CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

7 028 - O Natal de 1974 do BCAV. 8423 e o nascer de um país novo de expressão portuguesa!

Combatentes do BCAV. 8423 em dia de Natal de 1974, todos furriéis milicianos. Atrás, Francisco Bento,
Nelson Rocha, Viegas, António Flora, António Lopes (enfermeiro), Luís Capitão e Delmiro Ribeiro. À
frente e sentados, José Fernando Carvalho, Agostinho Belo, Grenha Lopes e Armindo Henriques
 Reino, que amanhã festeja 71 anos, no Sabugal! Parabéns!
Os furriéis milicianos Bento, Reino e Viegas no dia
de Natal de 1974. No Quitexe de há 48 anos!

Há 48 anos, e por terras do norte uíjano de Angola, a mensagem de Natal do Comando do Sector do Uíge (CSU), sublinhou «a festa de família, época em que é mais viva a saudade dos parentes e amigos», embora não sendo, como podemos reportar do livro «História da Unidade», «para nós, neste Natal de 1974, que terminará a velada de armas iniciada há 14 anos em Angola».
A mensagem deixou «a
O Comando do Sector do Uíge. Carmona, 1975
 consolação de encontrar no seio do Exército numa segunda família, a mesma camaradagem diária de combatente para combatente, comungando os mesmos princípios, vivendo os mesmos bons e maus momentos», o que era evidentemente verdade, para além de que, também naturalmente muito importante, havia «a certeza de estar a cumprir uma alta missão, ajudando a construir em paz um país novo de expressão portuguesa».
O Comando do Sector do Uíge (CSU), na sua mensagem às tropas, destacava que «nesta quadra em que todo o mundo se deseja PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE, juntemos os nossos esforços para que em ANGOLA se consiga essa paz e, indiferentes a ofensas e calúnias, com a consciência tranquila, prossigamos confiantes e serenos ate ao fim, para que possamos dizer com satisfação e orgulho: MISSÃO CUMPRIDA!».
«Na impossibilidade de o fazer pessoalmente, com esta saudação a todos os Oficiais, Sargentos e Praças do Sector, envio os meus votos de Boas Festas e Feliz Natal», concluía o Comando do Sector do Uíge, na sua mensagem de 1974, que respigamos do livro «História da Unidade».
Armindo Reino

Reino, furriel de Santa Isabel,
71 anos no Sabugal !


O furriel miliciano Armindo Henriques Reino, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, festeja 71 anos a 28 de Dezembro de 2022. Amanhã!
Especialista de Operações Especiais, os Rangers, em curso tirado no CIOE de Lamego, o Reino tem dois dias de aniversário: o do nascimento propriamente dito (28 de Dezembro de 1951) e o do registo oficial, que é datado de 1 de Janeiro de 1952. O que não é para todos!
Foi este último que vigorou, em termos de recenseamento militar, carreira que o levou ao 3º. curso, o de 1973, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à Aldeia do Bispo, no concelho de Sabugal - a terra da sua naturalidade. Profissionalmente, fez carreira na GNR, força militar de que há vários anos está aposentado. 
É lá pelo Sabugal que continua a viver e é para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário