Alferes milicianos da CCS do BCAV. 8423: Jaime Ribeiro, António Cruz, António Garcia e José Leonel Hermida |
O livro «História da Unidade», reportando-se a Fevereiro de 1975, refere que «a saída do oficial de acção psicológica (...) fez melhorar o panorama dos trabalhos inerentes aquela função, impulsionando-se a prática de jogos desportivos e, o que é o mais importante, fazendo-se um jornal de parede».
«Teve a melhor adesão dos militares, seus únicos colaboradores, e a maior
Capa de um jornal do BCAV. 84233 |
A saída do alferes miliciano José Leonel Pinto de Aragão Hermida correspondeu à assunção do também alferes miliciano António Manuel Garcia como responsável pela acção psicológica.
Dessa altura, lembramo-nos de um pequeno estúdio fotográfico - no qual muitas fotos de militares foram reveladas (e, porventura, outras tantas estragadas). Não estamos certos, mas parece-nos que ficava nas traseiras da enfermaria. Muito provavelmente, a foto de abertura deste post foi lá revelada.
O jornal de parede do BCAV. 8423 incluía variada colaboração em prosa e ver-
so, versando questões relacionadas com a vida quotidiana do Batalhão. Ape-
nas dispomos de um exemplar, o da comemoração do 1º. aniversário (que foi único) da chegada a Angola - cuja 1ª. página reproduzimos, aqui ao lado.
Martinho de Zalala, 70
anos em Andorra!
O soldado Júlio Manuel Tavares Martinho, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 70 anos a 15 de Fevereiro de 2022.
Cozinheiro de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão de serviço em Angola, e ao lugar de Felgueira Velha, da freguesia de Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. Emigrou para Andorra, onde fez carreira profissional e onde, julgamos, comemorará os seus 70 anos e para onde enviamos o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário