A cidade de Carmona, a 25 de Setembro de 2019. A rua que vai dar à praça do Cine Moreno e da Radio Clube de Uige |
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 46 anos e ainda em Portugal, continuavam a riscar dias no calendário e cada vez mais próximos da partida para Angola.
«Muito em breve vais para o ultramar. Recorda-te de tudo o que te pedimos, sobre aprumo e atavio, pontualidade e vontade firme, dedicação e interesse, disciplina e respeito total», lê-se no livro «História da Unidade», no qual o comandante Carlos Almeida e Brito também lembrava que «as exigências, os ensinamentos e exemplos dos teus superiores são princípios que tens de seguir, de compreender, pois são essas afirmações que te levarão a, como já um dia te disse, querer e saber querer!».
A partida da CCS estava marcada para o dia 27 de Maio, mas foi a 29 seguinte, quando, a bordo dos TAM, voou a CCS. Depois, as três companhias operacionais.
Manuel Neves (Bolinhas) e furriel João Dias, dois Cavaleiros do Norte de Zalala |
Movimento Democrático
de Angola - o MDA!
As notícias angolanas de 19 de Maio de 1974, há 46 anos, tinham a ver o Movimento Democrático de Angola (MDA), que se anunciava apoiante da Junta de Salvação Nacional e pretendia alargar a sua acção a Nova Lisboa, Sá da Bandeira, Benguela e Moçâmedes e outras cidades e vilas.
O MDA nomeava comissões locais para divulgar o movimento e «iniciar imediatamente acções de politização das populações», para tal procurando contactar democratas locais.
A Comissão Central, com sede em Luanda, era presidida pelo advogado Eugénio Ferreira e preparava a realização de «uma assembleia geral democrática, para o estabelecimento de um programa de acção conjunta».
Maia de Zalala da 1ª. CCAV. 8423 |
Maia de Zalala, 68 anos
em Castelo da Maia
Manuel Maia da Costa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 68 anos a 19 de Maio de 2020.
Integrou o 2º. Grupo de Combate, do alferes miliciano Carlos Sampaio, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Mandim, da freguesia de Barca, na Maia. Mora em Gondim, da freguesia de Castelo da Maia, também do município maiato, onde é lacador de profissão e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Fazenda Santa Isabel |
Rocha de Santa Isabel, 68
anos na Figueira da Foz!
O soldado condutor auto-rodas Manuel Reis da Rocha, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 19 de Maio de 2020.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e natural do lugar de Arneiros de Fora, freguesia da Maiorca, na Figueira da Foz, lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Não temos noticias dele, mas supomos que por lá viverá e para ele vai o nosso abraço e parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário