![]() |
Combatentes do PELREC da CCS na Fazenda Luísa Maria: 1º. cabo Augusto Hipólito e furriel Viegas (atrás), Raúl Caixarias, Augusto Florêncio e João Marcos, em Julho de 1974 |
![]() |
| Eduardo Bento da Silva |
A última guarnição militar portuguesa que jornadeou pelo Destacamento da Fazenda Luísa Maria era dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e de lá saiu a 14 de Dezembro de 1974.
Hoje, precisamente, se fazem 51 anos!
O «abandono» aconteceu no âmbito do programa de «mutação de dispositivo militar» das Forças Armadas Portugeses e no decorrer do processo de descolonização de Angola e então já em curso. Destacamento que, lê-se no livro «História da Unidade», «nesta data foi extinto».
A fazenda era produtora de café e propriedade de um empresário chamado Patrocínio - que lá teve o irmão Abílio como gerente. No nosso tempo, o gerente era Eduardo Bento da Silva (na foto ao lado) - que faleceu a 11 de Setembro de 2011 e faria 81 anos a 10 de Outubro seguinte.
Tinha um mini-mercado em Taveiro e morava em Condeixa-a-Nova. Também lá conhecemos o sr. Craveiro, que era encarregado da fazenda e só de lá saiu na altura da independência e foi morar para Maçãs de D. Maria, em Alvaiázere.
Carlos Craveiro, filho de José Dias Craveiro, veio ao blogue, em finais de Novembro de 2012 (há já 13 anos), dar conta que por lá cresceu até 1966, altura em que veio para Portugal, onde iniciou a escola primária e concluiu estudos superiores.
O pai, na sequência dos acontecimentos de 1975 e posteriores à saída dos Cavaleiros do Norte, «teve de abandonar a fazenda, apressadamente, deixando para trás o que com tantos sacrifícios fez nascer».


Sem comentários:
Enviar um comentário