CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

7 349 - A chegada Agostinho Neto a Luanda, com 300 000 pessoas!


A chegada de Agostinho Neto a Luanda, 
a 4 de Fevereiro de 1975. Há 49 anos!



A quinta-feira de 6 de Fevereiro de 1975, há 49 anos, foi tempo de chegarem a terras do Uíge - à vila do Quitexe, a Aldeia Viçosa e a Vista Alegre/Ponte do Dange -, notícias da chegada de Agostinho Neto, presidente do MPLA, a Luanda. Via imprensa escrita da véspera.
Os tempos comunicacionais do tempo não eram como os de hoje. Muito longe disso. 
«Desejamos, do fundo do coração, construir em Angola uma nação democrática, onde não haja mais fissuras, por onde o colonialismo que nos persegue possa dividir-nos outra vez e fazer cm que caiamos no neocolonialismo», afirmou o presidente do MPLA na sua chegada 
«Diário de Lisboa» de 05/02/1975, com a notícia da
chegada de Agostinho Neto (presidente do MPLA)
a Luanda, onde sua mãe o esperava
a Luanda - a 4 de Fevereiro de 1975.
Agostinho Neto era médico de profissão e foi esperado, à volta do aeroporto de Luanda, por «uma multidão de mais de 300 000 pessoas» - que o ouviram a falar da varanda principal, a cujas escadas de acesso chegou dentro de uma Chaimite, que o levou desde o avião e por questões de segurança.
O Governo de Transição decretou feriado nacional - promulgado pelo general Silva Cardoso, o Alto-Comissário de Portugal em Angola.
Outros feriados decretados foram os dos dias 15 de Março (em 1961, que foi o dos ataques da UPA/FNLA no norte de Angola, por onde jornadearam os Cavaleios do Norte do BCAV. 8423) e 25 de Dezembro (o de 1966 e quando a UNITA atacou Teixeira de Sousa).
Agostinho Neto, na chegada a Luanda, tinha sua mãe a esperá-lo (com outros familiares) e esse dia 4 de Fevereiro de 1975, coincidiu com o 14º. aniversário dos incidentes de 1961 - quando se registou o ataque às cadeias de Luanda (pelo MPLA) e morreram 14 militantes do movimento e 7 polícias portugueses.
M. Quaresma
1º. cabo AdM
 

Quaresma, 1º. cabo 
de Santa Isabel, faleceu 
há 17 anos !

O 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva foi Cavaleiro do Norte da 3ª. Companhia do BCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e faleceu a 6 de Fevereiro de 2004. Há exactamente 20 anos.
Apontador de morteiros de morteiros de especialidade militar, era natural de Cacia, vila do município de Aveiro, onde nasceu a 13 de Dezembro de 1952. Na sua jornada africana d o norte de Angola,  jornadeou por Santa Isabel, pelo Quitexe e Carmona e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e por lá fez vida familiar e profissional. Vítima de letal doença no estômago, faleceu com apenas 52 anos, em Aveiro e deixando viúva e filhos. 
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
M. A. Nunes, 
o Amarante

Nunes, o Amarante, 
faria hoje 72 anos !

O soldado sapador Manuel Augusto Nunes, da CCS do BCAV. 8423, faria hoje 72 anos mas faleceu há quase 23 e de doença!
Cavaleiro do Norte popularmente conhecido por Amarante, por de Amarante ser natural, fez a sua comissão militar angolana no Quitexe e em Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixado residência em Telões, sua terra natal neste município, por onde trabalhou e onde casou, sem filhos.
Faleceu, de doença, a 24 de Maio de 2000, ainda não tinha 48 anos, vítima de doença, e hoje o recordamos com saudade, dele fazendo memória. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário