CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 8 de junho de 2013

1 694 - Vejo-me como um dos rapazes do Quitexe!

O Aurélio (Barbeiro) com o estandarte do BCAV. 8423, na entrada do Mosteiro de S. Bento (em cima), e aspecto da missa celebrada pelo padre João Pedro (em baixo), no Encontro de Santo Tirso 2013


********************

O Machado, ladeado pelo Monteiro (à esquerda), Viegas,  Malheiro e Miguel Teixeira, falou do «orgulho e da honra de termos sido militares do BCAV. 8423» (em cima). O capitão Luz , na intervenção final: «Gosto de estar convosco!!!»


****************

António Albano Cruz e o casal Maria Violtina e Acácio Luz no corte do bolo do Encontro 2013


Festa sem bolo, não é festa!!!  Assim como encontro dos «CCS´s» dos Cavaleiros do Norte não o é, se faltar o fatiar emotivo da doçaria. A amazona Maria Violtina (a "mais que tudo" de Acácio Luz), a mãos com o (alferes) Cruz, cortou o bolo e não faltou o espumante para enxugar os fatiados que chegaram aos estômagos, ao final da tarde de 1 de Junho.
O Machado, minutos antes, interviera na hora das «falações», citando «a emoção e a honra» de todos termos pertencido aos BCAV. 8423. «Todos nós - enfatizou o Machado, que para o encontro preparou um power-point -, todos nós devemos ter orgulho e repeti-lo todos os anos, pois temos muitas e boas razões para isso». 
«Não podemos desperdiçar estas oportunidades, as de reviver os nossos tempos de Angola, tempos de jovens e generosos combatentes», concluiu o Machado, fazendo, com as mãos, o gesto do maestro que dirige uma banda 
O nosso «mais velho» - o «nosso» tenente Luz!!! - encerrou a sessão de orações. «Gosto de estar convosco. Rejuvenesce-me estar nestes encontros, gosto destes convívios - que apertam mais os nossos laços de amizade, o nosso laço de cristãos. Gosto de estar!!!...», disse o agora capitão Luz, do alto dos seus 84 bem conservados anos e frisando que «não me escapam as vossas caras, estou a vê-las, lá no Quitexe, embora me escapem alguns nomes».
«Eu vejo-me como um dos rapazes do Quitexe!» concluiu Acácio Luz, aplaudido e abraçado pelos agora «sexiiiigenários» Cavaleiros do Norte. 

1 comentário:

  1. Belas fotos e um número considerável de amigos. Isso é muito bom.
    Luís Patriarca

    ResponderEliminar