CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

1 635 - O 3º. Congresso da Oposição Democrática de Aveiro

Congresso (3º.) da Oposição Democrática,
realizado em Aveiro, de 4 a 8 de Abril de 1973


O 3º. Congresso da Oposição Democrática realizou-se em Aveiro, de 4 a 8 de Abril de 1973, com um amigo pessoal na comissão executiva - o Mário Rodrigues (foto ao lado). Amigo da minha idade, era estudante universitário e ao tempo com currículo político que o tinha levado, já, à cadeia de Caxias. A verdura da idade fez dele um agitador social e à memória ressaltam-me as campanhas sindicais na área da metalurgia que, pelo fim de 1972, desencadeou por terras de Águeda. As que o levaram à cadeia. O Mário, contra a guerra colonial e contra tudo o que tivesse a ver com a Primavera Marcelista, sabendo-me em vésperas de ir para a tropa, aliciou-me para ir ao congresso. E lá fui eu, de comboio, ao princípio da tarde de sábado, dia 7 de Abril de há 40 anos, e até à estação de Aveiro, depois a pé até ao Cinema Avenida (foto de baixo) e com o Mário a ciceronear-me pelos meandros do Congresso. 
Gostei de ver e voltei ao outro dia, que era domingo e logo no comboio da manhã, porque ia haver a romagem ao cemitério, que o Governador Civil tinha proibido. Tratava-se de uma evocação de Mário Sacramento e, face à previsível confrontação com a polícia, nada mais apetecível, para a irreverência da nossa idade, que olhar coisas destas, bem de perto. Por volta das 10 e meia da manhã, os congressistas saíram do Cinema Avenida (foto de cima) e marcharam pela avenida Lourenço Peixinho. Mas foram interrompidos pela polícia, antes de chegarem à ponte-praça.
«Em apenas 4 minutos, a força policial em duas levas de 40 unidades, cada, atingiram o cortejo», releio da imprensa da época.
Os congressistas puseram-se a andar e eu, petrificado, nunca mais vi o Mário. Só depois do meu regresso de Angola. Fui eu dias depois para Santarém e seguiu ele outras vidas. Mas sempre amigos e confidentes.
- MÁRIO. Mário Bastos Rodrigues, estudante universitário de Direito. Foi membro da comissão executiva do 3º. Congresso da Oposição Democrática e candidato nas eleições de 28 de Outubro de 1973 - para a então Assembeia Nacional. Jornalista do Expresso, faleceu nos anos 90, vítima de doença.

1 comentário:

  1. Caro Viegas
    1º Parabens pelo aniversario do teu blog.Que fez recordar coisas esquecidas.
    2º Assisti no exterior passivamente a todos os movimentos do congresso e respectiva Policia de Choque, como se chamava na altura, de Aveiro.
    Não fui á romagem a Mario Sacramento, nem estava integrado nem organizado, mas assisti, como muito interessado nos acontecimentos.
    Estava na tropa em Aveiro. Sou da zona e já era politicamente consciente daquilo que qeria.
    Outros Tempos, outras vontades.
    ferreira

    ResponderEliminar