O padre Albino Capela num baptizado do Quitexe, o de uma criança da Família Rei. Imagem na entrada da Igreja de Santa Maria de Deus |
BCAV. 8423 |
O dia 11 de Maio é de festa para vários Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. De anos vários natais: capitão miliciano Castro Dias (74 anos e cujas velas já ontem aqui «assoprámos»), padre/dr. Albino Capela (78), furriel Frei-
tas Ferreira e soldados Fernandes, Guerreiro e Caetano (68 anos).
O dr. Albino Capela, com a dra. Margarida Cruz, esposa do al- feres Cruz, no encontro de Santo Tirso, em 2015 |
1 - CASTRO DIAS. Davide de Oliveira Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e ao tempo morador em Rio Tinto, nos arredores do Porto. Ver AQUI.
2 - CAPELA.
António Albino Vieira Martins Capela, sacerdote da Ordem dos Padres Menores Capuchinhos, era o responsável pela Missão do Quitexe.
Natural de Carvalheira, em Terras do Bouro, regressou a Portugal meses depois dos Cavaleiros do Norte e abandonou o magistério sacerdotal, licenciando-se em Humanidades (o equivalente ao antigo curso de Português, Latim e Grego) na Universidade Católica.
Casou-se (é pai e avô) e dedicou-se ao ensino, vivendo actualmente em Barcelos, já aposentado. Lá festeja os seus magníficos 78 anos!
O furriel Freitas Ferreira nu momento musical |
3 - FERREIRA.
José Maria Freitas Ferreira, furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz.
A 1 de Julho de 1974, sofreu um acidente de viação quando, no decorrer de um patrulhamento, se despistou um Unimog numa curva do Quibaxe (para a fazenda Maria Fernanda), caindo ele e o condutor por uma ravina. Os ferimentos sofridos foram de tal ordem que foi reclassificado como amanuense e colocado em Luanda. O Freitas Ferreira trabalha na área da auditoria, contabilidade e consultadoria fiscal e reside em Costa - freguesia do município de Guimarães.
4 - GUERREIRO.
José Casimiro Rodrigues Guerreiro, soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Rodou para a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, em Outubro de 1974, por razões disciplinares.
Tinha-se apresentado no no RC4 a 8 de Maio de 1974 «por ter aceite a troca de mobilização» com o soldado José L. C. Parelho e com destino à 2ª. CCAV.
José Caetano, clarim da CCS do BCAV. 8423 |
É de Olhão, onde regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão em Angola, e lá vive(rá).
5 - CAETANO.
José António Cardoso Caetano, soldado clarim da CCS, a do Quitexe, é natural do Bairro do Bonsucesso, no Porto - aonde regressou a 8 de Setembro de 1975. Nasceu a 11,mas só foi registado a 25 de Maio de 1952. Tem duas datas de nascimento, festeja a dobrar. Mora actualmente na rua das Oliveiras, em Vila Nova de Gaia, onde, ferveroso adepto do Boavista, hoje comemora os seus (primeiros) 68 anos.
J. Galvão Fernandes |
6 - FERNANDES.
Jaime Galvão Fernandes, soldado condutor auto-rodas da 1ª. CCAV. 8423, a da sempre epopeica Fazenda de Zalala, com o número mecanográfico 11632173.
Desconhece-se a data do seu regresso a Portugal, sendo certo que não o seu nome consta a lista desta CCAV. dos Cavaleiros do Norte que voltou no dia 9 de Setembro de 1975, no final da jornada africana dos comandados do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias.
O furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), também de Zalala, informou-nos que mora em Odivelas, na Grande Lisboa.
Marques de Zalala faria 68
anos, faleceu em 2009!
O soldado clarim João Nunes Marques, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, também hoje faria 68 anos mas faleceu a 20 de Dezembro de 2009.
Natural de Vale de Coelheiro, freguesia de Santo André dos Toseiros, do município de Castelo Branco, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Não sabemos a razão da sua morte, mas hoje o recordamos com saudade! RIP!
Sem comentários:
Enviar um comentário