CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 22 de abril de 2025

- Há 51 e 50 anos: Instrução operacional no RC4 e rotações em Angola!


O PELREC da CCS do BCAV. 8423 antes de partir para mais uma missão. Em cima, da esquerda para a direita,
Caixarias, 1º. cabo Pinto, 1º. cabo Ezequiel, Florêncio, 1º. cabo Soares, Neves, Messejana e 1º. cabo Almeida.
Em baixo, Aurélio (Barbeiro), 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira (TRMS), Leal, Francisco, furriel Viegas e 1º. cabo
Vicente. Já faleceram, Soares, Messejana, Almeida, Leal e Vicente. RIP!!!


A 22 de Abril de 1974, há 51 anos, os futuros Cavaleiros do Norte do Batalhão de Cavalaria nº. 8423 (o BCAV. 8423) regressaram ao Regimento de Cavalaria nº. 4 (o RC4), no Campo Militar de Santa Margarida, depois de terem gozado os clássicos 10 dias da chamada Licença de Normas.
O dia foi uma segunda-feira e o objectivo do regresso era «dar efectivação à instrução operacional», que antecederia a partida para Angola, para onde estavam mobilizados - ainda que se desconhecendo as datas, que entretanto, e citamos o livro «História da Unidade», «foram marcadas para fins de Maio, princípios de Junho».
A instrução logo foi interrompida, refere o mesmo «HdU», «face ao Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974». Que foi na seguinte quinta-feira.
Um ano depois, em 1975 e já pelos chãos do norte de Angola, os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, estavam em fase de adeus a Vista Alegre e a Ponte do Dange, desactivando estes aquartelamentos, logo entretanto ocupados pelos movimentos de libertação (creio que de forma mista...) e rodando para o Songo, «com um Destacamento temporário em Cachalonde».

Sem comentários:

Enviar um comentário