CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

1 696 - Cavaleiros de Santa Isabel em Arganil

Os Cavaleiros de Santa Isabel reunidos em Arganil, a 8 de Junho de 
2013 (em cima), e aspecto do almoço de convívio, organizado pelo (furriel) Cardoso. Clicar nas imagens, para as ampliar ou reduzir

************************************************

Deus, o (capitão) José Paulo Fernandes e (furriel) Cardoso no corte do 
bolo (em cima). O Mendes animou o dia, com o acordeon, sob o olhar do Friezas

Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel estiveram reunidos em Arganil com «mordomia» exímia do (furriel) João Cardoso, que se esmerou e caprichou e foi anfitrião ao nível (superado) de um bom encontro de saudades e de emoções. A 8 de Junho de 2013!! Grave-se a data!
O dia, bem chuvoso, não ajudou. É verdade que não ajudou!!! Mas não diminuiu o entusiasmo fraterno e contagiante dos «cavaleiros» que, por Santa Isabel e mais tarde pelo Quitexe e Carmona - jornadearan pelo chão do Uíge angolano, liderados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, fazendo parte do Batalhão de Cavalaria 8423 - os Cavaleiros do Norte.
Os últimos foram em Santa Isabel, aonde chegaram a 11 de Junho e de onde saíram a 10 de Dezembro de 1974. Para o Quitexe, onde aquartelaram com a CCS!! E aqui foram, também, a última guarnição portuguesa, de onde saíram a 8 de Julho de 1975, quando rodaram para Carmona.
O dia foi de festa e feliz! E emotivo! 
A chuva não impediu a visita ao Museu das Forças Armadas, instalado na antiga Casa dos Cantoneiros e que é uma amostra real do que foram (e são) as Forças Armadas Portuguesas. Um tema mesmo a condizer com o grupo santasisabeliano - que, a rigor, apreciou, por exemplo, a asa do helicóptero Alouet «pregada» na parede, ou a ancora da corveta e o material e equipamentos militares ali expostos, até da GNR.
Não deu (o mau tempo) para ir ao santuário de Nossa Senhora do Monte, pérola da fé e do turismo local, mas aconchegaram-se as almas e os estômagos no restaurante MontAlto - que, expressamente para os Cavaleiros do Norte, «abriu» pela última vez.

1 comentário:

  1. E mais uma vez se fez história. Quase sempre os mesmos.....poucos?....mas bons!....talvez para o ano, lá para as bandas de Castelo Branco com a organização a cargo do Belo e Flora, possamos rever mais algumas caras. Um muito obrigado ao Cardoso a quem coube a tarefa do evento e um muito, muito obrigado ao Dr. Campos e esposa Drª. Ondina Campos que pela primeira vez, consegui que participassem e que muito nos honraram com a sua presença(na foto de grupo são os da primeira fila, ele de boné e a esposa casaco branco).
    Carlos Silva

    ResponderEliminar