![]() |
| O comandante Almeida e Brito e o capitão José Paulo Falcão (em 1995) |
O capitão José Paulo Falcão era o oficial de operações do BCAV. 8423 e, há precisamente 51 anos e enquanto comandante em exercício da unidade, deslocou-se a Carmona para reunião de «contactos operacionais» no Comando de Sector do Uíge (CSU).
José Paulo de Montenegro Mendonça Falcão era oficial de Cavalaria e faleceu a 4 de Dezembro de 2019, de doença prolongada e em Coimbra.Há 51 anos, o comandante Carlos Almeida e Brito estava de férias em Portugal, tendo regressado ao Quitexe nas vésperas do Natal de 1974.
Os tempos angolanos desse tempo não eram os mais pacíficos e a imprensa local dava conta de que «os novos incidentes agravam a impressão de insegurança que reina entre a população branca da capital» - a cidade de Luanda.
Isso era um facto e tal testemunhavam, real e sentidamente, alguns amigos (civis) que lá moravam. Uma família amiga (os Resendes), por exemplo, mudou-se de um bairro da Estrada de Catete para a esperada e desejada segurança de um prédio localizado perto da praça de touros, na baixa de Luanda.
A tropa sentia-se presa entre dois fogos: acusada pela população branca de «não assegurar proteção adequada» - o que não era verdade e muitos perigos nos criou - e pela negra, que se insurgia contra o que consideravam «uma repressão excessiva sobre as desordens».
%20(1).jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário