CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 27 de abril de 2013

1 652 - Os encontros de antigos combatentes


  
Alferes Carvalho e furriéis Brejo, Guedes e Matos, em Aldeia Viçosa


________________________
ANTÓNIO ARTUR GUEDES

A meteorologia parece, finalmente, querer contribuir para o relançamento dos encontros dos ex-combatentes, proporcionando não só o reencontro mas também belos passeios, visitando locais que, de outra forma, julgamos que não pudessem acontecer.
Sabemos que nem sempre nos é possível participar nestes eventos, por motivos de ordem vária: saúde, dificuldade no transporte e, hoje em dia, mais que nunca, a crise que a todos nos atrapalha, pois sempre se faz despesa, não esquecendo que, para além do encontro/convívio, são passeios em família.
E o factor crise implica que, a cada ano que passa, os grupos sejam cada vez mais reduzidos, pois já há alguns anos que as Companhias do nosso Batalhão se reúnem isoladamente, notando-se, progressivamente, uma menor participação.
Há 3/4 anos, quando se realizou o encontro da 2ª. CCAVª, nas Termas de S. Vicente, em Entre-os-Rios, em conversa com o capitão Romeira da Cruz, alertei-o para a necessidade de se repensar a organização dos encontros. Ou seja, voltarmos novamente ao "escalão" Batalhão, para não se correr o risco da sua extinção.
O convívio da 2ª. CCAVª., em Setembro de 2012, em Vila Viçosa, evidenciou esse pormenor de forma mais flagrante. Claro que, aqui, a geografia influenciou, mas já antes se tinham realizado dois encontros em Évora e a participação foi forte.
Sinais dos tempos? Talvez. Mas não há-de ser a crise a destruir a amizade e a estima cimentada ao longo de muitos anos e no meio de tantos sacrifícios.
Assim, julgo ser o momento oportuno para voltarmos a "FORMAR" Batalhão, auto-mobilizando-nos para uma das, ainda, muitas províncias deste país.
E fiquem descansados os "contabilistas falhados" que nos desgovernam, porque lhes não vamos cobrar o que quer que seja, por essa auto-mobilização.
Apenas pedimos que nos respeitem.
Sendo assim, até lá, companheiros.
ANTÓNIO ARTUR GUEDES
(ex-furriel miliciano da 2ª. CCAV. 8423)

Sem comentários:

Enviar um comentário