CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

7 077 - Comandante no Comando do Sector do Uíge (CSU) e a rotação para a cidade de Carmona!


Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, no Natal de 1974 e em Vista Alegre: o 1º. cabo
Hélio, Coelho (falecido em 2000), Almeida (de pé), Aires, 1º. cabo Lourenço, Costa (já falecido),
Lago, furriel João Dias - que hoje festeja 71 anos em Tomar!

O 1º. cabo Dorindo Santos
e o furriel João Dias
Almeida e Brito, tenente-
-coronel e comandante
do BCV 8423


Os dias de Fevereiro de 1975, há 48 anos, iam sendo ansiosamente riscados do calendário, embora passando-se com a mínima tranquilidade pelos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, que se  assumiam por inteiro como actores do processo de descolonização de Angola. Que estava em curso.  
Ao tempo, era cada vez mais expectável a provável (e muito desejada...) rotação para Carmona - o que, na prática, significava um novo e decisivo passo para voltarmos a Portugal e às nossas casas, ao conforto e afecto das nossas famílias. Aconteceria, a ida para Carmona, a 2 de Março seguinte!
O comandante Almeida e Brito, nesse dia de há 48 anos, deslocou-se uma vez mais a Carmona, onde reuniu no comando do Comando do Sector do Uíge (CSU), não custando admitir que essa questão (a de os Cavaleiros do Norte rodarem para Carmona) ter sido analisada. Seguramente, foi!
Outra questão esteve, seguramente, na mesa, ao que lemos no livro «História da Unidade»: a da extinção do dito Comando do Sector do Uíge, no âmbito do processo de descolonização de Angola.
O furriel João Dias, das TRMS,
e o atirador Canelas de Zalala


Dias, furriel TRMS, 1º. cabo 
Dorindo e soldado Canelas
de Zalala festejam 71 anos!


A segunda-feira de hoje, dia 13 de Fevereiro de 2023, é tempo de três Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festejarem 71 anos: o furriel miliciano Dias, o 1º. cabo Dorindo e o soldado Canelas. 
Ao tempo da jornada africana do norte do Uíge e já em Vista Alegre, rodados de Zalala, nem sequer deram pela  coincidência.
O furriel miliciano João Custódio Dias era especialista de Transmissões e regressou à sua natal Penas Ruivas, localidade da freguesia de Seiça, no concelho de (Vila Nova de) Ourém. Fez carreira profissional como inspector da Polícia Judiciária e, já aposentado, mora em Tomar, sendo muito habitual colaborador desta página de saudades do BCAV. 8423. 
Há 48 anos, em pequenas férias e também de serviço, festejou os seus jovens e viçosas 23 anos por entre os prazeres e gostos de Luanda.
O 1º. cabo Dorindo dos Santos era mecânico-auto de especialidade militar e voltou ao Soalhal, em Ílhavo, onde nasceu e sempre fez vida familiar e profissional, trabalhando na Porcelanas da Vista Alegre. Agora e já reformado, continua a viver em Ílhavo, onde foi achado e fotografado com furriel João Dias, das transmissões (coo se vê na imagem acima).
O soldado Orlando Canelas Martins, por terras uíjanas do norte de Angola e entre os Cavaleiros do Norte conhecido como o Cabide - vá lá saber-se porquê... -, foi atirador de Cavalaria e integrou o 4º. Grupo de Combate, que era comandado pelo  alferes miliciano Lains dos Santos. Regressou aos Olivais Norte, em Lisboa, foi operador de máquinas de terraplanagem e vive em Santa Maria de Azóia, no concelho de Loures.
Para os três, parabéns!!!..., parabéns!!!..., parabéns!!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário