e memórias dos Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423!
Capitão António Martins Oliveira |
DIA 8
O regresso a Portugal
dos Cavaleiros do Norte
da CCS do BCAV. 8423!
Os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 regressaram a Portugal há 49 anos! A companhia era comandada pelo capitão António Martins Oliveira (na foto), que por Angola ainda ficou.
O adeus ao Grafanil foi ao nascer da manhã, ainda alvorecia o dia, e logo foram dadas ordens para carregar malas, tudo feito num alvoroço quase infantil e cumplicemente ansioso, muito expectante, olhando pela última vez as paredes sujas do BIA, onde se tinham aquartelado nas últimas 5 semanas, em condições degradadas. Mas tudo ia ficar para trás!
O Francisco Bento, o furriel, a afagar o papagaio das mil-e-uma-asneiras, carregando-o para a Berliet, é a imagem mais serena, diria que mais romântica..., que retemos destes último momentos do Grafanil, entre a algazarra dos «ccs´s» que faziam o seu último adeus a Angola.
A balbúrdia do aeroporto não atrapalhou ninguém, mas alguns furriéis milicianos foram chamados pela Polícia Militar, que os encarregou de trazerem alguns presos (militares), sob escolta e algemados. O que não foi nada agradável.
Grupo de Transmissões: 1º cabo José Mendes, Couto Soares, furriel José Pires, 1º. cabo Luís Oliveira e João Silva. À frente, 1º. cabo Jorge Silva, Zambujo e 1º. cabo Salgueiro |
no adeus a Angola !
O avião dos TAM levantou asas, seriam umas 10 horas da manhã e, voando sobre a cidade, deixou-nos, pela última vez, espreitar a baía de Luanda, sempre belíssima e enorme, cheia de embarcações; a restinga de praias e o sol a bater e espelhar-se nas águas, e a ilha, o Mússulo, a grande metrópole urbana, os musseques. Nem parecia que era uma cidade onde o chão era tragicamente regado de sangue de irmãos angolanos, desentendidos!
O avião dos TAM ganhou rota e voou África fora, rumo a Lisboa, mas como se o tempo não passasse, pareceu que nunca mais chegavamos à Europa que nos esperava. Passou o tempo, mais de 8 horas, e chegados da Lisboa e sem quaisquer formalidades alfandegárias, cada «ccs» dos Cavaleiros do Norte pôs-se a caminhos dos seus chãos natais.
Há 49 anos, cumprida a épica jornada africana do Uíge angolano, cada um foi à procura dos seus colos, dos seus amores, dos seus amigos, e certos do dever cumprido!
José Nunes, condutor da 2ª. CCAV. 8423 |
Nunes, de Aldeia
O soldado José Nunes foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 8 de Setembro de 2024. Hoje mesmo!
DIA 9
O regresso da 1ª. CCAV.
8423, os Cavaleiros do Norte
A sub-unidade da Fazenda Maria João e da mítica Zalala e do comando do capitão
Sãos e salvos!!!
Felizes pela missão cumprida e pela natural emoção do reabraço os seus «mais próximos: os pais e os irmãos, as mulheres e/ou as namoradas, os amigos, toda a gente dos seus ciclos sociais maos próximos. E todos os outros.
Ao mesmo tempo que, pelo correr das horas que se viviam pela Angola em guerra e em expectante espera, continuavam os companheiros da vila de Aldeia Viçosa (os da 2ª. CCAV. 8423) e da Fazenda Santa Isabel (da 3ª. CCAV. 8423). Voariam para Portugal, e para os abraços de saudade dos seus familiares, nos dias imediatamente seguintes.
O furriel Viegas «deu», a 09/09/1995, as boas-vindas aos Cavaleiros do Norte, no primeiro encontro do BCAV. 8423, que reuniu mais de 300 pessoas |
Três centenas de pessoas emocionadas e grávidas de alegria, de saudadae.... - fazendo memória do nossa comissão militar africana do Uíge angolano.
Foi o primeiro encontro, depois do regresso de 20 anos antes e da nossa jornada africana do norte de Angola!
A vontade, o gosto, o prazer, a alegria de todos, tem levado a que, ano atrás de ano, Companhia por Companhia, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 se reencontrem e se façam de meninos-soldados, os meninos-soldados que quase infantilmente lembram, ao pormenor, a epopeica história de que todos fomos actores nos memoráveis anos de 1974/1975 - quando, por terras d´África, nascia um novo país.
Os furriéis milicianos António Rebelo, Amorim Martins, Abel Mourato (falecido a 02/06/2020, de doença e em Vila Viçosa) e Mário Matos |
DIA 10
O regresso a Portugal
da 2ª. CCAV. 8423, a de
Aldeia Viçosa!
O dia 10 de Setembro de 1975 foi uma quarta-feira e o do regresso da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, em adeus a Luanda e a Angola, voando para Lisboa e para os chãos e os cheiros das suas terras natais e/ou de residência, o conforto, o carinho e o amor das suas famílias.
Já lá vão 49 anos.
O capitão José Cruz |
Já no norte de Angola, aquartelaram-se na vila de Aldeia Viçosa durante 9 meses, até 11 de Março de 1975 quando, a partir do dia 2, começaram a rodar para o BC12, em Carmona, juntando-se às outras subunidades do BCAV. 8423. Foram a última Companhia militar portuguesa instalada em Aldeia Viçosa, tal como no Destacamento da Fazenda Luísa Maria.
Outros oficiais milicianos desta subunidade eram os alferes João Francisco Pereira Machado, de Operações Especiais (Rangers) e os atiradores de Cavalaria Jorge Capela, Domingos Carvalho de Sousa e João Carlos Lopes Periquito (em Fevereiro de 1975 e por razões que desconhecemos, substituído por Manuel Meneses Alves - que viria a falecer a 16 de Maio de 2013, de doença e quando era empresário em Leiria).
Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 desembarcaram em Lisboa no dia 11 de Setembro de 1975, depois do voo dos Transportes Aéreos Militares (TAM)!
festa dos 72 anos!
O soldado Victor Martins Antunes foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 11 de Setembro de 2024, em Cascais.
A vida profissional e familiar levou-o para outros caminhos e outras terras, morando agora (e desde há muitos anos) na Quinta da Bicuda, à Torre, em Cascais.
Grande abraço e parabéns!
de Ovar!
O soldado Altino Gomes Fião foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e comemora 72 anos a 11 de Setembro de 2024.
Hoje mesmo e em Ovar!
Condutor-auto de especialidade militar, também se fez notar pelas qualidades futebolísticas (na equipa da subunidade) e era (é) natural e residente no Bairro de S. José, em Ovar. Lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de cumprida a sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge angolano.
Cavaleiros do Norte de Santa Isabel: capitão José Paulo Fernandes e os alferes Pedrosa de Oliveira, Carlos Silva, Mário Simões e Honório Campos (médico) |
O capitão José Paulo Fernandes |
A 3ª. CCAV. 8423 foi a última subunidade dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 a chegar a Portugal, depois da jornada africana do nortenho Uíge angolano.
Há precisamente 49 anos, o tempo voou: na sexta-feira de 12 de Setembro de 1975!
Foi também a última Companhia portuguesa a aquartelar-se na saudosa vila do Quitexe, onde a 2 de Março de 1975 se tinha juntado à CCS e de onde definitivamente saiu a 8 de Julho de 1975, para a cidade de Carmona.
A rotação da subunidade começara no dia 1 anterior, quando, para esta cidade rodou um grupo de combate.
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel comemoraram os 50 anos da partida para Angola no dia 3 de Junho de 2024, no Regimento de Cavalaria 4 (RC4), a unidade mobilizadora do Campo Militar de Santa Margarida.
O soldado Albino Marques Dias está hoje em festa, dia 12 de Setembro de 2024: comemora 72 anos.
Sapador de especialidade militar, integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e é natural do lugar e freguesia de Loureiro, no concelho de Oliveira de Azeméis. Sofria de ataques epilépticos, por isso era alimentado na messe de oficiais, tendo sido evacuado do Quitexe em Fevereiro de 1975, passando pelo Hospital do Negage e a caminho do Hospital Militar de Luanda.
Regressou a Portugal a 26 de Fevereiro de 1975, evacuado, e vive na sua terra natal, já aposentado e depois de ter sido funcionário da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Participou nos encontros da CCS de 2019, em Penafiel e na sua primeira vez de abraço aos companheiros do Quitexe uíjano de Angola. Emocionou-se, de alegria, no reencontro, um pouco mais de 44 anos depois do seu regresso a Portugal.
Voltou ao de 2022, em Braga. Parabéns pelos seus 72 anos!!!
José Costa, furriel da 2ª.
O furriel miliciano José Manuel Cerqueira da Costa foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 13 de Setembro de 2024.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, também passou pela cidade de Carmona e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, há 49 anos, fixando-se na vila de Custóias, a sua terra natal do município de Matosinhos.
Fez carreira profissional como técnico comercial da área dos adubos e fertilizantes - nessa qualidade no encontrando (nós, ele e Viegas) muitas vezes em Águeda, ao longo de todos estes anos.
O soldado João Manuel Pires Messejana, foi atirador de Cavalaria da CCS do BCAV. 8423 e faria hoje 72 anos: dia 13 de Setembro de 2024.
Cavaleiro do Norte do PELREC, foi militar sempre muito discreto, disciplinado e sempre cumpridor das suas tarefas - quaisquer que fossem elas.
Armando Santos, soldado
condutor da CCS, festeja
71 anos na Guarda !
O soldado Armando Monteiro dos Santos foi condutor-auto do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 13 de Setembro de 2024.
Cavaleiro do Norte da CCS, jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade Carmona, integrando o Parque-Auto, pelotão comandado pelo alferes António Albano Cruz. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua missão angolana, fixando-se em Guilhafonso, povoação da freguesia de Pêra do Moço, no concelho da Guarda.
O pouco que sabemos dele tem a ver com a sua actual (possível) residência, no Bairro do Chalé, à Quinta dos Bentos, na mesma cidade da Guarda.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
O soldado Belarmino da Conceição da Silva Botelho foi cozinheiro da 2ª. CCAV. 8423, a subunidade de Aldeia Viçosa, e faz 72 anos a 13 de Setembro de 2024.
Natural de Mós, freguesia de Ferreirim, do concelho de Lamego, lá regressou a 10 de Setembro de 1975. Foi louvado por proposta do comandante José Manuel Cruz, sublinhando-lhe «a maneira dedicada e eficiente como desempenhou os serviços da sua especialidade».
«Torneando todas as dificuldades encontradas e superando com o seu muito interesses os escassos meios de que dispunha, conseguiu ver o seu trabalho ser apreciado, com o que muito contribuiu para a manutenção da melhoria do bem-estar dos seus camaradas», conclui o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 169 do BCAV. 8423.
Sabemos que mora(rá) na Rua Brunilde Júdice, em Lisboa, e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Artur M. Gameiro |
Dia 14
festeja 72 anos em Cercal de
(VN de) Ourém!
O soldado Artur Mendes Gameiro foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 14 de Setembro de 2024.
Clarim de especialidade militar e natural do lugar do Cercal, da freguesia de Espite, no concelho de (Vila Nova de) Ourém, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge africano do norte de Angola - ao fim de 15 longos e vividos meses, que também passaram pela cidade de Carmona e pelo Campo Militar do Grafanil.
Ainda lá vive, tanto quanto julgamos saber, e para ele vão as nossas felicitações pela bonita idade que hoje festeja, certamente rodeado de familiares e amigos!
Joaquim Duarte, cozinheiro CCS |
Duarte, cozinheiro da
CCS, faz 72 anos em
Castelo Branco!
O soldado Joaquim da Ressurreição Duarte, da CCS do BCAV. 8423, festeja 72 anos a 14 de Setembro de 2023.
Hoje mesmo e em Castelo Branco.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de cozinheiro, jornadeou pela vila uíjana do Quitexe e pela cidade de Carmona (actual Uíge, no BC12) e é natural de Almaceda, turística freguesia do município de Castelo Branco. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, já lá vão um pouco mais de 49 anos. Vive(rá) agora no Lote 19 da Rua do Proença, na mesma cidade albicastrense. Para lá, e para ele, vai o nosso grande abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário