CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 13 de abril de 2025

Incidentes entre forças da FNLA e do MPLA! Louvor ao alferes Meneses!


Carmona, actual cidade do Uíge, praça da Zona Militar Norte (ZMN), o edifício da esquerda, vendo-se
também o do Governo Civil e Correios (enm frente) e da Câmara Municipal. Ao fundo, a então Avenida
Capitão Pereira, agora Avenida Presidente Agostinho Neto 
Alferes Meneses Alves
Combatentes do MPLA e da FNLA em
Carmona (data desconhecida, de 1975)



Domingo, Abril de 1975, dia 13.
A cidade de Carmona foi palco de «uma acção de fogo entre a FNLA e o MPLA, através de elementos das suas forças militares», que obrigou a pronta intervenção de uma força portuguesa, comandada pelo alferes miliciano Meneses Alves, para acabar com «o grave conflito, na própria cidade».
O alferes Meneses Alves viria a ser louvado, porque, como se pode ler na Ordem de Serviço nº. 90, «actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvidas quanto à determinação do pequeno núcleo de tropas que comandava». Por tal, «conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a referida manifestação».
A manifestação «não autorizada superiormente» decorrera ao fim da tarde desse domingo, dia 13 de Abril de 1975. Uma «acção de fogo entre a FNLA e o MPLA, através de elementos das suas forças militares» que obrigou a uma intervenção de força de uma força portuguesa de Carmona. O nosso BCAV. 8423. Os Cavaleiros do Norte da terra uíjana de Angola!
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Empresário em Leiria, faleceu a 15 de Maio de 2013, vítima de doença. Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário