CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

1 577 - Lutos da 3ª. CCAV. 8423 de Santa Isabel

Manuel Quaresma da Silva, na Fazenda de Santa Isabel (1974) 

Manuel Quaresma da Silva, 1º. cabo apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, faleceu há 9 anos, a 6 de Abril de 2004 - vítima de letal enfermidade no estômago. A vida tem destas coisas  e, sendo ele meu vizinho de 20 quilómetros (ele de Cacia, em Aveiro; eu, de Ois da Ribeira, de Águeda), não nos conhecemos. Lá ou cá.
Há mais dois Cavaleiros do Norte de Santa Isabel que também já partiram, depois da chegada de Angola:
- José Carlos Gonçalves Catarino, 1º. cabo atirador de cavalaria. Morava em Paivas, no Seixal. Faleceu a 1 de Janeiro de 1983.
- Ricardo da Conceição Botelho, soldado de transmissões, que morava no Montijo. Faleceu a 1 de Agosto de 1993.
Companheiros de Santa Isabel falecidos em Angola, foram o soldado Manuel Barreiros,  em Agosto de 1975, vítima de doença.
Vítima de acidente em viatura civil, a 2 de Julho e já em Carmona, faleceu o Spínola, nome porque era conhecido o soldado atirador Jorge Custódio Grácio. Era natural do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria (município da Marinha Grande). A morte ocorreu a 2 de Julho de 1975, na sequência de um acidente de viação em viatura civil.
Já em Agosto e em Luanda terá falecido Manuel Barreiros - cujo corpo veio para Lisboa no mesmo avião de regresso da 3ª. CCAV. 8423.

Ver AQUI 

5 comentários:

  1. O Manuel Barreiros,recordo-me perfeitamente dele.Morreu junto de mim no Hospital Civil de Carmona,estando eu a substituir os enfermeiros civis do Hospital Civil de Carmona.onde tinha que prestar assistencia aos civis e militares.Foi por terem abandonado o Hospital os enfermeiros civis,que eu tive que estar sempre presente para lhes poder dar assistencia.Eu, até tenho uma Fotografia dele junto da ambulancia militar.Ele morreu com a Febre tifoide. O Jorge Custódio,conhecido por Spinola morreu de acidente na curva da fazenda Pumbaloja.Eu vinha noutra viatura civil,e quando nos fez a ultrapassagem ao fim de 200 metros aproximadamente da-se o acidente em que morre ele nas minhas mãos e um guerrilheiro chefe da F.N.L.A. e o condutor que era o empreiteiro das ruas do Quitexe, quando andavam a alcatruar as ruas da Vila do Quitexe.Foi numa Renault 4 L Vermelha.Tambem tenho uma fotografia dele à Civil.O empreiteiro chamava-se Cidónio.Um abraço deste amigo Alfredo Coelho ( Buraquinho ) Eu tinha que estar em todas,infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Okei. Voute mandar as fotos do Manuel Barreiros e do Spinola,ou seja O jorge Custódio.Um abraço deste teu amigo Alfredo Coelho ,Celestino Viegas.Dentro de 2 ou 3 dias aí as terás para o Batalhão os recordar.

      Eliminar
    2. Celestino Viegas, já te mandei as fotos dos militares da 3ª compª,juntamente com uma foto de um guerrilheiro do M.P.L.A. que foi morto pelos guerrilheiros da F.N.L.A. em carmona no dia 2-6- 1975 'pelas 10 horas da manhã de uma segunda feira,e fui levantar o corpo juntamente com o Alferes Médico Henrrique Vilhena,que na altura era ele que estava de médico ao batalhão e não só.E então o médico tirou fotografias ao morto e eu pedilhe uma,e ele disse-me que era proibido tirar fotos e por isso não me dava.Mas eu como inssesti com ele e lhe disse se era proibido para mim tambem era proibido para ele,foi assim que ele depois deu-me tambem uma.Celestino Viegas eu mandei as fotografias para o teu imeil.Um abraço deste teu amigo,Cavaleiro do norte.Alfredo Coelho (Buraquinho).

      Eliminar
  3. Estamos todos ,no cais de embarque ,,amigo...
    Um dia qualquer, estaremos todos reunidos,, novamente...
    Até!
    ManPinto

    ResponderEliminar