Silva Cardoso, Alto Comissário e Presidente do Governo de Transição de Angola, no discurso da tomada de posse, a 31 de Janeiro de 1975. Lopo do Nascimento, à sua direita (de roupa clara), Johnny Eduardo e José Ndele (à sua esquerda). Imprensa do dia 31 de Janeiro de 1975 (em baixo)
Santa Margarida, 31 de Janeiro de 1974. O Batalhão de Cavalaria 8423 está em formação, no Destacamento do RC4, e é alvo de uma visita inspectiva do coronel Paixão, da Inspecção Geral de Educação Física do Exército.
Quitexe e Uíge, Angola, 31 de Janeiro de 1975! Um ano depois! Os Cavaleiros do Norte, à distância de 240 quilómetros, sabem da tomada de posse do Governo de Transição de Angola. E quem era quem?
O presidente era o brigadeiro Silva Cardoso, também Alto-Comissário. A parte portuguesa incluía os ministros Vasco Vieira de Almeida (Economia), Albino Antunes Cunha (Transportes e Comunicações) e Manuel Alfredo Resende Oliveira (Obras Públicas, Habitação e Urbanismo).
O Colégio Presidencial tinha representantes dos três movimentos: Lopo do Nascimento (MPLA), Johnny Eduardo (FNLA) e José Ndele (UNITA).
os ministros:
- MPLA: Manuel Rui (Informação), Saidy Mingas (Planeamento e Finanças) e Diógenes Boavida (Justiça). Os Secretários de Estado: Augusto Lopes Teixeira (Indústria e Energia), Cornélio Caley (Trabalho) e Henrique Santos (Interior).
- FNLA: Kabaneu Saúde (Interior), Samuel Abrigada (Assuntos Sociais) e Mateus Neto (Agricultura). Secretários de Estado: Graça Tavares (Comércio), Hendrick Vaal.Neto (informação) e Baptista Nguvulu (Trabalho).
- UNITA: Eduardo Wange (Educação), António Dembo (Trabalho) e Jeremias Kalandula Chitunda (Recursos Naturais). Secretários de Estado: Jaka Jamba (Informação), Manuel Teixeira Coelho (Pescas) e João Waiken (Interior).