quarta-feira, 14 de junho de 2023

7 200 - Um bom... «sítio» para os 50 anos da partida dos Cavaleiros do Norte para Angola!

O estandarte do BCAV. 8423 «passou» para as mãos de Henrique Esgueira. de 2023 para 2024. Da
esquerda para a direita, Raúl Caixaria, Francisco Madaleno, furriel Viegas, Gabriel Mendes e o
«mordomo-mor» do encontro de 2024!

Canto de recordações da Angola de 1974/1975


O encontro dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 foi a 10 de Junho de 2023 e dele aqui temos vindo a falar, reportando os momentos de emoção e de festa entre esta família que há 49 annos «nasceu» pelos chãos do Campo Militar de Santa Margarida.
Chãos e casernas do Regimento de Cavalaria nº. 4 (o RC4), também no respectivo Destacamento e, mais tade, pela «inóspita» Mata do Soares, onde fizemos a preparação operacional final - o(a) tal IAO, que antecipou a nossa partida para Angola.
Henrique Esgueira e família, com esposa
e, à esquerda, o filho (cortado)
Hoje, damos conta que o Esgueira - o Henrique Nunes Esgueira, que pela nossa jornada africana do norte uíjano de Angola foi condutor-auto - será o mordomo-mor do encontro de 2024, que será por terras de Tomar, onde nasceu e se fez homem, se mobilizou..., antes de, regressado a Portugal, se fazer à vida e rumar para a Grande Lisboa, onde foi (é) empresário do sector da construção civil.
E, vale a pena recordar, sem falhar um encontro dos que os «ccs´s» tem vindo a realizar, evocando memórias de Angola.

Um bom... «sítio» para
festejar os 50 anos da
partida para Angola!

O padre Elísio Gama missionou em África, por terras do então Congo de Mobutu e ao serviço da Ordem do Verbo Divino, no
Humberto Zambujo e furriel José Monteiro
decorrer da celebração da Igreja de S. Roque de
Cortes do Meio, já tinha observado que «os Cavaleiros do Norte andam muito bem acompanhados».
«Sois homens felizes, por terdes fé e acreditais no Deus que nos protege e abençoa». 
«Com Quem estão os que hoje, desta vida partidos, vós hoje evocasteis», disse o padre Elísio Gama, projectando encontros futuros.
Futuro que não assusta Henrique Nunes Esgueira, que será o organizador do encontro que, em 2024, assinalará os 50 anos da partida dos Cavaleiros do Norte para Angola.
Curiosamente, e por singular coincidência, hoje exactamente, dia 14 de Junho de 2023, se passam 49 anos do início da responsabiidade operacional do BCAV. 8423 na sua Zona de Acção (ZA) - herdada do BCAÇ. 4211, a unidade antecessora.
«Vou fazer o meu melhor, escolher um bom sítio para o encontro, vocês vão gostar...», disse ele, emocionado, diríamos, e de voz embargada, mas feliz!!!..., quando, das mãos do Francisco Madaleno e do Gabriel Mendes, recebeu o estandarte do BCAV. 8423, que «apadrinha» a passagem do testemunho.
Não temos dúvidas. 
- AMANHÃ: Outras mensagens e o ano 50 da partida!

A condecoração foi entregue
embaixadora Karima Benyaïch

Alferes Almeida festeja
76 anos em Albufeira !

O alferes José Alberto Alegria Martins de Almeida, oficial miliciano de reabastecimentos, está hoje na festa dos seus jovens 76 anos!
E bem disposto, como acabámos de confirmar, via telefone e já ele regressado de Marrocos - de onde, para o enconro de sábado passado, mandou mensagem (AQUI).  
Natural de Oliveira de Azeméis, já na altura vivia em Albufeira, onde regressou a 8 de Setembro de 1975. Licenciado em arquitetura e economia, fez carreira profissional como professor e empresário dos sectores turístico e da construção civil, com extensão a Marraquexe, em Marrocos. É Cônsul deste país no Algarve e foi condecorado pelo Rei, a 30 de Janeiro de 2015 (ver AQUI).
Também oficial de justiça od BCAV. 8423, foi louvdo «pela maneira dedicada e eficiente como conduziu todos os serviços a seu cargo», nos quais, como se lê na Ordem de Serviço nº. 168, «demonstrou excelentes qualidades de organização e gestão».
O louvor destaca, também, a «correção e trato inexcedíveis» do alferes José Alberto Almeida, assim como «as elevadas qualidades morais e cívicas», sempre procurando «pôr o seu saber em proveito das necessidades da função militar, razões pelas quais se creditou como um bom colaborador do Comando que serviu» e que, por isso mesmo, «o tornaram credor da consideração e estima de todo o pessoal que com ele privou no BCAV. 8423, durante a sua permanência na Região Militar de Angola».
Parabéns, senhor arquitecto, doutor e Cônsul!
João Oliveira, con-
dutor da 2ª. CCAV
.


Oliveira de Aldeia Viçosa, 71
anos na Póvoa de Varzim!


O soldado Oliveira, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, está em festa dos eus 71 anos - que hoje comemora, dia 14 de Junho de 2023.
João da Silva Oliveira, de seu nome completo, foi condutor auto-rodas e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1985, depois da sua comissão militar em Angola, que, além da vila de Aldeia Viçosa, também passou pela cidade de Carmona (no BC 12), na província do Uíge angolano do norte. 

Regressou ao seu lugar natal, o de Penela, da freguesia e concelho de Póvoa do Varzim, no dia 10 de Setembro de 1975, 15 meses depois da sua partida. Vive agora em Beiriz, também na Póvoa do Varzim, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário