Os 1ºs. cabos Miguel Teixeira, escriturário que amanhã festeja 68 anos, e José Maria Almeida, cozinheiro da messe de oficiais do BCAV. 8423, no Quitexe de 1974/75 |
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, no sábado de há 46 anos, estavam na sua última licença de adeus e já com datas de partida marcadas para Angola. A CCS para o dia 27 de Maio de 1974, depois adiada dois dias - como todas as três companhias operacionais.
O livro «História da Unidade» precisa que este tempo «era um período de transição entre o soldado na prestação do serviço militar normal e aquele em que esse mesmo soldado ultima a sua preparação para o combate».
«Aproveita esta licença para tudo o que entendas, mas nomeadamente para tudo o que não possa ser feito nos períodos normais de licença», sugeria o HdU, acrescentando que «a partir dela, estás em condições de poder embarcar, por isso cultiva as virtudes que te solicitaram, para te impores como verdadeiro soldado».
O dia foi tempo de se saber que o cessar-fogo estava «iminente na Guiné», considerado o pior palco a guerra colonial portuguesa, embora só depois do encontro entre Mário Soares e Aristides Pereira, respectivamente ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e secretário geral do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
«Iniciámos uma diplomacia activa e estão criadas as condições para dialogarmos com os movimentos de libertação e com os países africanos», disse Mário Soares, no final do Conselho de Ministros realizado em Lisboa, na véspera, e mostrando-se optimista quanto ao encontro de 25 de Maio, com Aristides Pereira
Miguel Teixeira em modo 2020! |
Miguel, 1º. cabo escriturário,
O 1º. cabo Miguel Soares Teixeira, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 19 de Maio de 2019.
Escriturário de formação militar, trabalhou na secretaria e também prestou serviço na messe de oficiais da uíjana vila do Quitexe, passou por Carmona e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge.
Cá chegado, fixou-se em Ramalde, freguesia da cidade do Porto, e fez vida profissional ligado às artes gráficas, na Ambar. Já aposentado e participante de sempre dos encontros da CCS (de resto, até foi coorganizador do de 2016, em Custóias), mora em Senhora da Hora, no município de Matosinhos, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Carlos Quaresma |
Quaresma de Aldeia Viçosa
faz 68 anos na Covilhã!
O soldado Quaresma, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz, comemora 68 anos a 18 de Maio de 2020.
Carlos Manuel Versos Quaresma, é este o nome completo deste Cavaleiro do Norte, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se no seu natal lugar de Monte Serrano, da freguesia de Ferro, no município da Covilhã - em plena serra da Estrela.
Por lá fez (e faz) a sua vida familiar, social e profissional e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário