CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 19 de maio de 2024

Algumas memórias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 dos dias 20 a 26 de Maio!

 



Algumas pessoas e momentos dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 dos dias 20 a 26 de Maio, evocando memórias da jornada africana por terra do Uíge angolano!
Manuel A. Novo


- DIA 20 DE MAIO,
ANO DE 2024!
A morte do 1º. cabo Manuel
Novo da 3ª. CCAV. 8423!

O 1º. cabo Manuel de Almeida Novo, dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festejaria 72 anos a 20 de Maio de 2024. Hoje. Faleceu a 14 de Janeiro de 2022.
Apontador de morteiros médios de especialidade militar e natural de Paraduça, povoação da freguesia de Calde, do concelho e distrito de Viseu, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão angolana.
A vida profissional levou-o para a bairradina zona de Oliveira do Bairro, onde várias vezes o tentámos achar. Sem sucesso.
Soubemos, entretanto, que faleceu a 14 de Janeiro de 2022, há pouco mais de um ano e com 69 anos, no lugar da Murta, da bairradina freguesia e município de Oliveira do Bairro. Casado e pai de duas filhas, morava a escassos 10 quilómetros da base deste blogue, mas, ironicamente, repetindo-nos, a vida nunca nos fez (re)encontrar.

João Monteiro (o Gasolinas)
hoje operado no Porto

João Monteiro: o
1º. cabo Gasolinas
(em 1974/1975)


- DIA 21 DE MAIO,
ANO DE 2023!
A operação do 1º. cabo 
Monteiro -  Gasolinas!

O 1º. cabo João Monteiro foi operado ño Hospital de Santo António, na cidade do Porto, e «tudo correu bem». A 21 de Maio de 2023.
João Fernando de Carvalho Dias Monteiro foi
1º. cabo de Combustíveis e Lubrificantes - disso nascendo o imortal apelido/alcunha de Gasolinas. Que ele adora, de resto!
Pescador de vício de uma vida inteira, caiu ao Rio Douro de uma altura de 5 metros - e exactamente quando pescava - e 
nas rochas da margem da Alameda Basílio Teles, em Lordelo do Ouro, sofrendo ferimentos graves.
O alerta foi dado cerca das 13 horas do dia 7 de Maio de 2023, lá se deslocando os Bombeiros Sapadores do Porto e uma equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Hospital de Santo António, que transportaram o Monteiro (Gasolinas) para esta unidade hospitalar - onde foi operado e  restabeleceu.
O comandante Almeida e Brito (falecido a 20/06/2003)
 e o capitão José Paulo Falcão (f. a 09/12/2019). O
alferes José Leonel Hermida faeceu a 16/01/2023


- DIA 22 DE MAIO,
ANO DE 1974!
Os primeiros Cavaleiros 
do Norte em Angola!

O dia 22 de Maio de 1974, há 50 anos, foi o da chegada a Luanda dos três primeiros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: o tenente-coronel Almeida e Brito, o capitão Falcão e o alferes miliciano Hermida, respectivamente comandante, oficial adjunto e oficial de transmissões.
O desembarque foi no AB9 e, logo após a sua chegada, «finalmente teve o BCAV. conhecimento do seu local de destino», o Quitexe e subunidades de Zalala, Aldeia Viçosa e Santa Isabel - que o livro «História da Unidade» aponta como «terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961». Seria no local, lê-se o mesmo livro, «onde o BCAV. 8423 iria estabelecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende obter».
O comandante Almeida e Brito, em Luanda, teve diversos contactos, ora no Quartel General da RMA, ora no Comando Chefe das Forças Armadas de Angola. A 27 de Maio, em avião da Força Aérea e com o capitão Falcão, voou para a Base Aérea do Negage - onde foi recebido pelo comandante do BCAÇ. 4211 (que nós íamos substituir). Passaram pela ZMN e CSU e foram ao Quitexe, onde «os primeiros contactos, que foram muito superficiais» para o comandante Almeida e Brito, «uma vez que ali fora oficial adjunto do BCAV. 1917, em 1968».
Augusto Hipólito, 1º. cabo que hoje faz 71 anos (em
França), furriel José Monteiro e 1º. cabo Joaquim
Almeida (falecido a 28 de Fevereiro de 2009, de
doença e em Penamacor)

- DIA 23 DE MAIO,
ANO DE 2024!
Hipólito em França e
em festa de 72 anos !


Augusto de Sousa Hipólito foi 1º. cabo da CCS dos Cavaleiros do Norte do Quitexe e hoje festeja
 72 anos. Em França, onde há muitos está está emigrado!
Especialista de Reconhecimento e Informação e integrou o PELREC do BCAV. 8423, nele se afirmando como militar garboso, disciplinado, colaborante e sempre cumpridor das suas tarefas e obrigações. 
Transmontano natural de Vinhais, morava na Azinhaga da Flamenga, na freguesia de Marvila, em Lisboa, quando foi mobilizado para Angola, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. A vida levou-o a emigrar para França, já no distante ano de 1978 e para Reims, onde se radicou, agora já aposentado de uma vida de trabalho na área da construção civil.


Ferreira do PELREC
72 anos em Almada !


O soldado Alberto dos Santos Ferreira foi atirador de Cavalaria do PELREC da CCS e festeja 72 anos a 23 de Maio de 2024.
Também prestou serviços como quarteleiro do depósito de géneros do Quitexe, o que lhe valeu louvor do comandante da CCS, o capitão António Martins de Oliveira.
«Desempenhou as funções com muito acerto, honestidade e maior boa vontade, de forma que nas conferências mensais de armazém, nunca fora notadas quaisquer anomalias, pelo que se torna inteiramente merecedor da confiança nele depositada», sublinha o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 163.
O Ferreira regressou e mora na Sobreda da Caparica, em Almada, aposentado de uma vida de muito trabalho na área da construção civil.
Manuel AugstoO


DIA 24 DE MAIO,
ANO DE 1974!
A morte do sapador
Nunes, o Amarante!

O soldado Manuel Augusto Nunes faleceu há exactamente 24 anos, vítima de doença - a 24 de Maio de 2000.
Sapador de infantaria e popularmente conhecido pelo nome da sua cidade natal (Amarante, era o Amarante...), integrou o Pelotão de Sapadores da CCS dos Cavaleiros do Norte, comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se no lugar de Estradinha, em Telões (Amarante), de onde era natural. Sabemos que se consorciou com uma senhora relativamente mais velha e que não teve filhos. Morreu de doença, aos 48 anos - que tinha feito a 6 de Fevereiro desse mesmo ano.

José Nunes,
o Valetas


Nunes, o Valetas de Zalala,
faleceu em Castelo Branco!


O soldado José Gonçalves Nunes foi, por terras africanas do nortenho Uíge de Angola, popularizado com um epíteto: era o Valetas.
Atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 24 de Maio de 2018. Há exactamente 6 anos!
Cavaleiro do Norte de Zalala, e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, integrou o 4º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Lains dos Santos, e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua natal terra de Lendiscais, freguesia de Castelo Branco, onde nasceu a 10 de Junho de 1952.
A vida levou-o até terras de França, onde muitos anos esteve emigrado, e sabemos que, profissionalmente, foi operador de máquinas, casado e com dois filhos - um casal.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!


DIA 25 DE MAIO,
ANO DE 2024!
João Machado
alferes miliciano
Alferes Machado, 72
anos na Amadora !


O alferes miliciano João Francisco Pereira Machado festeja 71 anos a 26 de Maio de 2024.
Oficial de Operações Especiais (Rangers) e da 2ª. CCAV. 8423, foi louvado pelo Comando Territorial de Carmona «pelas qualidades demonstradas no decurso da sua comissão de serviço na RMA», por proposta do tenente-coronel Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423.
O louvor refere as suas funções de comandante de um Grupo de Combate da 2ª. CCAV. 8423 e «posteriormente como adjunto do comandante de Companhia», sublinhando que «cotou-se como um bom oficial (...), de elevado sentido de servir e de extrema dedicação», nomeadamente, precisa o documento,  «merecendo destaque a sua actuação no decurso dos graves incidentes vividos na cidade de Carmona no mês de Junho».
João Machado regressou a Portugal e a Lisboa, onde residia, no dia 10 de Setembro de 1975, fazendo carreira como quadro da Autoridade Tributária (Finanças). Já aposentado, mora na Amadora, cidade  para onde vai o nosso abraço de parabéns!  

O soldado clarim José Caetano e o furriel Viegas
no estádio do Bessa e em Agosto de 2016


Caetano, clarim da CCS, 
72 anos em VN de Gaia !

O soldado clarim José António Cardoso Caetano, da CCS, no Quitexe e em Carmona, comemora 72 anos a 25 de Maio de 2024. 
O Caetano, em boa verdade, nasceu  semanas antes, a 10 de Abril de 1952, mas só foi oficialmente registado a 25 de Maio do mesmo ano. Como era muito usual por esse tempo!
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, José António Cardoso Caetano é oriundo da cidade do Porto e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar africana por terras do norte de Angola, pelos chãos do Uíge. 
Ferveroso adepto do Boavista, já está aposentado e mora agora em Vila Nova de Gaia, na Rua das Oliveiras, para onde vai o nosso abraço de parabéns. A dobrar, no seu caso!


- DIA 26 de MAIO,
ANO DE 2024!
Oliveira de Santa Isabel
72 anos em Guimarães !


O soldado Fernando da Silva Oliveira foi apontador de morteiros médios de especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. 
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 e natural do lugar de Sub-Estrada, em Nespereira, freguesia de Pinheiro, no concelho de Guimarães, foi lá que voltou a 11 de Setembro de 1975, cumprida a sua comissão militar por terras do norte de Angola: Quitexe e Carmona, além da Fazenda Santa Isabel. Também pelo Quitexe e pela cidade de Carmona! 
Por lá terá feito vida familiar e profissional e dele nada mais sabemos, a não ser que amanhã festeja(rá) 72 anos. Alguém nos poderá dar notícias dele? Parabéns!


Ferrão, cozinheiro de Santa
Isabel, faz 72 anos em Seia !

O soldado Mário Jorge da Costa Ferrão foi cozinheiro e combatente da 3ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 26 de Maio de 2023.
Cavaleiro do Norte da Companhia comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes, a da Fazenda Santa Isabel, também jornadeou pelo Quitexe e Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar africana por terras do norte de Angola. 
Actualmente morador na freguesia de Paranhos da Beira, no município serrano de Seia, para lá «cozinhamos» o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário