CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 7 de março de 2023

7 100 - A instrução operacional do BCAV. 8423 no Campo Militar de Santa Margarida!

Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa em encontro solidário com Alexandre, a 25 de Outubro de 2015: o 
1º. cabo José Freire, soldado António Soares, capitão José Manuel Cruz, clarim Alexandre Oliveira (que
 faria hoje 71 anos e faleceu em Julho de 2019) e 1º. cabo rádio-telegrafista José Maria Beato

O 1º. cabo Coelho (Buraquinho) e o enfermeiro
Moreira, nas traseiras da enfermaria do Quitexe!


A 7 de Março de 1974, uma segunda-feira de há 49 anos, continuava a instrução operacional do BCAV. 8423, comandado pelo tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel e oficial de Cavalaria.
O dia, em termos de notícias militares das várias frentes ultramarinas de combate, teve as da morte de dois combatentes em Angola: o furriel miliciano António dos Reis Morais, natural de Barco (na Covilhã), de acidente de viação; e, «em combate», o 1º. cabo Samuel da Silva de Faria Quinta, da Ribeira Brava, na Madeira.
No mesmo dia, mas na Guiné, a futura Guimné-Bissau e segundo o Serviço de Informação Pública (SIF) das Forças Armadas Portuguesas, também faleceu o soldado Bacar Demba.
O Destacamento do RC4, por sua vez e onde ao tempo se aquartelavam os futuros Cavaleiros do Norte, continuava a receber novos futuros combatentes do BCAV. 8423, que se juntavam aos atiradores de Cavalaria e aos diversos especialistas que se iam apresentando. 

A. Soares (1974)
CCS, a Companhia
da vila do Quitexe !


Comandada pelo Capitão SGE 
António Martins de Oliveira:
- Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo analista e depurador de águas, às 16 horas e transferido do Regimento de Infantaria nº. 16 (RI 16), de Évora. Natural e residente na freguesia de Custóias, concelho de Matosinhos.
- Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de Cavalaria (do PELREC), transferido de um Esquadrão do RC4 e a 28 de Fevereiro de 1974. Natural de Pedrógão de S. Pedro, no concelho de Penamacor, e falecido, de doença canerosa a 28 de Fevereiro de 2009. Há 14 anos!  RIP!!!
- António do Couto Soares, soldado de transmissões, às 19,30 horas e vindo do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), de Lisboa. Natural de Brunhais, concelho de Póvoa do Lanhoso.
J. Barreto em 2017

1ª. CCAV. 8423, a da
Fazenda de Zalala!


Companhia comanda pelo então tenente e futuro capitão 
miliciano Davide de Oliveira Castro Dias:
- Jorge Manuel Mesquita Barreto, furriel miliciano enfermeiro, ido do Regimento de Serviço de Saúde (RSS), em Coimbra, e às 11 horas (de 28 de Fevereiro de 1974.
Natural de Mira, trabalhou como enfermeiro na área hospitalar civil, na cidade do Porto, e faleceu, subitamente, a 2 de Novembro de 2020, em Baguim do Monte (Gondomar), onde residia.
- José António Martins Timóteo, soldado atirador de Cavalaria de especialidade militar, às 22 horas de 4 de Março, vindo do Regimento de Cavalaria nº. 3 (RC 3), em Estremoz. Natural da Ribeira de Arronches, freguesia de Reguengo, em Portalegre.
Mário Araújo

2ª. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa!


Companhia comandada pelo capitão 
miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz:
- Mário Novais de Carvalho Araújo,  1º. cabo operador-cripto de especialidade militar, às 22 horas e vindo do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Ajuda, em Lisboa. 
Natural de S. Rosendo, no concelho de Santo Tirso, mora na Rua Mário Sampaio de Carvalho, nesta mesma cidade-
Furriel A. Reino


3ª. CCAV. 8423, a da
Fazenda Santa Isabel


Companhia comanda pelo capitão miliciano  
José Paulo de Oliveira Fernandes:
- Armindo Henriques Reino, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), transferido de um Esquadrão do RC4 e no dia 1 de Março de 1974. 
Natural e actualmente residente na Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal. É aposentado da GNR.
- Fernando da Conceição Pereira, soldado de transmissões, às 23 horas e transferido do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), em Lisboa.

Alexandre Oliveira e os furriéis Amorim
Martins e Mário Matos (de garrafão na
mão) em tempos da uíjana Aldeia Viçosa
Alexandre Oliveira
clarim (em 2019)

A morte do clarim 
Alexandre Oliveira !


O soldado clarim Alexandre dos Santos Oliveira, da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, faria hoje 71 anos, dia 8 de Março de 2023. 
Faleceu a 19 de Julho de 2019.
Natural da Mata, freguesia de Lever, em Vila Nova de Gaia, lá regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola. 
O Oliveira já desde Junho de 2015 sofria de uma doença degenerativa, depois de uma leucemia e uma anemia, «combatendo-as» corajosamente, entre tratamentos hospitalares e a sua residência do Seixo Alvo, no Olival, em Vila Nova de Gaia. 
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário