CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

1 580 - Dias de Fevereiro de 1975...

Fazenda do Pumbaloge, na zona operacional do BCAV. 8423. O eirado do café e a casa-hospital (ao fundo)

A 13 de Fevereiro de 1975, foi extinto o Comando de Sector do Uíge (CSU) e os Cavaleiros do Norte passaram à dependência directa da Zona Militar Norte (ZMN). Por Carmona, davam-se passos decisivos no sentido da extinção do BC12 e era para lá que se indicava a ida do Batalhão de Cavalaria 8423. 
A mudança era do «agrado geral para a maioria dos militares», mas havia dúvidas quando ao nosso destino, pois o batalhão também era reclamado para Luanda.
A partir de 7 de Fevereiro, já tínhamos deixado de fazer escoltas na estrada do café, serviço que «era assaz desgastante para o pessoal e viaturas» e que, na prática, «não conduzia a qualquer finalidade prática». 
A actividade operacional «manteve as característica anteriores, com muitas visitas a fazendas e povos, o que levava a percorrer a redes estradal à nossa responsabilidade». E lá andámos nós por sanzalas como Caunda, Quimucanda e Catulo - na estrada/picada para Camatela, da qual derivámos para fazendas como a Maria Amélia, Bela Ecoge. Maria Luísa, Auinta das Arcas, Pacheco, Guerra e Companhia e Pimbassai. Ou na picada de Zalal, as do Ambuíla, João Alves e Alegria e Mungage. Ou ainda, na estrada para Carmona, nas fazendas Pumbaloge (foto), Quimbanze e Marcelina e outras, porventura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário