CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 9 de abril de 2024

7 412 - O blogue nasceu há 15 anos! Vai deixar de ser diário!

O encontro da CCS de 2009, a 12 de Setembro, motivou a criação deste blogue dos Cavaleiros do Norte.
Há 15 anos, dia9 de Abril desse ano!!! Não imaginaríamos que se editasse tanto tempo e todos os dias!
O blogue «Cavaleiros do Norte»
do BCAV. 8423nasceu há 15 anos,
na Quinta-Feira Santa de 2009
O blogue tem 15 anos, de um dia
a dia que contou milhares
de histórias: 7 412!


O primeiro post do blogue dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi editado a 9 de Abril de 2009, Quinta-Feira Santa, intitulado «O furriel miliciano em Angola».
Hoje, o recordamos:
«A minha adolescência e juventude foram fermentadas pelo estigma da guerra. Era certo, fossemos nós minimamente saudáveis, que não escaparíamos à guerra do ultramar. Na Guiné, em Angola, Moçambique. E havia, ainda, Cabo Verde e Timor!
Isso aconteceu com milhares e milhares de portugueses que, sem perguntar porquê, vestiram camuflados e, de arma na mão e vencendo medos, galgaram fronteiras continentais para, de Lisboa a Timor, assumirem o chão que a Pátria definia. A mim. calhou-me Angola. No Quitexe e em Carmona (Uíge), depois ainda Luanda, integrando a CCS do Batalhão de Cavalaria 8423!
Sou o jovem furriel miliciano da foto! Os 21 anos! De Operações Especiais, os Rangers! Não nos faltaram motivações!».
A primeira mensagem do blogue.
Há exactamente 15 anos!

Hoje e sempre...,
por todos os dias!

Hoje e 15 anos depois, agradecendo a todos quantos por aqui passaram e nos ajudaram a fazer memória da nossa jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge, aqui vemos dizer que a edição deixará de ser diária.
Editámos mais de 7 500 mensagens e milhares de histórias, multiplicadas por milhares de imagens - que se fizeram memórias vivas de um tempo muito especial das nossas vidas.
Reachámos, neste imensa jornada de memórias, muitos companheiros que, por isto e aquilo, se foram «perdendo» pelas suas vidas.
Muitos já não são deste chão que nos dá vida e partiram para as suas eternidades.
Todos lembramos com carinho e emoção.
Aqui voltaremos quando e se tal se justificar.
Nenhum de nós esquecerá a irrepetível missão que a África nos levou para sermos personagens da independência de Angola - onde voltei em 2019, reencontrando o Quitexe, também Ponte do Dange e Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Carmona e outras terras e gentes do nosso tempo de 1974 e 1975.
Éramos jovens e combatentes sem medos!
Hoje, aos nossos já mais de 70 anos, somos ainda gente de memória e esta - com as missões que possa ter; e tem... - está registada nos milhares de mensagens que, em 15 anos, se fizeram memórias da nossa epopeia angolana.
Portem-se bem!
Não nos esqueçamos uns dos outros e lembremos, sempre, os nossos companheiros que já partiram! 
VIEGAS
(ex-furriel miliciano da CCS)

1 comentário:

  1. Parabéns amigo Viegas. Parabens porque todos os dias nos fazes relembrar tempos passados em terras do Uige. Dias bons, dias maus, dias de saudade.
    Pela minha parte muito obrigado.
    Um abraço

    ResponderEliminar