabo da 2ª. CCAV. |
2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
- Mário Novais de Carvalho Araújo, 1º. cabo de transmissões (operador-cripto), rodado do Batalhão de Reconhecimento e Transmissões (BRT), da Trafaria. É de Santo Tirso.
João Gonçalves, o Bigodes e/ou Cigano |
Aulas Regimentais
na 1ª. CCAV. 8423
A Ordem de Serviço nº. 71, de 26 de Março de 1974, dava conta que «foram matriculados nas Aulas Regimentais, na 2ª. classe» e já desde 6 de Março anterior, um grupo de 6 soldados da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
Os seguintes:
- João Inácio Rodrigues Gonçalves, atirador de Cavalaria. Conhecido por Bigodes e/ou Cigano, morava no Carvalhido, freguesia da Moita do Ribatejo, no concelho da Moita. Supõe-se que morará em Évora.
- João Pereira da Silva, atirador de Cavalaria. É de Assento, em Vila Verde.
- Bernardino Fernando Carlos Alcobia, atirador de Cavalaria. É da Quinta do Bacalhau, de Santa Engrácia, em Lisboa. Passou para a 3ª. CCAV. 8423.
- Ramiro Ferreira Domingues, atirador de Cavalaria. Paradeiro desconhecido.
- Raúl Rosa da Graça, atirador de Cavalaria, da Mouzinho de Albuquerque, no Barreiro. Passou para a 3ª. CCAV. 8423.
- Adriano Ferreira de Sousa. Destino desconhecido.
Furriel G. Lopes |
Aulas Regimentais
na 3ª. CCAV. 8423
As Aulas Regimentais da 3ª. CCAV, 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, foram ministradas pelo então 1º. cabo miliciano e futuro furriel miliciano José Avelino Grenha Lopes.
A Ordem de Serviço nº. 71, de 26 de Março de 1974, dava conta da sua nomeação como monitor e que «foram matriculados nas Aulas Regimentais» e desde 6 de Fevereiro anterior, um grupo de 5 soldados da 1ª. CCAV. 8423:
- Armindo Frazão da Silva, atirador de Cavalaria. É da Rua do Duque de Coimbra, cidade e concelho de Rio Maior.
- António Manuel Silva Matias, atirador de Cavalaria. Paradeiro desconhecido.
- José Manuel Nunes Eusébio, soldado atirador de Cavalaria. É do lugar de Gradil, da freguesia de Arneira, no concelho de Mafra.
- Manuel G. Mateus, destino desconhecido.
- Raúl M. F. da Silva, este na 1ª. classe. Destino desconhecido.
Rosa M. Sousa |
Condutor Serra de luto
pela morte da mãe!
O condutor Delfim de Sousa Serra, da CCS do BCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte do Quitexe, está de luto pelo falecimento da mãe, ocorrido a 1 de Março de 2018.
Rosa Martins de Sousa, de 92 anos, era viúva e estava acamada há 2 anos, por doença. O funeral realizou-se a 3 de Março, da Igreja Paroquial para o cemité-
rio de S. Pedro da Cova. Hoje, 7 de Março de 2018, quarta-feira, será celebrada Missa do 7º. Dia, às 19 horas e na Igreja Paroquial de S. Pedro da Cova.
Abraço solidário para o companheiro Delfim de Sousa Serra, nesta hora de dor e luto pelo falecimento de sua mãe. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário