segunda-feira, 13 de maio de 2019

4 420 - Cavaleiros em licença preparatória do embarque para Angola!

O PELREC da CCS. De pé, Caixarias, 1º. cabo Pinto, Marcos, Florêncio, Ezequiel, 1º. cabo Soares, José
Coutinho das Neves (que hoje festeja 67 anos), Messejana e 1º. cabo Cordeiro. À frente, Aurélio (Barbeiro),
 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira (TRMS), Leal, Francisco, furriel Viegas e 1º. cabo Vicente. O Messejana,
o Leal e o Vicente já faleceram
Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 no Restaurante
 Pacheco do Quitexe: 1º. cabo Monteiro (Gasolinas), NN,
José Gomes Coelho, Calçada e NN. Quem são os NN´s? 

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 45 anos, faziam do seus tempos de despedidas da família e dos amigos, das namoradas, porque a partida para Ango-
la estava próxima: a CCS no dia 27 (se-
ria a 29) de Maio de 1974, as compa-
nhias operacionais nos dias seguintes.
Angola era o nosso destino e de lá chegavam noticias nesse dia de Fátima de 1974: «Foram libertados do Campo de Reabilitação de S. Nicolau 636 presos políticos que ali se encontravam, muitos deles há muitos anos», noticiava o Diário de Lisboa, acrescentando que «os libertados embarcaram ontem com destino a Luanda, de onde serão enviados para as suas terras».
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, em gozo da última licença pré-embar-
que, expectavam sobre o seu futuro próximo mas sempre muito confiantes. «Aproveita  esta licença para tudo o que tu entendas, mas nomeadamente para tudo o que não possa ser feito durante os períodos normais de licença. A par-
tir dela, estás em condições de poder embarcar», reporta a literatura da época, acrescentando que «por isso, cultiva as virtudes que te solicitaram, para te impores como verdadeiro soldado».
José Neves

Neves, atirador do PELREC,
67 anos em Sintra ! 

O soldado José Antunes das Neves, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 13 de Maio de 2019.
Atirador de Cavalaria e portador de doença epiléctica, era natu-
ralmente dispensado das operações, escoltas e patrulhas da mata uíjana, situação que aparentemente o beneficiava, mas que não lhe agradava e da qual se lamentava. Até que por uma vez foi «integrado» e desse dia fez ele um dos maiores da sua jornada africana como Cavaleiro do Norte.
Cumprida a sua missão angolana, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Rio de Mouro, Sintra. Sabemos que vive em Cabriz, no mesmo município de Sintra, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
José Coelho

Coelho, sapador da CCS,
faleceu há 12 anos !

O soldado sapador Coelho, da CCS dos Cavaleiros do Norte, faleceu há 12 anos, a 13 de maio de 2007, de doença e em Penafiel.
José Gomes Coelho regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Real de Cima, freguesia de Oldrões, em Penafiel, a sua terra natal. Trabalhou como carpinteiro na Universidade do Porto e a saúde levou-o à reforma antecipada, aos 55 anos. Que pouco «gozou».
«Teve um tumor cerebral e nunca quis ser operado», disse-nos a filha Ângela, há 10 anos, quando o procurávamos para o encontro de Águeda. Maria Elisa de Sousa Ferreira, a viúva e na mesma altura, tinha-nos dado a notícia da sua morte, precisamente dois anos antes, precisando que o casal teve duas filhas e que o Coelho ainda conheceu dois netos.
Está sepultado no cemitério paroquial de Oldrões da Calçada, em Penafiel, e hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário