quinta-feira, 15 de junho de 2023

7 201 - Ir ou não ir a Santa Margarida e ao RC4 nos 50 anos da partida para Angola!

Cavaleiros do Norte da CCS na Covilhã: condutor Celestino Silva, sapador Antonio Calçada, 1º. cabo
Miguel Teixeira, furriéis milicianos Neto e Viegas (Rangers), clarim José Caetano, maqueiro Joaquim Moreira
e o condutor José António Gomes

O Caixaria e sua Alzira, Licínia e o furriel Pires, de frente.
De costas e à esquerda, as Amazonas H. Viegas e Ni Neto


O encontro da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi no sábado, dia 10 de Junho de 2023, e o próximo, o dos 50 anos da partida paraAngola, será em Tomar.
A ideia/sugestão de que o encontro deste emblemático ano poderia (ou deveria) ser no Regimento de Cavalaria nº. 4 (o nosso saudoso RC4, o da nossa juventude e mobilização militar), em Santa Margarida, foi «discutida» na Covilhã e quem a apoiasse houve, mas a maioria não «apoiou».
A maioria (a generalíssima maioria...) não se sensibilizou para esta simbólica jornada de volta aos chãos que, pelas bandas daquele Campo Militar, nos preparou para a missão de servir Portugal «mobilizados para servir no Ultramar».
O argumento maior foi este: já lá estivemos, na verdade e a 3 de Junho de 2017, então assinalando os 43 anos da viagem que, a partir de Lisboa e pelos céus do Atlântico fora, nos levou até Luanda e daqui até ao norte angolano do Uíge.
Tempo ainda há pela frente, para, eventualmente, se acertarem agulhas - quem sabe se com concentração no RC4 e «rotação» acelerada para o convívio que, em Tomar e a preceito, irá preparar o Henrique Esgueira.
Logo se verá!
O José Gomes e o Aurélio (Barbeiro) com a esposa.
Atrás, em destaque, o filho e o Henrique Esgueira


Mensagens de quem
não esteve na Covilhã!

O capitão Acácio Luz e os alferes José Alberto Almeida e António Albano Cruz não puderam estar na Covilhã, por razões diferentes mas não indiferentes ao encontro dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423.
Companheiros da missão que os levou ao norte de Angola.
Já as reportámos, respectivamente AQUI (a do capitão Luz), também AQUI (a do alferes Almeida) e ainda AQUI (a do alferes Cruz), as duas primeiras lidas pelo furriel José Monteiro, a terceira pelo furriel Machado.
O furriel António Lopes, enfermeiro de especialidade militar e  que é de Vendas Novas, mimou-nos com um emotivo telefonema directamente da Ilha da Madeira - onde se encontra, por razões familiares.
«Um abraço para todos, para todos mesmo...», disse ele, perguntando por um e outro companheiro(s) que lhe são mais íntimos
O 1º. cabo Alfredo Coelho, o inimitável Buraquinho, telefonou e mandou mensagem, impedido de estar por razões profissionais. «O meu espírito estará presente no convívio. Felicidades e um grande abraço para todos!».
O próximo ano será tempo de mais e todos os abraços.
Inté Tomar 2024!
- AMANHÃ: A organização e a paixão; a família da CCS!

Gabriel Morais

Gabriel de Santa Isabel,
faz 71 anos em Sacavém !


O soldado Gabriel José de de Figueiredo Morais foi combatente da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 71 anos a 15 de Junho de 2023. Hoje mesmo!
Condutor auto-rodas de especiaidade militar e Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, também jornadeou pela vila do Quitexe e, finalmente, pela cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro, à sua casa do Casal da Vinha, no Catujal, do município de Loures.
Profissionalmente, trabalhou como mecânico na Companhia Portuguesa de Trefilaria e, por singular curiosidade, até profissionalmente voltou a Angola, em trabalho, em 2014.
Mora em Sacavém e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns, embrulhado no desejo de que a data se repita por muitos mais e bons e saudáveis anos !

Sem comentários:

Enviar um comentário