terça-feira, 19 de maio de 2020

5 061 - Cavaleiros em vésperas de partir! A politização das populações!

A cidade de Carmona, a 25 de Setembro de 2019. A rua que vai dar à
 praça do Cine Moreno e da Radio Clube de Uige
A Estrada do Café, na saída de Carmona para o Quitexe.
 Repare-se no número de estudantes que nela circulam a
 pé, vindos de uma escola da zona do antigo Instituto
 do Café (ICA) e do campo do FC do Uíge

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 46 anos e ainda em Portugal, continuavam a riscar dias no calendário e cada vez mais próximos da partida para Angola.
«Muito em breve vais para o ultramar. Recorda-te de tudo o que te pedimos, sobre aprumo e atavio, pontualidade e vontade firme, dedicação e interesse, disciplina e respeito total», lê-se no livro «História da Unidade», no qual o  comandante Carlos Almeida e Brito também lembrava que «as exigências, os ensinamentos e exemplos dos teus superiores são princípios que tens de seguir, de compreender, pois são essas afirmações que te levarão a, como já um dia te disse, querer e saber querer!».
A partida da CCS estava marcada para o dia 27 de Maio, mas foi a 29 seguinte, quando, a bordo dos TAM, voou a CCS. Depois, as três companhias operacionais.
Manuel Neves (Bolinhas) e furriel
 João Dias, dois Cavaleiros do
Norte de Zalala

Movimento Democrático
de Angola - o MDA!

As notícias angolanas de 19 de Maio de 1974, há 46 anos, tinham a ver o Movimento Democrático de Angola (MDA), que se anunciava apoiante da Junta de Salvação Nacional e pretendia alargar a sua acção a Nova Lisboa, Sá da Bandeira, Benguela e Moçâmedes e outras cidades e vilas.
O MDA nomeava comissões locais para divulgar o movimento e «iniciar imediatamente acções de politização das populações», para tal procurando contactar democratas locais.
A Comissão Central, com sede em Luanda, era presidida pelo advogado Eugénio Ferreira e preparava a realização de «uma assembleia geral democrática, para o estabelecimento de um programa de acção conjunta».
Maia de Zalala
da 1ª. CCAV. 8423

Maia de Zalala, 68 anos
em Castelo da Maia

Manuel Maia da Costa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 68 anos a 19 de Maio de 2020.
Integrou o 2º. Grupo de Combate, do alferes miliciano Carlos Sampaio, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Mandim, da freguesia de Barca, na Maia. Mora em Gondim, da freguesia de Castelo da Maia, também do município maiato, onde é lacador de profissão e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Fazenda Santa Isabel

Rocha de Santa Isabel, 68
anos na Figueira da Foz!

O soldado condutor auto-rodas Manuel Reis da Rocha, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 19 de Maio de 2020.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e natural do lugar de Arneiros de Fora, freguesia da Maiorca, na Figueira da Foz, lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Não temos noticias dele, mas supomos que por lá viverá e para ele vai o nosso abraço e parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário